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Home Staging: muito estilo para se destacar vendendo imóveis

Home Staging é uma técnica cada vez mais usada hoje para se destacar vendendo imóveis, uma vez que valoriza a casa ou apartamento aos olhos do comprador.

Quando alguém não consegue harmonizar bem o prato com o tipo de vinho, os gostos se misturam e os sabores não são realçados. Todo o conjunto é desvalorizado pela falta de adequação dos sabores.

É isso que acontece quando um corretor de imóveis leva o cliente a uma casa desorganizada, com espaços muito cheios ou muito vazios. O comprador não consegue se imaginar morando no imóvel e não fecha o negócio.

É disso que se trata a Home Staging, uma técnica cada vez mais usada por corretores imobiliários para se destacar vendendo imóveis. Ela melhora a experiência do cliente ao ver o imóvel, levando ele a tomar a decisão de compra de forma mais rápida.

A Palavra “Stage” vem do inglês que significa “encenar”, como no teatro. Aplicada ao mercado imobiliário, ela é usada para a harmonização de ambientes. Pode ser usada em casas ou apartamentos usados que precisam valorizar os pontos positivos no anúncio de vendas.

Não é uma re-decoração do local, trata-se de reorganizar o imóvel com o foco de torná-lo mais atraente ao comprador. Normalmente é feita aplicando estratégias de design com peças que o cliente já tem.

9 razões para fazer Home Staging e se destacar vendendo imóveis

Esta técnica já é amplamente usada nos Estados Unidos, por isso o mercado imobiliário já tem pesquisas bem concretas sobre o impacto que essa técnica tem nos compradores de imóveis.

A Associação Nacional de Corretores Americanos divulgou uma pesquisa em 2021 dizendo que 47% dos corretores afirmaram que o Home Staging afetou a visão que compradores tiveram de um imóvel. 82% dos corretores consultados disseram que, fazer home staging, facilita muito os visitantes se imaginarem morando no imóvel.

Em tempos de crise, o mercado imobiliário precisa se reinventar e começar a testar novas técnicas que facilitem vender mais. Fazer o home staging pode trazer várias vantagens para alavancar as vendas. Veja algumas:

  1. Ajuda a vender mais rápido. Porque torna o negócio irresistível aos olhos do comprador;
  2. Diferencia da concorrência. O corretor que conhece as técnicas pode se destacar vendendo mais imóveis;
  3. Mostra as qualidades do imóvel e disfarça problemas que chamam a atenção; 
  4. Transforma espaços vazios em espaços utilizáveis;
  5. Cria um clima emocional e acolhedor;
  6. Faz com que a casa pareça significativamente melhor nas fotos, contribuindo para abrir mais contatos.
  7. Ajuda a evitar as “barganhas” por desconto;
  8. Reduz o problema da sazonalidade, pois o cliente não vai querer esperar para fechar o negócio.
  9. Não é necessário grande investimento, basta aplicar as técnicas.

13 Técnicas de Home Staging que ajudam a vender imóveis

1) Não deixe a cargo dos donos do imóvel

Os corretores sempre se preocupam em lembrar aos donos da casa que eles devem deixar a casa organizada para as fotos e visitas. Entretanto, é preciso lembrar que você tem as técnicas e precisa participar ativamente. Afinal, você está interessado em vender o imóvel o mais rápido possível.

Caso o proprietário ainda esteja morando no imóvel, explique por que precisa fazer mudanças e peça licença antes de sair alterando qualquer coisa.

2) Comece por cômodos mais importantes

Segundo a pesquisa da Associação Nacional de Corretores, os cômodos mais importantes são a sala, quarto principal, a cozinha e o banheiro. 

Talvez não seja possível arrumar a casa toda, então concentre seus esforços nestas partes do imóvel, pois elas terão um impacto maior nos compradores.

3) Limpeza

A limpeza da casa mostra a dedicação, cria a impressão de que não haverá problemas ocultos, já que o dono é tão cuidadoso em cuidar do imóvel.

Preste atenção à limpeza do teto, chão, azulejos da cozinha e eletrodomésticos.

4) Organização

Este é um dos itens mais importantes do processo.

Ao entrar numa casa desorganizada, o cliente para de prestar atenção no imóvel e começa a focar na bagunça. Outro problema é que ambientes bagunçados parecem ser menores e isso pode desvalorizar a funcionalidade do imóvel.

Oriente o proprietário a encaixotar ou esconder a bagunça longe da vista dos compradores.

5) Despersonalize

Lembre-se que a pessoa que vai visitar a casa precisa se imaginar dono dela, por isso guarde os objetos pessoais como porta-retratos, diplomas, itens de times de futebol, altares religiosos, penduricalhos e produtos de higiene pessoal.

6) Use objetos para transformar a decoração

Flores e vasos de plantas podem alegrar um ambiente e deixar mais convidativo. Outros itens que podem ser espalhados estrategicamente são tapetes, almofadas, mantas, espelhos, cestas e bancos.

7) Atenção aos cheiros

Deixe a casa com frescor, mas seja equilibrado. Não espalhe perfumes fortes demais e dê atenção especial aos cheiros nos ralos e nos banheiros.

Se precisar, pode utilizar óleos essenciais para aromatizar a casa. Dê preferência aos aromas que transmitam paz e tranquilidade.

8) Pintura

É importante pintar a casa com tons claros e neutros. Não apenas para deixar o ambiente com aspecto mais limpo, mas também para deixar uma sensação de “tela em branco” para que os compradores imaginem como vão personalizar aquele espaço.

9) Rachaduras

Qualquer comprador fica apavorado com rachaduras, por isso certifique-se de consertar quaisquer danos nos tetos, paredes e chão antes de anunciar a casa.

10) Móveis

Cômodos muito cheios de móveis podem parecer pequenos e sem espaço, se possível retire o mobiliário que esteja “sobrando” nos ambientes.

11) Exterior 

A primeira impressão é a que fica, por isso o comprador deve gostar do que vê assim que chega ao imóvel. Se for um apartamento, o dono pode ter um cuidado especial com o Hall de entrada. Em uma casa, o proprietário precisa cuidar da organização e limpeza do quintal.

12) Iluminação

A iluminação é um fator determinante para que um ambiente passe a sensação de alegria em bem-estar. Aproveite ao máximo a iluminação natural da casa e acenda os abajures durante a visita.

13) Retoques importantes

Uma olhada a fundo no imóvel para identificar os problemas, pode ajudar a descobrir o que fazer, por exemplo:

  1. Use vasos de plantas para disfarçar paredes danificadas;
  2. Use tapetes para esconder piso muito riscado;
  3. Use roupa de cama branca para minimizar um quarto escuro; 
  4. Coloque uma poltrona e uma luminária em um canto vazio para criar um cantinho útil de leitura;
  5. Use mantas e almofadas para acertar o tom do ambiente. Você pode colocar uma manta neutra em um sofá muito colorido ou acrescentar almofadas coloridas a uma sala sem graça.

O destaque nas vendas de imóveis será seu

A maioria dos imóveis precisa de um tempo para vender. Aumentar a rotatividade de vendas é o sonho de qualquer agente imobiliário.

Qualquer proprietário vai gostar de ser atendido por alguém que ofereça um serviço completo com home staging e a satisfação pela venda rápida do imóvel será garantida.

Lembre-se que para atender os novos contatos de forma mais personalizada, você precisa de um sistema que crie um cadastro completo de seus clientes.

Para isso, você pode contar com o Sigavi 360. É um CRM imobiliário que fornece a possibilidade de cadastrar seus contatos de forma completa e ainda é possível avaliar o resultado das visitas com os clientes.

Você poderá saber com certeza qual o resultado que o Home Staging traz para sua imobiliária.

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Não seja mais uma imobiliária no mercado! Invista na sua empresa e tenha o processo de captação e vendas nas suas mãos com o Sigavi 360.

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