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Vantagens e Desvantagens da Franquia de Imobiliárias

A franquia de imobiliárias pode ser uma ótima opção de crescimento nos negócios, seja para um corretor ou para uma imobiliária em ascensão.

Apesar dos desafios da pandemia que afetaram a  economia do país, a ABF, Associação Brasileira de Franchising, registrou que o mercado já apresenta uma ótima recuperação em 2021.

Franquias podem ser um ótimo investimento, mas a escolha da empresa precisa ser muito bem pensada e planejada para cada necessidade de negócio.

Por esse motivo, iremos conferir neste artigo quais as vantagens e desvantagens de uma franquia de imobiliárias, um guia sobre as melhores franquias voltadas a este setor de mercado e quais cuidados na escolha deste tipo de investimento.

O que é uma franquia de imobiliárias? 

Inicialmente, vamos definir o conceito de franquias.

Segundo o site do Sebrae, franquia ou franchising empresarial é o sistema pelo qual uma empresa (franqueadora) cede à outra (franqueado) o direito de uso da marca ou patente, associado à distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos, ou serviços.

Assim, se tratando de uma franquia de imobiliárias, quem deseja abrir ou expandir seus negócios, talvez decida aderir a uma franquia que já exista no mercado, podendo assim usufruir da segurança de uma marca já consolidada, bem como de seus métodos de trabalho. 

Portanto, a franquia é um contrato de afiliação comercial. Assim sendo, vejamos como funciona uma franquia de imobiliárias.

Como funciona uma franquia de imobiliárias?

Geralmente, uma empresa que compra uma franquia, está comprando o direito de abrir uma empresa com a mesma marca que vai funcionar como uma filial da franquia nos locais especificados no contrato. Com isso, o comprador pode aproveitar do know-how e da reputação sólida da marca no mercado de imóveis, o que vai facilitar as vendas.

Dessa forma, ao comercializar um imóvel, o franqueado usará o nome da franquia, receberá suporte para tarefas administrativas e poderá contar com a estrutura de fornecimento e gerenciamento da matriz. 

Além disso, o franqueado pode contar com o assessoramento e treinamento contínuo da matriz, esse modelo rápido de know-how diminui os riscos financeiros.

Para tanto, deverá ser pago inicialmente uma taxa para o direito de uso da marca e um valor pago mensalmente, ou seja, os royalties sobre o faturamento. 

Vocabulário para entender sobre franquias

Estamos utilizando alguns termos que podem parecer novos para você, por isso vamos colocar alguns significados para você entender melhor do que se trata:

  • Franqueado: é aquele que compra o direito de uso de certa marca.
  • Franqueadora: empresa que dá ao franqueado o direito de uso da marca, sua experiência de mercado e dá suporte em todo o período de franqueamento.
  • Faturamento Médio: é uma estimativa de quanto o franqueado pode alcançar conforme o plano impulsionado pela franqueadora.
  • Royalties: garantem o funcionamento da franquia. São valores pagos mensalmente à franqueadora para os serviços de suporte ao franqueado, incluindo o marketing e outros.
  • Taxa de franquia: ela é paga após a assinatura do contrato de aquisição da franquia.
  • Prazo de retorno: o tempo em que o franqueado terá o retorno do investimento realizado.
  • Circular de Oferta de Franquia (COF): documento apresentado pela franqueadora ao candidato contendo as informações sobre a seleção exigidas pela Lei de Franchising n.13966/19.
  • Capital de giro: reserva financeira necessária para manter a franquia nos primeiros meses.

Franquia de Imobiliárias no Brasil

Já existem empresas bem estruturadas no mercado imobiliário brasileiro que podem ser boas opções de negócios para quem está procurando uma franquia.

Abaixo estão listadas algumas franquias de imobiliárias associadas à ABF, que poderão ajudar na expansão de seus negócios:

  1. Franquia Leardi – com investimentos a partir de R$50.000 com retorno de 18 a 24 meses.
  2. Franquia Remax – investimentos a partir de R$100.000 e retorno de 18 a 24 meses. Possui 512 unidades no Brasil e presente em 118 países.
  3. Apolar Imóveis – investimentos a partir de R$165.000 com 60 unidades no Brasil e 4 no exterior.
  4. Franquia Manager – investimentos a partir de R$54.800 com 14 unidades.
  5. UNE Imóveis – investimentos a partir de R$25.000 com retorno de 2 a 6 meses com 39 unidades.

Lembrando ser de suma importância que o franqueado estude e pesquise o suporte oferecido pelas franquias e não somente os custos do investimento inicial. 

Outro aspecto fundamental é conversar com os franqueados da rede e conferir a lista de encerramentos (os negócios que fecharam nos últimos 12 meses) sobre essa empresa.

Entre os serviços oferecidos pelas franqueadoras podem estar incluídos os softwares de gestão, cursos de capacitação, os procedimentos operacionais, além disso, o interessado deve ficar atento às taxas, contribuições e os royalties para evitar surpresas.

Vantagens de uma franquia de imobiliárias

Com certeza a força do franchising é justamente sentir-se parte de um grupo. Assim, os aspectos positivos da franquia estão diretamente relacionados a desfrutar de uma reputação que pode ser conhecida não só nacionalmente, mas também internacionalmente.

O sucesso é obtido a partir de um sistema formatado onde o franqueador tem interesse em zelar pelo nome ou marca que possui, por esse motivo uma grande vantagem é que o franqueado recebe o apoio de que precisa para tocar o negócio.

E como a empresa franqueada já nasce com um nome forte no mercado, a taxa de sucesso tende a ser maior que a de empresas iniciantes e o risco empresarial é reduzido em virtude da assistência, consultoria e a orientação dada pela franqueadora para eventuais dificuldades.

Outra vantagem é a existência de um planejamento de custos da instalação, que costuma ser padronizada pela franqueadora, o que facilita a montagem da estrutura inicial e a previsão de gastos.

Vários franqueados apontam ainda mais vantagens no sistema de franquias, como:

  • Redução dos custos de gestão;
  • Baixo capital imobilizado;
  • Boa opção para empreendedores locais, já enraizados no mercado;
  • Relação com fornecedores com vantagens acordadas pela matriz;
  • Trabalho de marketing desenvolvido para a projeção da marca ao nível nacional.

Entretanto, ‘nem tudo são rosas’ no negócio de franquias. Há desvantagens sérias que precisam ser analisadas para verificar se, no seu caso, este será um negócio viável.

Desvantagens da franquia de imobiliárias

É possível perceber que dependendo da escolha da franquia, os resultados podem ser muito rentáveis. Entretanto, uma franquia de imobiliárias pode não ser o negócio certo para alguns, principalmente se eles não apreciam processos padronizados.

Existem regras impostas com certo rigor pela matriz e que não permitem que o corretor ou imobiliária gerencie o negócio como gostaria.

Um ponto de discussão também sobre as franquias e pode incomodar a alguns é o argumento de que o franqueado não é o dono de sua marca, ele trabalha muito, mas apenas para construir a marca de “outra pessoa”.

Outra desvantagem das franquias é que pode ser difícil sair da marca. Com o tempo a imobiliária pode crescer e conseguir sua própria clientela, no entanto, uma saída antecipada de contrato costuma gerar altas multas para o franqueado.

Um cuidado necessário é que o contrato de franquia precisa ser muito bem definido com relação à área de atuação da imobiliária. Investir numa franquia que coloque outros franqueados em locais muito próximos ao seu negócio, pode prejudicar seu volume de vendas.

Algumas reclamações frequentes a serem analisadas pelos que estão estudando entrar em uma franquia são:

  • Custos elevados dos royalties;
  • Restrições sobre os locais a operar;
  • O nome fica ligado à toda a rede, caso haja erros de gestão da matriz ou problemas em uma filial, toda a rede franqueada pode ser afetada negativamente.
  • Algumas filiais podem ser obrigadas a adotar sistemas de gestão que são ‘engessados’ e não se adaptam às necessidades de seu negócio.   

Invista no melhor

Com base nas informações dos prós e contras das franquias é possível notar que elas por si só, não são garantia de sucesso, se não houver princípios de boa administração, trabalho árduo e o cuidado inicial na busca de uma franquia bem caracterizada no mercado.

Conforme vimos, uma das restrições sobre os franqueados envolve a escolha do software de gestão pela franqueadora, o que é muitas vezes palco de discussão entre as duas partes, visto que os franqueados costumam utilizar ferramentas próprias de gestão.

Sabemos que todos anseiam pelo sucesso rápido, no entanto, seria prudente analisar seus passos para saber se esse é um negócio indicado para você.

Independente da sua decisão, você merece o melhor quando o assunto é tecnologia no mercado imobiliário.

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