As melhores informações sobre o mercado imobiliário

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Planejamento Financeiro: Blinde sua empresa de crises futuras

O planejamento financeiro de muitas empresas virou de cabeça para baixo quando começou a pandemia. Alguns períodos de incertezas, seguidos por uma forte aquecida, mudança nas condições de pagamento, foram alguns itens que mostraram a necessidade de um planejamento adaptável e blindado contra crises.

Com tanta coisa acontecendo, ao mesmo tempo, na rotina do mercado imobiliário, como manter um fluxo de caixa positivo para honrar com os pagamentos de salários, impostos e despesas? Para manter um fluxo seguro, vamos sugerir a montagem de um bom planejamento financeiro.

Lidar com números e finanças não é uma tarefa muito simples. Saber de onde o dinheiro está vindo e para onde ele pode ir exige um certo esforço e tempo extra. Porém, o esforço é compensado pelos bons resultados.

Vamos apresentar conceitos que podem ser aplicados na sua empresa, entretanto recomendamos fortemente que você tenha um sistema de controle de finanças que esteja em conformidade com o seu plano.

Um sistema manual com planilhas, pode ser lento e dificultar a visão do que precisa ser alterado em períodos de crise.Lembre-se que o objetivo deste plano é possibilitar refazer seus planos de forma rápida, conforme a necessidade do mercado.

Neste artigo, você irá aprender cinco passos fáceis para criar seu próprio planejamento financeiro à prova de crises. 

Passo 1: Faça uma análise de desempenho de anos anteriores

Ao traçar uma rota em um mapa, você precisa de duas informações: de onde está indo e onde quer chegar.

Faça uma revisão de seu desempenho em anos anteriores, lembre-se do momento que o mercado viva, com relação economia, taxas e outras anormalidades, faça anotações nos relatórios e mantenha-os acessíveis à consulta quando precisar.

Também analise o momento atual e o impacto que a economia está tendo no mercado imobiliário e nos resultados da sua empresa.

Essa visão macro pode ajudá-lo a planejar se precisa melhorar seu capital de giro ou se poderá dispor de recursos para investimentos. 

Além disso, com essas informações em mente, é possível entender como as mudanças no cenário econômico podem afetar sua empresa e agir rapidamente caso aconteça algo inesperado no mercado.

Se você trabalha como corretor autônomo, pode ser que queira considerar também criar um plano de emergência para suas despesas pessoais. Isso seria prudente para evitar que suas preocupações pessoais afetassem as retiradas de capital da empresa em momentos de crise.

Por isso, tenha total controle de seus gastos revisando suas finanças anteriores. Ter um bom controle de seus gastos permite que você saiba exatamente o quanto é necessário para cobrir as despesas da empresa.

Coloque todas suas despesas numa lista e atribua um valor a cada item dela. Pode ser que você ache prático criar uma média mensal com os valores anuais, já que as despesas costumam sofrer variações. 

Com a lista de despesas pessoais finalizada, vamos analisar quais itens podem conter em uma lista de gastos comerciais. Estes incluem:

> Veículos

> Telefonia 

> Aluguel e manutenção do escritório

> Marketing Digital, website e mídias em geral

> Plataformas de anúncios

> Gastos com funcionários e sócios

> Impostos e taxas

> Prestadores de serviços

Enquanto levanta estes números, você pode pensar em como poderia reduzir custos em algumas destas categorias. Isso vai possibilitar uma ação rápida em períodos de crise.

Ao levantar o valor destas despesas em anos posteriores, você facilmente verá onde seus custos aumentaram mais e poderá planejar investimentos que reduzam estes valores a longo prazo.

Passo 2: Planeje suas despesas para o ano seguinte

Agora que você fez uma análise do ano anterior, pense nos gastos futuros a curto prazo.

Você poderá projetar um cenário baseado no cenário econômico previsto para o próximo ano. Pergunte-se:

Use suas despesas anteriores como um indicador de gastos para cada item de suas despesas para o ano que vai entrar. O fator mais importante é se esforçar para ser o mais preciso possível. 

Entretanto, uma boa dica é fazer um orçamento acima da média. Assim, se você ficar abaixo de suas estimativas, esse valor extra pode entrar como investimento para expandir seu negócio.

Na sua projeção, ao subtrair suas despesas do fluxo de caixa, veja se o valor se manterá positivo. Será que a margem de lucro vai ficar dentro do esperado? Se não, veja o que você precisa fazer para adequar suas despesas. Isso é essencial!

Passo 3: Tenha um plano para cumprir sua meta de receita

Não adianta colocar um valor de quanto quer ganhar no papel! O que você precisa mesmo é de um plano realista para colocá-lo em prática.

Você pode se perguntar: quantos imóveis precisarei vender em cada mês para atingir minhas metas? Que oportunidades e métodos de venda irão me ajudar nessa conquista?

Por exemplo, para descobrir o número de imóveis a serem vendidos, você pode fazer um cálculo bem simples, como este:

META DE RENDA

+ Despesas

+ Comissões

+ Investimentos

————————–

LUCRO BRUTO / Preço médio dos imóveis = número de imóveis a serem vendidos

Outro número interessante para você criar o seu planejamento é: quantos contatos (leads) você precisa conseguir. Vamos colocar um exemplo com números para entender melhor:

Digamos que a cada 10 contatos que você faz, somente 5 resultam em vendas. Com a conta acima você descobriu que precisa vender 12 imóveis por mês para atingir sua meta de renda. Isso quer dizer que você precisa de uma média de pelo menos 24 novos contatos todo mês. Com esse número em mente você pode criar ações com sua equipe de vendas para chegar a este valor.

Passo 4: Acompanhe suas finanças

Esta etapa é uma das mais importantes nesse processo de planejamento financeiro. Afinal de contas, como saber se você está percorrendo o caminho certo, se não controlar suas finanças?

Imprevistos fazem parte da vida, mas quando existe um controle adequado dos valores que entram e saem da empresa, será mais fácil voltar para o rumo certo sem ter prejuízos significativos.

Tenha um registro mensal e semanal para analisar cada despesa. Faça disso um hábito e coloque em sua agenda como um compromisso os relatórios que precisa analisar para cumprir sua meta de vendas.

Passo 5: Estabeleça planos a longo prazo e faça o acompanhamento deles

Fazer cálculos para o próximo ano é considerada uma meta de curto prazo. No entanto, pensar em métodos de ter estabilidade a longo prazo, talvez em 5 ou 10 anos à frente, não é uma má ideia.

Não dá para ter certeza de como vai ser nosso futuro, muita coisa de um ano para outro. Por isso, agentes imobiliários determinados a sobreviver às crises, precisam agir com sabedoria.

Em base pessoal, também é saudável fazer planos para o futuro. O que você pensa para os próximos anos? Uma casa nova? Viagens? Aposentadoria?

Criar um planejamento financeiro parecido com esse que propomos aqui com suas despesas pessoais também pode ajudar na concretização dos seus sonhos. Esses planos vão te manter motivado para fazer sua vida profissional funcionar e você acaba tendo vantagens por todos os lados.

Faça seu planejamento financeiro funcionar com a ajuda de CRM imobiliário

Como já dissemos, são muitos assuntos para manter em ordem ao mesmo tempo. 

Criar um planejamento robusto como esse dá muito trabalho e envolve dedicação para colocar em prática. E em meio a tantas mudanças e oscilações no mercado, atrair clientes se torna um desafio. 

Com o CRM Imobiliário Sigavi 360, você consegue relatórios rápidos sobre a geração de leads da sua empresa. Você poderá organizar a captação de cliente e trabalhar para maximizar os resultados, acompanhando de perto os contatos para fechar as vendas. 

Ele permite acompanhar e ajustar seu plano em tempo real, o que vai ajudar a alcançar as suas metas.

A Sigavi 360 tem uma equipe técnica preparada para te orientar na implantação deste sistema. 

Esse é um investimento que trará retorno na gestão de seus resultados futuros. Quer saber como ele pode ajudar a blindar seu planejamento financeiro contra crises? Fale com um de nossos consultores usando, clicando aqui.

Lista exclusiva

para corretores e imobiliárias que querem mais RESULTADOS

Faça parte da nossa lista exclusiva e receba as melhores estratégias para alavancar seus negócios. Informe seus dados para receber:

× Como podemos te ajudar?