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10 erros DO corretor de imóveis iniciante PARA SE EVITAR

Conhecer e evitar os erros do corretor de imóveis iniciante é o melhor para entrar no mercado imobiliário com o pé direito.

A Folha Vitória mostra que, embora a tecnologia venha mudando completamente os paradigmas no mercado imobiliária, só os corretores que se desenvolverem e adquirirem novas habilidades serão capazes de permanecer no setor.

Ao decidir trabalhar nesta área pode ter certeza que é sim possível ter boa renda e conquistar seus sonhos. Mas, para isso, é preciso dedicação e esforço.

E para iniciar sua carreira da maneira certa, há certos equívocos comuns que podem e devem ser evitados. Por isso, separamos 10 erros do corretor iniciante para você evitar.

1- Não ter um nicho específico

Primeiro de tudo, muitos corretores perdem tempo no mercado tentando “atirar para todos os lados”. Ou seja, querem atender todos os perfis de clientes, e acabam não conhecendo nenhum profundamente. Assim, se tornam profissionais genéricos.

É por isso que o melhor mesmo é, desde o início, estudar qual o enfoque que você deseja dar. Fazendo isso, você traça estratégias específicas e estuda seu nicho com profundidade.

Veja alguns nichos que você pode focar:

  • Imóveis de alto padrão.
  • Casas de aluguel.
  • Comércio e estabelecimentos.
  • Famílias menores.
  • Solteiros.
  • Recém-casados.
  • Apartamentos.

Cada um desses públicos vai precisar de uma abordagem diferente, seja em razão do perfil ou da necessidade. E entender cada público é o que te ajudará a estar presente e oferecer o que o cliente precisa para fechar com você.

2- Não ser um consultor

Você se interessou por essa profissão apenas por promessas de comissão? Bem, se a resposta for sim, é melhor mudar essa ideia.

Quando você é um corretor de imóveis iniciantes, você precisa ver seu trabalho como facilitador que ajuda pessoas a realizarem seus sonhos. A sua autoridade e popularidade no mercado será forjada pela qualidade de seus serviços, não o número de vendas realizados.

É por isso que atuar como consultor imobiliário, que primeiro entende a necessidade do cliente para depois buscar soluções, é o melhor caminho.

3- Negligenciar sua formação

Como falamos em nosso artigo sobre curso para corretor de imóveis, a formação de um corretor de imóveis de sucesso não se finda nos cursos obrigatórios.

Na verdade, o aprimoramento precisa ser constante, já que a todo o momento há chegada de tecnologias e atualizações sobre métodos de venda. Sendo um corretor iniciante, você terá vantagem se sempre procurar as novidades do mercado.

Na nossa plataforma do Sigavi Connect, por exemplo, temos a nossa própria Universidade com cursos focados no mercado imobiliário digital. Quer saber mais? Temos um post completo sobre a plataforma.

4- Não desenvolver sua abordagem

Você sabe como abordar aquela pessoa que deseja comprar uma casa, mais ainda está indecisa? Ou como você reage com aqueles que comentam suas publicações e estão visitando seu site?

O corretor iniciante muitas vezes tem dificuldade em interagir com os visitantes e em conseguir mais clientes. A prospecção é um momento muito importante, já que você precisa demonstrar autoridade e passar confiança.

Claro que como você está no início da carreira, terá ainda que desenvolver seu portfólio e sua abordagem, mas ter isso em mente desde os primeiros contatos vai te assegurar um bom caminho.

erros do corretor de imoveis

5- Não saber investir na relação com o cliente

Depois de finalmente ter sua cartela de contatos, você vai precisar se dedicar para garantir uma relação duradoura.

Até porque você vai descobrir que o relacionamento é ponto chave nas vendas do mercado imobiliário. Em média, o período entre alguém decidir comprar um imóvel até que receba as chaves pode levar de 6 até 18 meses.

Então, mantenha contato constante, e esteja atento às necessidades dele.

6- Falar demais e ouvir de menos

Desta forma, esbarramos na maior dificuldade dos corretores iniciantes: escutar o cliente.

Pode parecer algo simples, mas muitos não sabem como mapear o que está sendo compartilhado e a partir disso buscar as melhores opções disponíveis.

Os piores casos é de quando o cliente fala todas as características que quer na casa “suíte, 3 quartos, escritório e quintal…”, mas o agente imobiliário não anota e retorna o contato para questionar isso. Uma postura como essa pode minar sua credibilidade como corretor.

7- Pressionar o cliente para a venda

Seu contato e sua relação com o lead precisam ser saudável. Se você pressionar o cliente, pode acabar sendo invasivo, ou como simplifica o Creci do Rio de Janeiro “você vai ser chato”. E ninguém tem interesse por alguém que esteja o tempo todo te cobrando de uma compra.

Por isso, preze por uma abordagem suave e seja maleável com os leads. Afinal, há coisas mais importantes para ele do que bater sua meta.

8- Só pensa em competitividade

Já ouviu falar que o mercado imobiliário é muito competitivo? Isso é verdade em partes, pois há realmente muitos projetos, imóveis e uma concorrência enorme.

Ainda assim, há espaço para fazer parcerias e trabalhar com seus colegas de setor de maneira harmônica. Na verdade, isso pode até te beneficiar.

Lembra que falamos que cada corretor tem seu nicho específico? Bom, vamos dizer que um cliente seu busque um imóvel que está fora de seu escopo. Uma opção é você pode direcionar a um colega de profissão e dividir a comissão com ele.

Criando parcerias os outros corretores vão lembrar de você também, e te repassar clientes que eles não possam atender, mas você sim.

Então, não erre como corretor iniciante.  Entre no mercado com otimismo e estratégia e você colherá bons frutos.

9- Esquece das métricas

Falando em resultados, você já parou para pensar em como terá certeza se está tendo lucro e retorno de seu investimento nesta carreira?

Pois é, trabalhando com o mercado imobiliário digital, você vai precisar ter um norte bem definido para se guiar.

Primeiramente, vai precisar cruzar as informações do quanto está gastando com propaganda e o quanto de leads elas estão lhe gerando. Além disso, precisa conseguir acompanhar seus contatos pelo funil de vendas.

Já que um dos piores erros que você pode cometer é esquecer um contato e negligenciá-lo. Isso é imperdoável.

Portanto, tenha em mente quais são as métricas nas quais vai se basear para sentir-se prosperando ou não. Por isso é tão importante saber lidar com o marketing digital que é o nosso próximo tópico.

10- Não sabe lidar com o Marketing Digital

Não tem jeito, o marketing digital comporta as principais ferramentas que um corretor pode usar atualmente para se destacar. Antes mesmo de pensar em fazer sua primeira venda, é aconselhável que você estude o que há a seu favor como:

Para que você tenha um start, separamos um artigo que abordamos o marketing digital específico para corretores

Tenha sucesso como corretor de imóveis iniciante

Depois de versar sobre tantos pontos negativos que ocorrem com o corretor iniciante, precisamos apontar questões que podem te levar ao topo.

Antes de mais nada, você precisa considerar que este é o início da sua carreira, a base que você formar agora irá dizer como seus futuros clientes vão te reconhecer como autoridade e recomendar para amigos e conhecidos.

Por isso, para começar de maneira decisiva:

  • Peça ajuda sempre que possível: não tenha medo de dizer que ainda não está familiarizado com um processo em específico.
  • Esteja em constante aprimoramento: a internet possibilita continuarmos sempre aprendendo.
  • Aposte em ferramentas eficientes: use plataformas para corretores de imóveis e aplicativos que vão facilitar seu dia a dia.
  • Aprenda com seus erros: esse é o início de uma longa jornada. Então, acredite, haverá erros e impasses. Mas faça com que eles sejam os degraus que te levarão ao topo!

Antes de terminarmos este post, gostaria de te convidar a conhecer o Sigavi Connect, nosso software especializado em corretores conectados. Por meio dele você:

  • Conversa com seus clientes de maneira inteligente.
  • Tem uma gestão eficiente dos negócios.
  • Acessa um funil de vendas intuitivo.
  • Tem acesso a uma Universidade com cursos exclusivos a seu dispor.

Ah! Você ainda leva gratuitamente um blog que é sempre atualizado com temas que auxiliem seus leads.

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