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Atendimento via WhatsApp – uma poderosa ferramenta de vendas para sua imobiliária

Conhece alguém que não usa o aplicativo WhatsApp? 

Se é que você se lembrou de algum nome, provavelmente são bem poucos.

Não é para menos, o WhatsApp tem mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo. Destes, estima-se que 120 milhões são brasileiros, que utilizam o WhatsApp todos os dias. 

Sim, esse aplicativo pode ser um aliado forte para sua empresa se comunicar com os clientes e gerar vendas. 

Mas, não se apavore em pensar que sua empresa precisará acompanhar o atendimento via WhatsApp olhando os números individuais de seus corretores. Hoje em dia, há ferramentas bem acessíveis para unificar e profissionalizar o atendimento imobiliário via chat do WhatsApp. 

Vamos falar sobre essas ferramentas neste artigo. Mas antes, que tal vermos ótimas técnicas para profissionalizar o atendimento no WhatsApp para corretores de imóveis?

Usando o WhatsApp no atendimento imobiliário

Já ficou irritado com chats de atendimentos robotizados? Esses atendimentos parecem não atender suas necessidades, certo?

Os clientes que estão no WhatsApp não querem esse tipo de problema, eles buscam por uma experiência melhor com as empresas. 

Por isso é necessário ter um equilíbrio entre o atendimento personalizado e a automação. Alguns cuidados vão tornar possível uma boa experiência para a empresa e para o cliente:

Atendimento Personalizado

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens pessoais, por isso os clientes esperam que haja pessoas respondendo suas questões. Por isso, sempre personalize suas respostas tratando as pessoas pelo nome e desenvolvendo uma conversa agradável.

Poderá encontrar algumas dicas sobre atendimento humanizado no artigo de nosso blog: Atendimento online humanizado – 5 razões para usar em sua imobiliária

Posicionamento profissional

Mesmo sendo humanizado, o chat do WhatsApp deve ser profissional. 

Para isso, você pode instalar o WhatsApp Business. Ele é um aplicativo específico para empresas com recursos especiais que garantem uma boa apresentação de seu negócio.

Com ele, é possível criar um perfil profissional que informa dados da empresa, horários de atendimento e logotipo na foto de perfil.

Isso vai criar uma atmosfera de confiança para que o cliente se sinta seguro em iniciar uma negociação com sua imobiliária.

Classificação de Leads (contatos)

O atendimento via WhatsApp atrai muitas pessoas curiosas, nem todas se tornarão seus clientes. Por conta disso, classificar os atendimentos e direcionar para as pessoas certas, é essencial.

Além de não querer perder tempo com curiosos, você precisará criar um sistema que ajude a separar esses contatos entre compradores, vendedores, locadores e locatários.

Respostas Prontas

Ter um arquivo com as respostas prontas para as principais dúvidas, é ótimo para acelerar o atendimento. No entanto, tente personalizar estas respostas e certifique-se de que elas realmente vão sanar as dúvidas de seus clientes.

Tenha por objetivo sair do WhatsApp

Não pense que o cliente vai finalizar uma negociação apenas via WhatsApp. Depois do cliente apresentar suas necessidades, entre em contato. Nada substitui o contato pessoal, seja por telefone ou até mesmo presencialmente.

Trabalhe no pós-venda

Usar o WhatsApp para conversar com um comprador é uma ótima oportunidade de fidelizar seu cliente.  

Afinal, uma pessoa que procurou sua imobiliária para alugar uma casa, pode querer posteriormente alugar outro imóvel. Há ainda clientes que compram um imóvel para morar e que depois precisam de outro imóvel para veraneio ou para uso comercial.

Fazer com que eles eventualmente se lembrem de você pode ser ótimo para fechar novos negócios. 

Essas são ótimas sugestões no atendimento via WhatsApp. Mas, para que elas funcionem bem, sua imobiliária precisará de ferramentas tecnológicas para organizar e otimizar esses atendimentos.

Tecnologia a serviço do atendimento imobiliário via WhatsApp

Um grande medo das imobiliárias no atendimento via WhatsApp é a possibilidade dos contatos se perderem entre os diversos números de corretores que fazem parte da equipe de vendas.

No entanto, já existem programas de chatbots que integram todo o atendimento da empresa em um único lugar.

Um Chatbot é um programa de inteligência artificial programado para ‘conversar’ com as pessoas como se fosse um humano. Ele pode responder automaticamente às perguntas dos clientes mas também pode ser usado para direcionar o atendimento para outras pessoas.

Há no mercado empresas de Chatbots integradas com o WhatsApp Business que transferem as mensagens de um único número de telefone da imobiliária para uma plataforma onde é possível fazer perguntas automáticas para o cliente e depois direcionar o atendimento para o local certo.

Há inúmeras plataformas de chatbots disponíveis, mas antes de escolher uma, identifique primeiro suas necessidades. 

Pense quais são os ‘caminhos’ que seu cliente poderá percorrer ao entrar no WhatsApp da sua imobiliária e trace um plano de atendimento.

O ideal é ter uma plataforma que se conecte diretamente com um CRM específico para imobiliárias.

Sigavi 360 e o Chat2Desk.

O CRM imobiliário Sigavi 360 tem recursos para gerenciar todo o atendimento via WhatsApp através da ferramenta Chat2Desk.

Vamos exemplificar os caminhos dentro de nosso sistema, para que você compreenda melhor como funciona toda essa integração:

Imagine que um cliente entrou no WhatsApp da sua imobiliária e enviou uma pergunta sobre uma oferta anunciada.

Essa pergunta será captada imediatamente pela plataforma Chat2Desk, o qual envia o atendimento para dentro do CRM Sigavi 360.

Assim que o Sigavi recebe essa informação ele verifica o número no cadastro para se certificar se já existe atendimento para aquele número.

Se houver, o sistema direciona para o corretor responsável. Mas se não houver, o Sigavi distribui o número para a equipe de atendimento cuidar do cliente e responder dentro do próprio sistema, sem a necessidade de acesso ao número do corretor.

Esse sistema incrível possibilita diversos benefícios para a imobiliária:

  • Atendimento rápido;
  • Não há perda de nenhum contato;
  • É possível classificar, acompanhar e gerar relatórios de desempenho de todos os atendimentos via whatsapp.

Toda essa facilidade está ao seu alcance, basta acessar nosso site e pedir uma avaliação gratuita

A implantação dessa tecnologia em seu atendimento, fará com que você consiga atender muitas pessoas ao mesmo tempo e ainda ter tempo livre para tarefas de gerenciamento mais complexas. 

Sistemas como esse, aumentam bastante a produtividade para que os corretores imobiliários fechem ainda mais negócios.

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