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Gestão de conflitos na equipe de corretores imobiliários

Com tanta diversidade de ideias é comum haver conflitos em uma equipe de corretores imobiliários. Quem administra esse time sabe que não é fácil lidar com isso.

Faz parte do dia a dia de muitos corretores lidar com a concorrência, treinar aprendizes, resolver os problemas dos clientes, lidar com novas tecnologias e logicamente prospectar os leads.

Lidar com pessoas o tempo todo pode ser desgastante. Então, num ambiente assim, é preciso melhorar as práticas do trabalho em equipe para que os conflitos sejam bem administrados e todos saiam ganhando.

Dessa forma, quando surgirem desentendimentos na equipe de corretores imobiliários, não teremos disputas calorosas, insatisfação de clientes e nem inimizades.

Neste artigo analisaremos as causas de conflitos, como criar um plano de ação para a gestão de conflitos e como preveni-los.

Tipos de conflitos na equipe de corretores imobiliários

Primeiramente, precisamos entender que os conflitos ocorrem pela diversidade de ideias e como sabemos, isso não é ruim.

O problema é que algumas empresas não aprenderam a mediar estes conflitos e isso pode se tornar algo negativo.

Os tipos de confrontos que ocorrem na equipe de corretores imobiliários são similares aos de outras empresas, eles podem estar voltados para o lado pessoal, interpessoal ou organizacional.

Os conflitos de ordem pessoal estão relacionados a como uma pessoa lida consigo mesma e isso pode culminar em insatisfação ou frustração.

Já os de origem interpessoal são os que causam mais atritos, ocorre quando a equipe encara uma situação sob diferentes pontos de vista.

Os conflitos organizacionais não estão ligados ao lado pessoal, estão mais voltados para os processos e rotinas das empresas.

Causas de conflitos

Uma vez identificados os tipos de conflitos existentes numa equipe de corretores imobiliários, precisamos entender melhor que fatores causam atritos.

Como vimos, o dia a dia dos corretores não é nada fácil, e nisso surgem algumas controvérsias que podem ser causados por:

  • Mal entendidos por falta de comunicação;
  • Falta de cooperação nas equipes;
  • Diferenças em métodos ou estilos de abordagem;
  • Valores ou objetivos discordantes

Outros conflitos na imobiliária podem ocorrer devido à:

  • Mudanças estruturais ou tecnológicas;
  • Sobrecarga de trabalho;
  • Solicitação de atividades fora do escopo do trabalho;
  • Comportamentos tóxicos tolerados na empresa.

Aliás, o comportamento tóxico pode ruir a confiança entre os membros da equipe e pode gerar graves desvios comportamentais, como: discriminação, assédio moral, bullying, agressões verbais ou físicas.

Diante desses fatores, como obter métodos de gestão de conflitos para haver respeito e equilíbrio numa equipe de corretores imobiliários?

O papel do gestor

Eventualmente, a própria equipe poderá resolver seus conflitos. Mas às vezes é preciso intervir para ajudar.

A figura do gestor servirá para tomar a frente de modo a implantar uma dinâmica de gerenciamento de divergências e assim impedir que elas tomem proporções maiores.

Quando perceber conflitos em potencial, cabe ao gestor antecipar medidas para avaliar e buscar um desfecho benéfico para todos.

Se ele demorar a intervir, os desentendimentos poderão se aprofundar e ser levados para o lado pessoal, podem se tornar mais complexos de resolver. Isso poderá reduzir também a produtividade e desenvolver um ambiente hostil.

Sem uma solução, será difícil reter os corretores ali, e com isso aumentará a rotatividade na imobiliária.

Plano de ação para a gestão de conflitos

Nem sempre um gestor agirá como um árbitro ou juiz, o ideal é que ele seja um mediador. O princípio é manter todas as partes calmas e ter em mãos um plano de ação que envolve:

Identificar a fonte do conflito

Já vimos algumas causas comuns dos conflitos, mas nessa fase de identificação, o gestor deverá tentar se aprofundar para chegar à raiz do problema, porque o motivo nem sempre é aparente.

Criar o ambiente certo para conversar

Para conversar, o local deve ser neutro. Se for presencial ou por videoconferência é importante determinar quanto tempo a reunião vai demorar. Também, o gestor deve certificar-se de que todos tenham tempo para expor seus pontos de vista sobre o assunto.

Se for possível, separe a pessoa do problema

Ajude a equipe a entender que não são as pessoas que devem ser atacadas e sim o problema. Isso ajuda a amenizar reações agudas a qualquer tipo de declaração, assim será possível resolver o conflito por meio da cooperação, baseado no respeito e desejo de ajudar.

Comunicação aberta e não violenta

Todos os envolvidos devem ter a oportunidade de falar. Além disso, ninguém deve controlar a conversa. Peça-lhes que substituam o “você” pelo “eu”. Em vez de: “Você esqueceu do prazo que combinamos” diga “Estou aborrecido de que o compromisso não foi cumprido”.

Construir acordos e dar orientação

Ao esclarecer a fonte do conflito e conversar com ambas as partes, pode-se alinhar as ideias através de um brainstorming. Se possível, os gestores devem buscar pontos de concordância para cumprir o objetivo comum, que é resolver o assunto.

Em seguida, o gestor deve orientá-los sobre o que devem fazer e avaliar para evitar novos conflitos.

Prevenção de Conflitos

O plano de ação ajudará o gestor a lidar com uma situação de conflito já estabelecida. No entanto, trabalhar na prevenção de conflitos pode ajudar a equipe de corretores imobiliários a melhorar juntos, quando perceberem que o problema está voltando à tona.

Algumas estratégias eficientes de prevenção de conflitos são:

Descrições de trabalho claramente definidas;

→ Definir os prazo e as atividades prioritárias para a equipe;

→ Reuniões regulares estratégicas;

→ Coletar feedbacks sobre o ambiente de trabalho;

Fornecer treinamento para o desenvolvimento pessoal;

→ Elaborar e cumprir código de conduta e ética para coibir posturas abusivas;

→ Pesquisas contínuas para melhorar a cultura organizacional;

→ Promover tratamento igualitário;

Além dessas medidas de prevenção, é muito importante que se trabalhe entre as equipes momentos de desconcentração para tanto promover a interação entre os corretores quanto para valorizá-los.

Já falamos em posts anteriores como promover ambientes assim a fim de manter a equipe unida e ter a melhor equipe de corretores.

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De fato, os conflitos são inevitáveis, mas quando bem gerenciados ajudam a empresa a crescer assim como o relacionamento entre as equipes.

O SIGAVI 360 é um CRM Imobiliário que pode distribuir o atendimento automaticamente, ajudando a definir as atividades entre as equipes de corretores imobiliários, o que poderia diminuir os conflitos.

Ele também pode ajudar o gestor a tomar decisões mais acertadas por fornecer relatórios completos sobre o desempenho da equipe.

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Suas ações para a gestão de conflitos na equipe de corretores imobiliários pode ajudar muito sua empresa a ampliar a produtividade e a lucratividade.

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