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como atender bem o seu cliente

Como atender bem o seu Cliente? Dicas para passar segurança e autoridade

A forma como nos posicionamos pode atrair ou afastar o cliente. A maneira como falamos, olhamos e lidamos com as pessoas pode deixar uma impressão positiva (ou não) em relação a quem nós somos ou quais são nossos objetivos.

Além disso, a imagem inicial que um corretor passa para o cliente é transferida para a imobiliária que ele representa. Sua atitude pode mostrar se você tem autoridade no assunto, se é confiável ou profissional. 

Já ouviu a frase: “trate os outros da forma como você mesmo gostaria de ser tratado”? 

São sábias palavras! A arte de vender imóveis requer muito mais do que entender o mercado. É preciso saber criar uma boa impressão, à primeira vista. Uma boa imagem fala mais do que as palavras.

Um posicionamento adequado perante a pessoa que está procurando seus serviços pode ser o fator determinante para garantir o sucesso do negócio. Por isso, fique atento a tudo o que pode ser feito para que seus contatos não ‘saiam voando pela janela’.

Mostre para seus clientes que eles podem confiar em sua empresa e em seu atendimento. Segurança e autoridade são coisas que os clientes do setor imobiliário precisam encontrar no profissional que o atende.

Então, para que você se torne um diferencial no mercado, preparamos uma matéria cheia de informações e dicas para passar a melhor impressão e incentivar o cliente a bater o martelo na negociação.

Conhecimento contínuo sobre o setor imobiliário

As coisas estão mudando rapidamente hoje em dia, uma notícia pode mudar o mercado. Buscar informações atualizadas e se tornar um especialista no setor imobiliário é algo muito importante.

Para passar autoridade, é necessário saber o que acontece no mercado. O corretor precisa ler, estar por dentro do que acontece no setor. Você vai mudar sua forma de se expressar se souber um pouco sobre legislação, plantas de imóveis, economia, regras de financiamento, tendências e muito mais.

Tenha o hábito de ler e tire tempo para aprender. Invista em cursos, palestras, feiras, livros, notícias e assim por diante. Não ache que vai ser uma perda de tempo ou dinheiro, pelo contrário, você vai estar bem mais preparado e hábil para tomar decisões e fazer um atendimento de qualidade. Isso é investimento!

Transmita confiança através de uma boa postura

Um segredo importante para melhorar sua imagem como corretor é manter uma boa postura antes, durante e depois de um atendimento.

Seus gestos e expressões faciais podem passar uma linguagem sobre quem é você, mesmo antes de você dizer algo. Por isso, pense em como você se comporta e aja de forma natural, mas sempre com uma postura segura e profissional.

Ande de cabeça erguida e passe confiança no olhar. Ao cumprimentar o cliente, transmita firmeza e carisma. Se for adequado, um aperto de mão pode ajudar a selar a boa impressão para o cliente. 

Não use gírias ou uma linguagem muito informal. Você pode ‘quebrar o gelo’ com bom humor para deixar o cliente mais à vontade, porém sempre preze pela boa educação.

Uma boa sugestão é pedir a um colega experiente que observe seu modo de agir e aponte possíveis áreas para melhoria. Treine e se aprimore para passar uma boa impressão. 

As regras são as mesmas para atendimento via telefone, videoconferência e até mesmo via e-mails. A postura é percebida no tom de voz e no que é dito.

Fique atento aos detalhes e preste atenção no que a pessoa do outro lado está dizendo. Seu tom de voz precisa ser claro e mostrar que você sabe o que diz e como diz.

Sua roupa pode dizer muita coisa sobre você

Todos nós temos um estilo pessoal que é importante para compor nossa personalidade. E isso é uma virtude! 

Mas, quando o assunto é passar uma boa imagem, devemos rever o que é realmente importante e levar em consideração a maneira como os outros vão nos ver. É claro que não precisamos perder nossa essência para adequar nossas roupas ao trabalho. Com estilo, bom gosto e alguns cuidados é possível passar uma boa imagem e manter nossa personalidade.

Evite roupas extravagantes, desleixadas e amarrotadas. Se possível, planeje a roupa conforme o perfil do cliente, não deixe para se arrumar com pressa.

Os homens não precisam necessariamente usar terno o tempo todo. Entretanto, camisas, sejam elas de colarinho ou polo, podem ser uma boa aposta. Os sapatos devem estar limpos e coerentes com o visual. 

No caso das mulheres, evite roupas muito justas, curtas ou com decotes muito profundos. Não deixe seus clientes constrangidos! Além disso, tenha equilíbrio na maquiagem e uso de acessórios.

Passe convicção ao falar com seus clientes

Deixe transparecer para seu cliente que você tem certeza do que está falando. Para isso, prepare-se bem para responder perguntas. 

Tenha contato visual e fique atento ao seu tom de voz. Lembre-se, tão importante quanto o que você diz, é como você diz. Construa uma relação com o cliente que inspire confiança. 

Se ficar em dúvidas para responder alguma pergunta, não tente adivinhar a resposta. Seja sincero e fale de modo firme que você vai se informar sobre o assunto e voltar com a resposta concreta sem demora.

Gerencie as expectativas de seu cliente com sabedoria

Na maioria das vezes é frustrante criar expectativas e, no final de tudo, perceber que as coisas não saíram como planejado. 

Para que isso não se torne um ponto negativo, saiba como administrar essas expectativas e preparar seus clientes para realidades futuras ou para situações que surgem ao longo do processo.

Os agentes de forma geral sabem que as coisas não acontecem como mostrado nos programas imobiliários da TV. Mas, o proprietário provavelmente tem uma visão bem limitada. Na mente deles, as coisas podem ser mais fáceis e rápidas.

Então, mostre como funciona o processo, como o mercado está no momento, quanto tempo pode demorar para a conclusão do negócio.

Na hora de apresentar o imóvel, é bom esclarecer como será a apresentação e a visitação. Isso pode facilitar negociações e não frustrar o cliente com surpresas que ele não esperava.

Uma outra expectativa pode ser em relação a valores e resultados financeiros. Esse investimento pode ser muito importante tanto para quem vai vender ou comprar o imóvel. Taxas de contrato e despesas extras devem entrar na lista. 

Pode ser muito desgastante ter que lidar com vendedor e comprador. São quantias altas e muitos documentos, por isso, é bom ter “jogo de cintura” para não criar entraves e expectativas irrealistas.

Saiba dar más notícias

Infelizmente, nem tudo são flores! Às vezes vai ser necessário dar más notícias para seus clientes. Então, como fazer isso sem perder a credibilidade?

Pode ser que a pessoa que te procura para vender um imóvel esteja muito otimista em relação ao mercado e ache que logo vai conseguir bons resultados. Mas, sabemos muito bem que o mercado tem altos e baixos.

Por isso, analise bem a situação e informe sobre os contratempos que podem surgir no meio do caminho. Fatores como o tipo de imóvel ou preço alto para o mercado atual, podem interferir no tempo para que a venda seja realizada. 

O cliente precisa ser informado sobre estes detalhes, assim ao invés de culpar seu trabalho ele provavelmente vai querer trabalhar em prol de amenizar o problema.

Mas atenção, ser realista não significa ser alarmista. Você precisa demonstrar que pode lidar com a situação em um tom calmo e otimista. Evite ser negativo com frases como: “Trago más notícias!” ou “Não vamos conseguir fechar o negócio.” Você pode dizer algo como: “Temos um desafio pela frente, mas vamos superar! ou “Temos uma decisão importante para tomar!”.

Não deixe que coisas negativas controlem a situação. Veja as coisas de uma forma otimista e tranquilize seus clientes.

Esta forma sutil e delicada de dizer e agir vai gerar muito mais conforto e confiança.

Tenha uma estrutura empresarial sólida para passar uma boa imagem

Podemos dizer que muito antes de alguém procurar por você ou pelos serviços prestados por sua empresa pessoalmente, ele já procurou por você na internet. Um hábito muito comum atualmente.

O primeiro contato que seu futuro cliente vai ter com você será por meio de um site. Então, capriche nas informações e na imagem que ele vai ter ao navegar por sua página na web.

Suas informações no meio digital precisam ser coerentes com sua empresa. Se esforce para passar a mesma credibilidade e valores que sua empresa promete. Seja transparente e esclareça dúvidas mais frequentes e jamais invente mentiras para atrair clientes.

Recorra a boas imagens para divulgação de sua empresa e serviços. Use depoimentos de clientes e ‘cases’ de sucesso. 

As redes sociais são ótimas para expor estes ‘cases’ e mostrar o profissionalismo da empresa. As pessoas estão abertas para este tipo de comunicação, e ter uma boa imagem digital garante que as pessoas te deem uma chance de conhecer sua empresa pessoalmente.

Caso seja possível, ofereça aos seus clientes a oportunidade de conhecerem pessoalmente os donos da imobiliária. Isso dá ainda mais embasamento e confiança ao negócio.

Tenha um bom suporte empresarial

Ter o apoio necessário para lidar com todos os assuntos que envolvem o setor imobiliário é essencial para passar uma boa impressão.

Ao ver que a empresa tem uma boa estrutura para organizar as informações, anunciar os imóveis e se comunicar, os clientes entendem que a imobiliária é boa no que faz.

Para tanto, a imobiliária com suporte de um CRM imobiliário pode passar essa segurança por ter uma estrutura adequada para gerenciar contratos e os dados do cliente. 

Os clientes vão procurar opções antes de decidir com que imobiliária vão trabalhar. Você vai ser uma delas?

Nós do Sigavi360, podemos oferecer um suporte diferenciado para implantar o sistema que vai deixar seus clientes impressionados.

Nosso sistema pode ser acessado pela equipe de corretores de qualquer lugar que ele esteja, eles poderão enviar e-mails profissionais, agendar contatos e organizar todas as informações dos imóveis com poucos cliques.

Você pode clicar aqui para falar com um de nossos consultores e solicitar mais informações sobre o Sigavi360. Nosso time tem o sincero interesse em ver você ou sua empresa passando segurança e autoridade para o cliente.

Afinal, sua conquista também é nossa!

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