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GESTÃO DO TEMPO

Gestão do tempo para corretores imobiliários

Atualmente, a gestão do tempo é um dos tópicos mais debatidos ao analisar as metas das empresas. Usar o tempo de forma proveitosa e eficiente pode não só aumentar a produtividade, mas também garantir a construção de um alicerce para equipes de alto desempenho. 

Você que está acostumado com a rotina no mercado imobiliário, entende o que estamos falando. Entre organizar seus compromissos, visitas, manter e-mails sobre controle, telefonemas ao longo do dia, sua família e vida social, aquela consulta marcada não é difícil se imaginar como um malabarista.

Por esse motivo, veremos neste post qual a importância da gestão do tempo e sugestões que podem ajudar gestores e agentes a aproveitá-lo melhor.

Importância da gestão do tempo

Dividir o tempo entre atividades e prioridades específicas faz parte da gestão do tempo. Toda vez que gerenciamos o tempo com sabedoria, melhoramos o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e aumentamos a satisfação e a felicidade.

Ter essa gestão garante liberdade, pois ajuda a planejar o dia com eficiência. Não precisar fazer as coisas na correria, diminui o estresse e a procrastinação. Além disso, aumenta a produtividade, permite ter foco no que realmente é importante, ajuda a ter mais confiança e a ganhar tempo para planejar, criar e recriar.

Se temos a sensação de que nunca sobra tempo para aquela tarefa, que o dia não rende ou que não o estamos gastando do jeito que gostaríamos, pode ser que a forma que o administramos precisa de ajustes.  

Assim, as 9 sugestões encontradas neste artigo podem ajudá-lo a aproveitar melhor o seu tempo. 

9 Sugestões para aproveitar melhor o seu tempo

1 – Comece pelo mais difícil

Sabe aquela tarefa que você conseguiu adiar até agora e só de pensar nela você fica mal-humorado? Pode ser que você tenha bons motivos para adiá-la, mesmo assim a satisfação de terminá-la deve ser sempre maior do que a de começá-la.

Se possível, divida a temida tarefa em etapas e execute-a quando tiver o primeiro tempo livre. O resultado é que você se sentirá mais realizado e poderá estabelecer novos alvos.

2 – Defina o que será feito no dia seguinte

No final de cada dia, atualize a lista de tarefas do dia seguinte, isso o ajudará a se concentrar no que deve ser feito ao chegar e a não perder tempo pensando no que deve fazer primeiro.

Tenha cuidado com mensagens e e-mails, estabeleça horários para eles. Se começar a atender todas as mensagens, vai perder o foco dos seus objetivos, lembre-se disso!

3 – Estabeleça limites de tempo 

Sobre gestão do tempo, John Rampton, colaborador da revista Forbes, considera como sua dica favorita, o estabelecimento de limites de tempo para cada tarefa. 

Definir a quantidade de tempo necessária para fazer algo, facilita na fredução da procrastinação e no bloqueio de distrações externas. Assim, determine quando é o tempo ideal para a criatividade, aconselhamento ao cliente ou questões de conflito. 

Até mesmo um simples gesto de padronizar e-mails ou mensagens criando uma coleção para a equipe, por exemplo, já encurtaria o tempo para obter respostas mais ágeis dos clientes. 

4 – Elimine a procrastinação

Adiar para amanhã o que pode ser feito hoje pode custar um preço muito alto, principalmente em uma imobiliária, onde tempo significa dinheiro. Seja um novo treinamento adiado, uma nova forma de captação de leads ou um simples telefonema para o cliente.

Imagine descobrir que um dia antes da sua ligação o seu cliente fechou negócio com um concorrente? Quem já passou por isso, sabe como pode ser frustrante.

Para casos assim, há uma sugestão interessante – a regra dos 2 minutos. Essa regra diz que se a tarefa pode ser concluída em 2 minutos, faça logo! 

5 – Tenha um bloco fixo de compromissos

Ainda sobre e-mails, tenha em mente que algumas dúvidas que os clientes têm podem ser simplesmente respondidas por e-mail em vez de uma ligação de 30 minutos, dependendo da prioridade. Não raro, a disponibilidade constante o priva de aproveitar melhor o tempo.

Um bloco fixo de compromissos é de grande ajuda para os agentes imobiliários, nele podem ser inseridos os horários dos compromissos com os clientes, os horários de visitas, os períodos de atendimento no escritório e até mesmo negócios pessoais.

6 – Cuidado com as longas pausas, mas faça pausas

Durante uma pausa, você olha para o relógio e pensa: “O cafezinho está ótimo, mas este é o melhor horário para falar com aquele cliente!”

Se a conversa continuar, será difícil falar com este cliente em outro horário. Por isso, você precisa de disciplina para regular o tempo das suas pausas entre uma tarefa e outra. Alongar as pausas seja para uma conversa, mais uma conferida no WhatsApp, ver como as coisas estão no Facebook ou no Instagram pode ‘roubar’ o tempo produtivo de sua equipe.

Pausas são importantes para garantir o foco nas tarefas seguintes. Por exemplo, você não deve pular refeições e ficar muitas horas seguidas sentado. Entretanto, seja equilibrado ao programar pausas para não sofrer com excesso de trabalho e nem se entregar a ladrões de tempo.

7 – Use a tecnologia para a gestão do tempo

Não podemos falar sobre gestão do tempo, e não falar de tecnologia, afinal a cada dia que passa, alcançamos mais informatização e o uso de aplicativos e softwares de gestão tem facilitado cada vez mais a vida de gestores e corretores.

Gerenciar tarefas, cronometrar o tempo gasto com atividades, organizar arquivos, comandar alertas para não esquecer compromissos, você não precisa guardar tudo isso sozinho na cabeça! Existem diversos aplicativos que prometem lembrá-lo de suas tarefas. 

8 – Pratique a disciplina!

A disciplina na gestão do tempo poderá ser a chave para você alcançar o sucesso. Sempre que você faz coisas óbvias de forma consistente, e que geralmente os outros sabem, mas relutam em fazer, você se coloca à frente deles.

É preciso saber também que disciplina não é talento, ela é como um músculo que precisa ser treinado e desenvolvido. Criar os hábitos corretos agora em sua imobiliária fará grande diferença no curto e longo prazo.

9 – Tenha um sistema organizado

Aproveitamos melhor o tempo quando não precisamos perdê-lo procurando papéis, tentando achar anotações importantes ou itens essenciais ao trabalho. Esses inconvenientes são gerados pela falta de organização de arquivos e espaço de trabalho.

Ter uma agenda à parte com nomes e telefones sempre à vista pode ser algo útil, porém não é nada funcional.

Alguns corretores perdem tempo abrindo e fechando planilhas para efetuar tarefas simples. Ter uma pasta no computador para registrar os dados dos clientes, outra para guardar os contratos, acaba gerando um trabalho demorado, que poderia ser facilmente organizado e automatizado.

Para agilizar o trabalho, é importante dispor de um bom CRM Imobiliário.

Aproveite melhor o seu tempo com o SIGAVI

O Sigavi 360 é o melhor CRM imobiliário disponível no mercado atualmente. Com ele você consegue organizar toda a sua rotina de trabalho.

Como vimos, ter gestão do tempo é sinônimo de disponibilidade para tarefas mais estratégicas. Garante liberdade para gerenciar melhor sua equipe, para cuidar dos clientes e para cuidar de você mesmo!

Com o SIGAVI 360, é possível se organizar com um software de gestão cujo objetivo é otimizar os processos de captação de clientes, contendo as informações deles e dos imóveis em um único lugar e o preenchimento automático de contratos, tudo para facilitar sua vida.

Você pode ver com quem não fala há algum tempo e que clientes precisam de melhor acompanhamento. Veja em nosso blog o artigo: “Aprenda a ganhar tempo usando o Sigavi” para se convencer como essa ferramenta pode ajudar você.

Com certeza, visualizar na prática todos os benefícios do SIGAVI 360 é bem melhor do que falar!

Se você espera alcançar objetivos importantes visando a gestão do tempo, fazer uma parceria com nossa equipe será um presente para você e sua imobiliária!

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