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Atendimento Online Humanizado: 5 razões para usar na sua imobiliária

Já pensou em ter um atendimento online humanizado na sua imobiliária? Esse tem sido um dos novos requisitos observados pelos clientes na hora de avaliar uma empresa. E pode fazer toda a diferença para sua imobiliária.

Recentemente algumas lojas online em São Paulo tiveram um grande aumento no número de reclamações. Segundo o G1, de 70,7%. E a maior parte dessas queixas estavam relacionadas ao atendimento ao consumidor.

E por que isso acaba acontecendo? A verdade é que muitas empresas, na busca pelo crescimento, acabam focando apenas na venda e esquecem no objetivo final do serviço ou produto: resolver um problema de seu cliente.

Assim, por mais digital que sua imobiliária possa se tornar, é essencial que ela não perca seu lado humano. Por isso que o tema de nosso artigo é sobre o atendimento humanizado online e as vantagens dele para sua imobiliária.

O que é atendimento humanizado online?

Para muitos, pode ser inusitado pensar no termo “humanizado”. A maioria acha que se refere ao que está ligado aos seres humanos. Mas não é bem assim.

Uma boa forma de entender o conceito de humanização é observando a declaração dos direitos humanos. De forma resumida, estas diretrizes têm por objetivo assegurar equidade e igualdade inalienável a todos seres humanos do planeta.

Assim, a ideia é preservar as características que nos fazem seres biopsicossociais. Ou seja, que se envolvem de maneira biológica, psicológica e socialmente.

Um bom exemplo:

Complicado? Um exemplo pode ajudar. Imagine que Gildo tem 20 mil reais e quer comprar um carro que seja espaçoso, porque gosta de viajar, e tenha tração nas quatro rodas, pois pretende passar em estradas de terra.

Bem, ele chega à concessionária, explica toda a situação ao vendedor. Só que ao invés de escutar toda sua história, ele se prende a duas coisas: a) Gildo quer comprar um carro, b) ele tem 20 mil reais.

Daqui para frente, toda a estratégia utilizada pelo vendedor será para que Gildo deixe os 20 mil que a custo economizou. A nossa cena hipotética, final, pode ser dele saindo da concessionária com um carro compacto, não o 4X4 que realmente queria.

Acho que deu para perceber que, neste caso, o agente da loja o viu apenas como uma fonte de lucro. Não como um ser humano com uma questão a ser resolvida.

Atendimento humanizado versus atendimento automático

Uma das últimas tendências têm sido o chat automatizado, o chatbot. Nele um “robô” interage com os clientes e faz uma triagem, além de responder às principais dúvidas.

Da forma que expliquei, em momento algum o robô substitui o profissional humano. Veja: ele apenas agiliza o que pode ser automatizado. Assim, o maior erro no que diz respeito ao atendimento humanizado na imobiliária é deixar tudo de maneira automática.

E veja que falamos com propriedade, já que no Sigavi 360 dispomos de chat integrado. Ainda assim, vale a pena ver o chatbot apenas como uma secretária virtual, que vai mediar sua relação com o cliente. E não como um robô que fará todo o processo de venda e irá fidelizar o cliente. Principalmente num mercado tão concorrido como o mercado imobiliário.

5 razões para ter uma atendimento online humanizado na imobiliária

Já deu para perceber que o olho no olho, o relacionamento próximo e conexão continuam sendo as melhores estratégias. Então acompanhe agora as 5 das vantagens de ter um atendimento online humanizado para sua imobiliária:

1-  Manter uma conexão com o cliente

Atender o cliente em sua especificidade significa entendê-lo como um ser humano complexo e com suas necessidades. Reflita por um momento. Você também gosta quando alguém te valoriza e reconhece suas qualidades, não é?

Por que seu cliente pensaria diferente? Então, ouça as dores dele! Ouça quando ele explicar porque decidiu comprar a casa nova. Demonstre interesse pela história da vida dele. Não deixe isso passar despercebido.

Crie empatia com ele, se interesse e acompanhe a linha de raciocínio. Claro que é importante vender o imóvel, porém, construir uma conexão realmente sólida é a base para o restante da venda.

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2-  Oferecer serviço personalizado

Vamos conhecer a história do Fernando, um advogado recém-formado que trabalha em um escritório como auxiliar. Ele finalmente tem um salário que lhe permite sair da casa dos pais.

Fernando estava conversando sobre sua vida com o corretor e informou que gostaria de uma casa com um cômodo dedicado ao escritório, pois ele pretende exercer profissão autônoma. Além disso, ele queria que esse ambiente recebesse o máximo de luz natural possível.

Com essas informações em mãos você poderia trabalhar diretamente na “dor” de Fernando e entregar algo o mais personalizado possível. E acrescentar itens desejáveis para ele como um ambiente mais silencioso, boa acústica e talvez algo mais próximo ao centro comercial. 

3-  Construir uma boa reputação

Embora estejamos falando de atendimento humanizado, ele não é a única coisa observada por seus clientes. A falta dele, na verdade, é muito mais penalizada.

Hoje em dia, com as redes sociais, quando alguém não é bem atendido pela empresa, ele não guarda para si. Ele compartilha com amigos e isso vira uma bola de neve.

Por isso, ter um atendimento consciente é certificar-se que sua imobiliária vai manter uma boa reputação diante de seu público.

4-  Reter clientes

Agora, vamos pensar em um exemplo diferente, uma cidade mais universitária. Nesse tipo de ambiente, o público provável é composto por universitários em busca de apartamentos para alugar. Neste caso, ter um bom atendimento é não só garantir a renovação do contrato, mas a indicação para outros estudantes da mesma universidade.

Então, o atendimento humanizado online na sua imobiliária pode ser uma ótima ferramenta para reter clientes.

5-  Potencializar seus trabalhos como imobiliária e como corretor

Um dos melhores casos de bom atendimento no Brasil é da empresa NU Bank. Ela se trata de uma fintech, um banco virtual, que entrega cartões de créditos e outras transações sem cobrar taxas ou anuidade.

Entretanto, o que mais chama a atenção é a maneira que os funcionários lidam com o público. A linguagem usada pela empresa é mais próxima da fala de seus usuários e o atendimento ocorre de maneira leve.

Assim, muitos usuários têm aderido ao banco devido a facilidade para resolver problemas. Até porque, muitas vezes isso é o que mais é colocado na balança do consumidor.

Você também pode utilizar isso ao seu favor ao lidar com interessados em comprar a casa própria.

Atendimento online humanizado: o Pós-venda é sua melhor estratégia

Um outro ponto relevante é o Pós-venda. O item tem sido o mais negligenciado por muitas empresas, o que interfere muito nas avaliações em sites como o Reclame Aqui.

De fato, a continuidade no relacionamento depois da venda pode fazer a maior diferença na fidelização do cliente. No caso da imobiliária, imagine que você vendeu um apartamento a uma família que ainda não tem filhos.

Talvez, depois de dois anos ou mais, eles decidam se mudar para uma casa maior para proporcionar conforto às crianças. Ou mesmo, podemos lembrar dos estudantes que anualmente precisam renovar seus contratos ou encontrar outras casas para alugar.

O mercado imobiliário digital e o atendimento online

Agora conheça cinco estratégias relevantes para usar no dia a dia da sua imobiliária e aumentar a qualidade do seu atendimento online ao cliente:

  • Seja rápido: atenda seu cliente com o máximo de agilidade. Para saber a ordem da fila online, faça uso de uma CRM para organizar o atendimento.
  • Seja pontual: pode ser na visita presencial ou no tour virtual, o tempo de seu lead é precioso, não o deixe esperar nem por um minuto sequer.
  • Prepare-se para a apresentação do imóvel: exerça a empatia e sinta-se como o morador do imóvel que vai vender. Desse jeito é mais fácil apresentar a casa ou apartamento por uma ótica mais humana.
  • Foco nas pessoas, não no imóvel: lembra do exemplo do Gildo? O dinheiro não pode ser o essencial. Você precisa se dedicar a solucionar o problema que o cliente te apresentou.
  • Tenha um Feeling mais humano: muitas vezes, no momento do atendimento, a pessoa quer apenas ter atenção. Alguém que lhe ouça. Esse pode ser o diferencial para o veredicto de quem está do outro lado.

Por último, quero falar do Sigavi 360. Nossa plataforma conta com o chat integrado, que organiza o atendimento das pessoas vindas dos vários canais de atração (redes sociais, site, portais) com uma fila de rodízio. Isso permite um rápido redirecionamento do atendimento para sua equipe e reduz o tempo de espera.

Quer saber como o Sigavi 360 pode ajudar sua imobiliária a levar seu atendimento para o próximo nível? Entre em contato com nossa equipe e explore uma forma mais humanizada de atender seus clientes. 

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