As melhores informações sobre o mercado imobiliário

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Torne-se especialista no mercado imobiliário local

Tornar-se um especialista no mercado imobiliário local pode ser a chave para atrair as pessoas certas para sua imobiliária.

Embora a internet esteja tomando o espaço do mercado, ainda é comum os clientes procurarem ajuda de corretores especializados quando gostam de determinada região.

E claro que, não seria realista sua imobiliária ter um corretor para cada local na sua área de atuação, mas há regiões que valem a pena. O ideal seria que o corretor tivesse expertise para atender todas as regiões, mas se especializar em uma. Alguns clientes não têm preferências de bairros, mas sim no perfil de imóveis, por isso é importante que o corretor não atenda apenas uma região.

E este corretor precisa entender quais são as tendências do mercado, quais estilos de imóveis são predominantes naquelas regiões e quais os preços de mercado.

Se ele conhecer bem a área, poderá imediatamente entender os locais que mais atenderão as expectativas dos clientes. Poderá indicar melhores lugares para vida noturna, escola, academias, hospitais, etc.

Por isso, se você é gestor, pense bem se vale a pena incentivar seus corretores a se tornarem especialistas em determinadas regiões. Continue lendo este artigo e veja quais são algumas estratégias certeiras para o mercado imobiliário local.

Esteja envolvido na comunidade

Saber o que acontece no bairro, os problemas e os acontecimentos só é possível quando você está envolvido na comunidade. Para ficar mais fácil se o corretor morar no bairro, mas se não for o caso, procure um contato na associação de moradores do bairro para conseguir informações melhores.

Esse envolvimento dá acesso a informações privilegiadas e ao networking de pessoas que não querem sair do bairro quando se mudar. Uma ideia interessante é se envolver com serviços voluntários junto à comunidade. Estar envolvido na comunidade lhe dará os argumentos necessários para fazer boas negociações com seus clientes e vencer possíveis barreiras com os compradores.

Se esse lugar tiver prédios e edifícios, saiba quem é o zelador, o porteiro, o nome do síndico, da imobiliária que cuida do condomínio, entre outras informações que podem ser interessantes.

Toda essa interação pode lhe dar ainda mais destaque quando for fechar negócios ou chamar atenção de pessoas interessadas.

Crie um mapa com as informações que foram captadas

Por que seus clientes gostariam (ou não) daquela região? A resposta para essa pergunta pode te ajudar a entender melhor quais são os pontos que ligam as pessoas àquele bairro. Descubra o que conecta as pessoas àquela região e mapeie a região. Você pode ter seu próprio mapa marcando os pontos altos para cada tipo de público. Para encontrar as informações que precisa, você pode procurar no Google Maps.

Aliás, essa é uma questão essencial a ser entendida. Algumas regiões têm um público específico, como é o caso de regiões com universidades ou com casas de alto padrão. Entender o perfil de pessoas que a região vai agradar é essencial para direcionar suas ações de marketing e atrair o público certo para o local. Analisando uma região você consegue traçar um perfil de idade, tipo de família e até mesmo classe social.

Outra dica para conseguir mais informações sobre o público de uma região é entrando no site do IBGE ou da prefeitura. Ali você vai encontrar muita coisa para acrescentar à sua pesquisa.

Estude a história do local

Entender a história antiga e atual da região pode ajudar a saber que tipo de imóveis podem ser mais promissores na região.

Procure entender como ela é regulada pelo plano diretor. Que tipo de empreendimentos são permitidos no local? Prédios? Estabelecimentos comerciais? Quando o corretor está ciente do que pode ser feito ou feito em termos de construção civil naquele bairro, ele poderá se antecipar quanto ao potencial de uma região. 

E esse estudo mais íntimo de uma região é um diferencial incrível na hora de orientar seus clientes quanto à compra de imóveis em uma determinada região.

Conheça as empresas da região

Locais com grandes empresas podem ser um bom alvo para corretores interessados em ter sucesso em vendas. 

Algumas pessoas prezam pela qualidade de vida ao morar perto do trabalho, por isso, podem dar preferência a uma região mesmo que esteja com valores mais altos.

Conhecer as empresas da região pode ser útil para prospectar pessoas e também para ampliar a rede de contatos do local.

Fique atento às tendências do mercado imobiliário local

Mostrar que você está atualizado com o mercado e saber quais os próximos empreendimentos a serem lançados na região é essencial para o especialista no mercado imobiliário local.  

Tenha contatos com as construtoras locais, fique atento aos jornais locais, faça parte dos grupos de bairros no Facebook, etc. 

Gestores de imobiliárias podem ter especialistas em garimpar estas informações e distribuí-las para os membros da equipe trabalharem os prospectos.

Quando se trata de bairros com imóveis de alto padrão, é ainda mais importante estar por dentro das tendências para imóveis. Afinal, se especializar em regiões de alto padrão pode ser muito vantajoso, o sonho de qualquer imobiliária.

São pessoas selecionadas, que gostam de compartilhar boas experiências com amigos do mesmo nível social, possibilitando boas indicações. Além disso, as comissões são ótimas, e a documentação tem grandes chances de ser mais qualificada e apresentar mais facilidade na hora das transações.

Agora que você já sabe como se especializar em determinadas regiões, vai precisar de uma boa ferramenta para organizar seu atendimento na região. Que ferramenta é essa?

Trabalhe sua região com o Sigavi 360

O Sigavi 360 é um CRM Imobiliário que ajuda na gestão de vendas da imobiliária. Com ele é possível criar uma ficha de atendimento ao cliente e passar o atendimento para o corretor especializado na região. Você poderá acompanhar todo o atendimento através do sistema e monitorar o desempenho de cada corretor.

Com o Sigavi 360 também é possível filtrar os imóveis e enviar as opções de cada região para os clientes, diretamente pelo sistema.

Criar um plano de atendimento organizado é essencial se você quer especialistas em mercado imobiliário local trabalhando para sua empresa.

Quer saber mais sobre como essa poderosa ferramenta pode ajudar você a atrair clientes? Clique aqui.

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