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Como fazer fotos que vendem imóveis

Corretor não é só quem apresenta casas. Com o crescimento da procura por imóveis através da internet, saber tirar e escolher fotos que vendem imóveis também é uma das habilidades necessárias para você se destacar como profissional.

As fotos dos imóveis são a porta de entrada para o seu negócio. É por elas que o cliente decide saber mais e entrar em contato com você.

Por isso é tão importante que você, como corretor conectado, saiba tirar as fotos ou tenha um olhar crítico na hora de escolher as que serão usadas no marketing. Isso faz toda a diferença!

Para te ajudar, nós do Sigavi separamos dicas incríveis e apps que vão dar up no seu repertório como corretor conectado. Assim você vai tirar as melhores fotos que vendem imóveis.

Tirar as próprias fotos ou contratar um profissional?

Quando se fala em fotos que vendem imóveis, o primeiro pensamento pode ser “tirar as próprias fotos ou contratar um profissional?” A resposta é: depende do seu tipo de trabalho.

Fotos de alta qualidade certamente se destacam das demais, valorizando os imóveis do seu portfólio. De nada adianta trabalhar com alto padrão de as fotos não fazem jus a ele.

Porém, contratar um profissional demanda investimento. Assim, se você ainda não pode investir, tirar as próprias fotos pode ser uma boa opção.

A verdade é que a maioria dos smartphones hoje conseguem realizar bem o trabalho, mostrando aquilo que é mais importante para o cliente. Só é preciso saber usá-lo. Vamos ver algumas dicas para fotos que vendem imóveis?

10 Dicas para tirar fotos que vendem imóveis

1.   Não deixe bagunça nas suas fotos

Ninguém merece ver louça na pia, poltrona fora do lugar ou a água do vaso sanitário, não é verdade?

Para evitar isso, aposte em um ambiente clean e bem harmonizado. Não falo apenas de deixar limpo, mas tirar tudo que cause excesso na foto. Remover a TV da sala de estar, por exemplo, pode mostrar maior amplitude do espaço

2.   Imóvel mobiliado

Eu sei que é muito difícil mobiliar um imóvel apenas para tirar fotos, mas fazer isso sempre que possível é um bom diferencial.

Aposte nisso quando for apresentar casas ou apartamentos para alugar. Mas lembre-se sempre da dica número um.

3.   Cômodos essenciais nas fotos

Tem alguns cômodos que não podem faltar nas fotos. Por exemplo, a cozinha e o banheiro são essenciais. Por quê? Ora, são eles que possuem estruturas mais fixas, como pias e torneiras, por isso o cliente sempre lembra desse aspecto.

Veja alguns pontos ao tirar fotos nesses cômodos:

  • Em cômodos mais amplos, use a fotos na horizontal.
  •  Tire fotos na vertical em cômodos mais estreitos, como banheiro ou despensa.
  • Tire sempre fotos com o vaso tampado.
  • As cerâmicas e azulejos precisam estar claros, tire manchas e sujeiras.

4.   O ângulo conta muito

Quando o assunto é tirar fotos que vendem imóveis, uma coisa importantíssima é o ângulo que você vai tomar.

Imagine sempre uma linha média, sendo que ela precisa estar entre o chão e o teto (algumas câmeras tem a grade que ajuda neste aspecto). Assim, nada de tirar fotos que de cima para baixo ou de baixo para cima, sempre no plano médio.

Esteja também atento às linhas dos objetos. Um box, por exemplo, pode revelar que uma foto está torta, caso suas extremidades estejam inclinadas na foto.

Por falar em ângulo, procure um local no ambiente que tenha a visão mais ampla e completa. Se necessário, invista em tripé. Há opções bem baratas que vão potencializar suas fotos.

5.   As 3 primeiras fotos são as mais importantes

As 3 primeiras fotos são o hall de entrada do álbum da casa. É baseado nelas que o potencial cliente vai prosseguir, ou não, vendo as outras. Já dá para adivinhar a dica, não é?

Capriche nas primeiras fotos. Pense que elas precisam resumir a ideia do imóvel que você quer vender. É um lar? Pode ser interessante uma foto de uma sala de estar. É a luminosidade? Que tal mostrar a cozinha com algumas janelas abertas?

6.   Luz e sombra

Esses são dois pilares da fotografia, a luz e a sombra se completam e precisam ambas estarem presentes. Mas lembre-se:

  • Não deixe que a luz estoure, ou seja, seja demasiada.
  • Dê preferência a luminosidade natural, mas dê um ar aconchegante com abajures e luminárias.
  • Sempre fotografe a favor ao foco de luz.
  •  Não deixe sua sombra aparecer na foto.
  • Use a sombra dos objetos para transparecer naturalidade, mas não exagere.

Muitas pessoas eliminam completamente as sombras do ambiente, mas a foto pode parecer bastante agressiva. Já ouvimos comentários como “estava tão branco que parecia um hospício”.

Pois é, mantenha sempre um ar natural nas fotos. É normal que tenha uma sombra de um vaso de planta, de uma torneira. Usando o ângulo certo ela pode ser um charme para sua foto.

7.   Qualidade das fotos

A experiência do seu cliente precisa ser impecável, por isso a sua foto não pode ser:

  •  Desfocada.
  •  “Craquelada”.
  • Mal iluminada.
  • Com zoom demais ou zoom de menos.

Além disso, salve sempre na máxima resolução do dispositivo para mostrar bem os detalhes.

8.   Qual o diferencial do imóvel? Use ele para tirar fotos que vendem

O que seu imóvel tem de cativante? Vista para uma paisagem natural? Uma boa churrasqueira? Quintal? Jardim? Varanda ampla?

Use isso sempre a seu favor. Faça fotos especiais desses locais. Para tanto, vale pensar com a cabeça do possível comprador. O que seria realmente importante para ele?

9.   Não minta nas fotos

Está tudo bem usar alguns programas de edição, vamos até falar deles. Mas nada de criar um cenário que se desconecta do real, ok?

Seu cliente está em busca de um lar e ele perceberá se houve trabalho de edição para esconder problemas. Além disso, não adianta mentir nas fotos se no dia da visita presencial o cliente vai confrontar toda a informação passada.

10.                 Adicione sua logo e contato no rodapé das fotos

Por último, vale sempre adicionar seus contatos embaixo da foto. Precisa ser algo discreto que não atrapalhe a visualização. Assim, se alguém compartilhar as fotos com outras elas saberão como chegar até você

3 Apps que vão facilitar sua vida de corretor conectado

Quer ser um corretor conectado e tirar fotos que vendem imóveis? Estes três apps podem te ajudar.

360º panorama

A gente já abordou aqui no blog o tour virtual. Ele proporciona uma experiência totalmente diferente ao seu contato e permite uma visualização mais imersiva da casa.

Para esse propósito o 360º panorama, com o app você faz uma sequência de fotos que o aplicativo irá transformar em uma só imagem em 360º graus.

Photoshop Express

Até quem é leigo em fotografia conhece o Photoshop. Ele está entre os preferidos dos profissionais. Contudo, você não precisa quebrar sua cabeça para fazer fotos que vendem.

O Photoshop Express é a versão do programa para celular, sendo que ele abriga as principais funções que você usará:

  • Foco e desfoque.
  • Definição automática.
  • Alta qualidade das fotografias.
  • Remover “ruídos” das fotografias.

Snapseed

Já o Snapseed está no top 3 de quem faz fotografia por hobby. O bom é que ele também pode servir para fotografar casas e apartamentos. A principal questão é que o app proporciona uma plataforma que se assemelha às funções de um software para computador.

Se for fotografar uma casa mobiliada, vai perceber que os detalhes dos objetos aparecerão no app com mais vivacidade, ele também regula muito bem o brilho e contraste, evitando que a luz “queime”.

Onde publicar as suas fotos que vendem imóveis?

Agora que você tem as melhores fotos é melhor postá-las em uma boa plataforma, não é?

Portais como OLX e Zap Imóveis pode até ser um bom lugar, mas lembre-se que ali, seus imóveis estarão numa vitrine muito ampla e do lado da concorrência.

Por isso, postá-lo em suas redes sociais pode ser a primeira opção mais estratégica. Ah! Tenha em mente que o público do Instagram e do Facebook reage de maneira diferente ao conteúdo visual. Assim, o melhor é colocar só as melhores fotos nas suas mídias.

Entretanto, todas as demais podem estar presentes em seu site para corretor de imóveis. Nele, você pode distribuir os anúncios de maneira estratégica e que chame mais atenção ao seu cliente.

Neste quesito, conte com o Sigavi Connect. Nele você pode:

  • Ter acesso a um site exclusivo.
  • Avaliar o número de contatos vindo das redes sociais.
  • Acompanhar o seu cliente pelo funil de vendas.
  • Ter uma ‘secretária virtual’ que te lembra das atividades e contatos que precisam ser feitos.
  • CRM, conteúdos exclusivos de Marketing Digital e seu próprio blog.

O Sigavi Connect foi feito com a missão de te transformar no melhor corretor conectado. Não perca tempo e conheça já todas funções que a plataforma oferece.

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