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Fidelizar clientes na imobiliária

Fidelizar clientes na imobiliária: garantia de mais e melhores negócios

Fidelizar clientes na imobiliária é o próximo passo para ser referência na sua região. Você sabe como manter aquela proximidade com o comprador e fazer dele um grande parceiro?

Para se ter ideia, segundo o site Economia Uol, uma das técnicas que podem ser usadas é trabalhar com nichos, já que “A personalização dos consumidores baseadas em dados é uma das grandes promessas da era digital.”

Essa é uma estratégia que compartilhamos há bastante tempo aqui no blog do Sigavi. Ainda assim, sabemos que quando se trata de mercado imobiliário digital, precisamos fazer uso de outros artifícios.

Isso porque a conversão e a consolidação de clientes levam mais tempo do que setores como o varejo.

Quer saber como dominar esse passo para o sucesso? Vem com a gente descobrir como fidelizar clientes na sua imobiliária.

O que é fidelização de clientes?

Se você é um dos nossos leitores veteranos, sabe que o processo de vendas passa pela prospecção, conversão, venda e pós-venda. O que muitos corretores e imobiliárias esquecem é que pode haver uma “nova venda” com o mesmo cliente.

Claro que por se tratar de um setor com transações na casa dos milhares a frequência da compra é bem menor. Ainda assim, quando falamos de fidelização não é só do capital em si que estamos falando.

Fidelização de clientes na imobiliária diz respeito a trabalhar em rede. Você conquista um contato hoje e amanhã pode ter novas indicações devido ao trabalho oferecido.

O melhor de tudo é que o meio digital tornou essa ação em cadeia muito mais rápida.

Poderia dar um exemplo?

Vamos ao caso de Carlos, ele é corretor de imóveis que atua pela internet. Seu site e redes sociais têm alto índice de engajamento, pois ele está sempre postando conteúdos interativos, relevantes e com um teor de entretenimento.

Por isso, mesmo aqueles que estão no primeiro emprego já acompanham nosso corretor, já que ele explica a importância de construir o sonho da casa própria.

No outro lado da tela temos Isaque, que pretende adquirir seu cantinho nos próximos 5 anos. Para estar por dentro das novidades do mercado, ele segue vários perfis e lê muito conteúdo de blog.

Acontece que um amigo de Isaque decide se casar e quer financiar um apartamento.

Isaque não tem dúvidas. Carlos pode ser uma ótima indicação ao seu amigo, pois ele sempre fala com transparência e segurança.

Acho que entendemos onde isso vai dar, não é? Seus seguidores podem ser os porta-vozes da sua imobiliária e ajudar na fidelização de clientes.

Fidelizar clientes na imobiliária

Dá para fidelizar clientes de imobiliária?

Como vimos, dá sim para fidelizar clientes na imobiliária. Essa ação se torna ainda mais importante quando falamos de contratos de aluguéis seja de casa ou de comércio.

Vale a pena garantir que o cliente esteja confortável no ambiente escolhido, mas também podemos manter contato para o caso de mudanças. Principalmente, se está chegando próximo ao final do contrato de locação.

Da mesma forma, uma boa imobiliária pode conscientizar as famílias em aluguéis sobre a importância de conquistar sua casa própria. Isso pode se dar ao acompanhar o perfil da família e monitorar os imóveis disponíveis no mercado. Além das condições de financiamentos e juros que sempre mudam.

O que é mais importante: criar ou manter clientes?

Na mesma linha, podemos pensar se é mais interessante captar novas pessoas ou manter contato com aquelas que já realizamos a venda.

Bem, conquistar novos compradores é o que vai gerar a receita mensal de sua imobiliária e garantir o bom funcionamento. Contudo, como vimos em nosso exemplo, trabalhar na fidelização tanto de clientes e público pode ser a porta de entrada dos novos clientes.

Por isso, a dica é investir nos novos sem abandonar aqueles que já fecharam a venda a mais tempo.

Grau de fidelidade dos Clientes

O estudo de fidelização de clientes não é recente. Na verdade, há uma área do marketing que se centra somente nisso. É o que chamamos de Marketing de Fidelização, sendo Phillip Kotler um de seus precursores.

O estudioso explica que não falamos apenas de clientes novos e fidelizados, mas temos uma gradação que passa por 4 estágios. Segundo a Rock Contet, esses graus são:

  • convictos: é o tipo de pessoa que realmente acredita no serviço oferecido e faz questão de consumir de você.
  • divididos: são os clientes que embora comprem de uma marca, usam mais de uma.
  • inconstantes: são aqueles que ainda não foram conquistados por nenhuma marca, isso faz com que eles transitem em diversos serviços diferentes.
  • infiéis: diz respeito aqueles que não conhecem muito bem seus serviços e podem acabar procurando um profissional com quem está mais familiarizado.

Dessa maneira, é muito importante sua imobiliária ter esse termômetro, para saber quais medidas serão empregadas para fazer um cliente infiel se tornar um convicto e vestir a camisa da sua empresa.

8 – Estratégias para fidelizar clientes na imobiliária

Para fidelizar os seus clientes, existem algumas estratégias que podem ser usadas:

1 – Feedback

O primeiro passo é entender quais são as falhas no seu atendimento, pontos fortes e como pode ser melhorado. Isso os próprios clientes podem dizer por meio dos feedbacks.

Ah! Eles podem ser feitos durante o processo de vendas. Então, pergunte o que eles acharam da visita feita, da comunicação por WhatsApp etc.

Basicamente, a ideia é criar um espaço no que ele possa se expressar abertamente e contribuir para o avanço da imobiliária.

2 – Avaliação de Vendas

Depois disso, temos a avaliação das vendas que está relacionada aos feedbacks prestados. Quando concluindo o processo, você pode enviar um email simples, com um formulário do Google, por exemplo.

Nele, podem ser feitas perguntas como:

·       De 0 a 10, qual nota você dá para a o processo de compra?

·       De o a 10, o quanto você indicaria os serviços de nossa imobiliária?

·       Se pudesse deixar uma sugestão para melhoria do atendimento, qual seria?

·       Qual ponto ajudou você a decidir por nossos serviços?

Esse tipo de questionário mostra ao cliente o valor da opinião dele, o que gera proximidade. As pessoas se interessam muito mais por agentes que prezam pelo conforto ao invés da simples transação imobiliária.

3 – Eventos

Os eventos também podem ser pontos chaves para fidelizar os clientes na imobiliária. Você pode fazer eventos, inclusive, só para clientes.

Aqui vale lembrar que você pode apostar tanto nos eventos presenciais como onlines. Webnários, palestras, lives etc. são ótimos nesse quesito. Quanto aos assuntos invista em temas do interesse do seu público. Veja algumas sugestões:

  • Como reformar e valorizar imóveis.
  • Como diminuir valores de aluguel etc.
  • Como adquirir a casa própria.

O mais importante é criar um ambiente de cooperação e estreitar os relacionamentos.

4 – Produção de Conteúdo

O marketing digital é um grande curinga para quem trabalha na internet. Com ele dá para alcançar novos usuários e, principalmente, em manter aqueles que já passaram por sua empresa.

Neste quesito, a dica é produzir conteúdos que sejam tanto para quem quer adquirir um imóvel, quanto para quem deseja organizar, decorar e fazer manutenção. Use a criatividade!

5 – Origem dos Clientes

Um ponto de alta relevância é saber por onde seus clientes estão chegando. Eles vêm pelos portais, pelas redes sociais ou são indicados?

Saber o caminho que eles percorreram pode dar pistas de como sua imobiliária vai mantê-los. Se eles chegaram por um portal, talvez seja interessante indicar algum conteúdo no blog, ou adicioná-los às suas redes sociais.

6 – Suporte dedicado

Dedicação é a chave mestra para abrir as portas no mercado imobiliário. Por isso que o atendimento precisa ser sempre de qualidade. Assim:

  • Não deixe seus clientes esperando.
  • Evite atrasos.
  • Nada de ficar remarcando visitas e reuniões.
  • Ouça com atenção o perfil de seu futuro comprador.
  • Esclareça todas as dúvidas.
  • Use um CRM Imobiliário para manter o contato com ele.

7 – Compartilhar depoimentos

Já pensou em ter um depoimento de alguém que passou por sua imobiliária? Eles são muito bons por criar uma identificação com quem lê ou vê eles.

Claro que um texto bem escrito e uma menção ajuda, mas os vídeos são mais poderosos neste quesito. Eles irão fazer o cliente se sentir valorizado pela imobiliária, além de mostrar aos visitantes que sua imobiliária tem clientes muito satisfeitos.

8 – Interação e engajamento nas redes sociais

Por último, temos que lembrar das redes sociais, já que elas nos aproximam neste mundo digital em que vivemos. Use elas a seu favor e estabeleça conexões com estas dicas:

  • Marque localizações.
  • Interaja com as publicações de seus clientes.
  • Faça reposts quando achar necessário.
  • Marque alguns clientes em publicações que sejam dos perfis deles.
  • Responda às mensagens privadas.
  • Use todos os novos recursos das plataformas.

E para sempre manter seus clientes por perto, o Sigavi 360 tem um funil de vendas bem sólido e um CRM que não deixa você esquecer deles.

Assim, você pode programar visitas, conversas e organizar toda a rotina (e o administrativo) da imobiliária. Já temos diversos casos de sucesso de imobiliárias e corretores que usam nossa plataforma.E queremos que você seja mais um deles ao fidelizar clientes na imobiliária. Então, aproveite nosso teste grátis de 15 dias e experimente todas as funcionalidades da nossa plataforma imobiliária.

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