As melhores informações sobre o mercado imobiliário

Curso para corretor de imóveis: por onde começar?

É preciso ter curso para corretor de imóveis para trabalhar no mercado imobiliário? A resposta é sim. Inclusive, muitos profissionais se sentem perdidos ao migrarem para essa área. Será esse o seu caso?

Desde o ano de 2018, o mercado imobiliário tem se apresentado como uma ótima opção para aqueles que querem mudar de carreira.

Primeiramente, porque tem havido um aquecimento desse setor em relação às vendas. O jornal Estadão, por exemplo, mostra que houve um aumento de 10% das vendas no primeiro semestre de 2019.

O segundo motivo é pela oportunidade de trabalho mais rentável e maior liberdade financeira. Parece ser uma enorme chance para uma guinada de vida, não é?

Entretanto, muitos têm dúvida por onde começar. Basta se candidatar a uma imobiliária? Fazer propaganda online? Como vimos, há uma carreira para ser Corretor de Imóveis. Ela é, inclusive, amparada pela Lei Federal n° 6.530/78.

Então, vamos ver qual o caminho para se tornar um corretor de imóveis?

Por que você quer ser um corretor de imóveis?

Como lembra o corretor e palestrante, Guilherme Machado, antes de querer ser um corretor de imóveis, você precisa entender que não se trata apenas de vender casas.

É preciso saber ter um bom relacionamento com o cliente, ouvir suas dores, estar disposto a ser a mudança que ele precisa. Afinal, você vai estar trabalhando com os sonhos das pessoas.

Por isso, antes de mais nada, você precisa se perguntar “por que eu quero ser um corretor de imóveis?”. Se a resposta for estritamente devido ao dinheiro, você dificilmente se manterá no mercado.

Todas as profissões passam por altos e baixos. E escolher trabalhar com o que se gosta é um incentivo importante para manter a persistência em momentos desafiadores.

Depois de entender muito bem as razões para a mudança de carreira, o próximo passo será fazer um curso para corretor de imóveis.

Curso técnico em transações Imobiliárias: TTI

O técnico em transações imobiliárias, ou TTI, é o primeiro curso a ser feito. Essa formação só poderá ser feita caso você seja maior de idade e tenha concluído o ensino médio.

O tempo de duração do curso varia de acordo instituição, mas, no geral, vai de 4 a 18 meses. Vale lembrar que o período de formação não significa, necessariamente, que se trata de um bom curso.

Ainda assim, com bem fala Guilherme Machado, o melhor jeito de encontrar um curso de qualidade é procurando o Sindicato de Corretores, ou pedindo indicação ao Conselho Regional de Corretores Imobiliários.

Por falar nisso, os cursos podem ser realizados de maneira presencial, semipresencial ou à distância. O mais importante é que a instituição seja autorizada pelo MEC e lhe certifique no final.

Estágio Obrigatório

Na sequência, ao obter seu certificado de técnico em transações imobiliárias, você precisará realizar um estágio de 128 horas. Para isso, você vai precisar procurar o Conselho Regional de Corretores Imobiliários (CRECI), próximo a você.

Alguns documentos serão solicitados e uma taxa paga, então é dada a liberação a iniciar seu período de estágio.  O melhor é que você escolha uma imobiliária de qualidade e que tenha uma área com a qual você se identifique.

Solicitando a liberação junto ao CRECI

Após terminar seu TTI você pode solicitar sua carteira profissional junto ao CRECI. Para isso, serão solicitados certos documentos e o pagamento de uma taxa.

Eles variam de Estado para Estado, mas, como lembra o Guia Carreira, os principais são:

  • Carteira de Identidade.
  •  CPF.
  • Título de eleitor c/ comprovante de votação da última eleição.
  •  Certificado de reservista, para homens de até 45 anos.
  • Comprovante de residência recente.
  • Diploma do curso técnico ou de nível superior.
  • Comprovante de conclusão do ensino médio.
  • Fotos 3×4 (a quantidade varia em cada Estado).
  • Comprovante de pagamento da anuidade, emolumentos e taxa expedida pelo CRECI.

Pronto! Agora é só esperar o documento ser confeccionado, o prazo é de até dois meses. Depois disso você estará apto a ser um corretor de imóveis.

Lembrando que não basta ter concluído o curso TTI, é preciso ter a aprovação e a carteirinha do CRECI. Caso contrário, você e a imobiliária podem ser atuados e pagar uma multa bem salgada.

Cursos Superiores para trabalhar no Mercado Imobiliário

Além desse curso de nível técnico é possível fazer outro tipo de curso de corretor de imóveis, é o caso do:

  • Curso tecnológico para ser corretor imobiliário – Gestão Imobiliária: disponíveis na Universidade Estácio de Sá (UNESA) e na Faculdade Pitágoras – MG.
  • Curso de Ciências Imobiliárias: disponível na Universidade Federal do Maranhão.

A diferença é que a abordagem feita é mais aprofundada, com estudo de matemática financeira, análise de mercado, estudo de software de imobiliárias, tour virtuais e empreendimentos imobiliários.

Por esses motivos, a duração é mais alongada chegando a 4 anos de curso superior. Contudo, você receberá expertise para trabalhar com diversos tipos de imóveis, sendo até mesmo da área rural.

Curso para ser corretor de imóveis: basta ter a carteirinha do CRECI?

Embora você já tenha uma boa noção de todos os passos para ser habilitado como um corretor, o trabalho não acaba por aí. É preciso estar em constante formação e entender as inovações do mercado.

O mercado imobiliário digital faz uso de ferramentas cada vez mais sofisticadas que não são ensinadas em todos os cursos. Por exemplo, você sabe quais aplicativos podem ajudar na sua rotina como corretor?

Além disso, o perfil do consumidor tem mudado a cada dia e as pessoas estão cada vez mais conectadas. Assim, é mais do que necessário se preparar para ser um corretor conectado, que tem presença online, autoridade e sabe conversar a linguagem de seu cliente.

E é por isso que estamos sempre compartilhando conteúdos relevantes que mantém você conectado com as novidades do mercado imobiliário digital.

Lista exclusiva

para corretores e imobiliárias que querem mais RESULTADOS

Faça parte da nossa lista exclusiva e receba as melhores estratégias para alavancar seus negócios. Informe seus dados para receber:

Captcha obrigatório
× Como podemos te ajudar?