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Gestão Imobiliária Eficaz: 8 práticas de sucesso

O mercado imobiliário não para de crescer! E contar com uma gestão imobiliária eficaz é essencial para os resultados do seu negócio.

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias projeta um aumento de 35% nas vendas de imóveis em comparação ao ano anterior. Isso mostra que, independentemente do cenário que a sociedade atravessa, o setor segue aquecido, ainda mais com o surgimento de novas tecnologias. 

A alta demanda de trabalho sobrecarrega a imobiliária que está tentando se desdobrar para aproveitar o momento. Com tanto desenvolvimento, é natural que venham desafios cada vez maiores. Nessa hora, os donos de imobiliárias percebem os problemas na gestão na empresa.

Pensando nisso, separamos 8 práticas de gestão imobiliária para você analisar que melhorias pode aplicar ao seu negócio.

Gestão financeira

Acessível tanto a grandes empresas quanto a imobiliárias de médio ou pequeno porte, o planejamento financeiro é imprescindível para que o negócio prospere. 

Algumas práticas para uma gestão financeira eficaz são:

  • Controle sobre o fluxo de caixa, ou seja, a entrada e saída de recursos; 
  • Análise constante de despesas, para que o gestor saiba onde cortar gastos e economizar
  • Avaliação cuidadosa dos investimentos e gerenciamento de inadimplência, onde deve-se analisar se os pagamentos de aluguéis estão sendo feitos na data correta.

Certamente, a gestão imobiliária e a financeira andam lado a lado. Uma não pode receber mais atenção que a outra, as duas são igualmente necessárias para a saúde do negócio. 

Um bom controle financeiro é o primeiro passo para tirar a empresa do vermelho e voltar a ter lucros.

Gestão patrimonial

A gestão financeira, mencionada acima, depende diretamente de uma boa gestão patrimonial. Ela se refere à boa organização da empresa.

Organize todos os seus documentos de modo que todos possam encontrá-los quando precisar. Se possível, tenha cópia digital de todos eles, para que o fluxo na imobiliária seja mais prático e não haja o risco de perder ou danificar os originais.

Tenha pastas específicas em meios digitais ou físicos para organizar as contas, contratos, taxas e impostos, documentos de clientes, etc.

Delegue a tarefa a um funcionário que fique responsável pela manutenção do prédio e dos equipamentos da empresa, para garantir que as coisas fiquem funcionando sem atrapalhar o fluxo de trabalho na imobiliária.

Gestão de pessoas

Uma equipe feliz e motivada é uma equipe produtiva. 

E quando falamos de equipe de corretores, essa motivação deve ser constante, pois estamos lidando com vendedores cujo produto a ser negociado tem grande valor patrimonial. É necessário um bom poder de persuasão junto ao cliente.

Alguns pontos de atenção na gestão de pessoas são:

  • Estabeleça regras claras para o rodízio de atendimento, evitando desentendimentos na equipe; 
  • Explique abertamente como são calculados os valores de comissões de vendas de imóveis
  • Trabalhe com metas tangíveis, inclusive planejando eventuais premiações.

E, claro, não esqueça que uma imobiliária não se faz apenas com corretores, mas com colaboradores igualmente importantes, como profissionais do escritório, da limpeza, manutenção e afins, sejam eles contratados ou terceirizados. 

Eles devem receber a mesma atenção e respeito que os demais.

Profissionais qualificados e capacitação da equipe

Um bom profissional de vendas muitas vezes demanda um investimento um pouco maior, mas o retorno que ele traz à empresa compensa. No mercado imobiliário, o know-how é importantíssimo. 

Para alcançar bons números na empresa, um bom corretor precisa:

  • Entender o funcionamento de uma imobiliária;
  • Saber identificar os perfis dos consumidores;
  • Conhecer as melhores técnicas de prospecção e persuasão;
  • Conhecer bem o mercado que vai atuar.

Talvez seja necessário providenciar treinamentos para a equipe de vendas ter uma melhor capacitação nestes pontos.

Como as mudanças são constantes, fazer treinamentos de reciclagem também é importante.

Renovar a equipe não significa necessariamente trocar profissionais. Você pode melhorar o acesso a novos conceitos, torná-los mais competentes e prontos para lidar com inovações.

Tenha um site e canais de atendimento práticos e funcionais

O público-alvo de uma imobiliária é abrangente e recebe clientes dos mais diversos perfis, o que inclui tanto pessoas com mais desenvoltura ao uso da tecnologia quanto aquelas que não estão habituadas a usar um computador ou smartphone.

Assim, o site de uma imobiliária deve ser prático e intuitivo, em que a pessoa possa navegar sem grandes dificuldades, porém, deve ser rico em informações, para que todas as dúvidas e questões sejam sanadas.

E, os canais de atendimento, que hoje vão muito além do telefone, precisam ser funcionais, estar ao acesso do cliente.

Preocupe-se com a rapidez no atendimento e deixe o cliente confortável para fazer perguntas. Isso também faz parte de uma gestão imobiliária eficaz.

Atualize-se e se mantenha sempre atento às tendências do mercado

As necessidades dos clientes mudam o tempo todo. A imobiliária deve estar atenta a todas as mudanças no mercado e na forma como os clientes querem ser atendidos.

Como diz o ditado: “camarão que dorme a onda leva”. A concorrência é grande no mercado imobiliário, para estar sempre a frente o gestor precisa estar “antenado” com as mudanças no seu segmento.

Apareceu uma nova tecnologia? Percebeu mudanças no comportamento dos consumidores? Ficou sabendo de eventos do mercado imobiliário?

Fique por dentro de tudo o que acontece ao seu redor, filtre as boas práticas e as traga para a sua imobiliária.

Utilize a tecnologia a seu favor

São inúmeras as alternativas que a tecnologia nos entrega. E esse segmento não para de evoluir. A cada dia, conhecemos inovações que se tornam parte de nossas vidas e facilitam as atividades cotidianas, como aplicativos e sites para:

  • Mensagens e redes sociais;
  • Scanners de plantas de imóveis e documentos;
  • Nuvens de armazenamento;
  • Edições de vídeos;

Essas soluções podem ser utilizadas na sua empresa para facilitar a comunicação, otimizar processos e aumentar a produtividade da equipe, pois organizam facilmente as tarefas.

Pesquise e conheça aplicativos e softwares que podem ser utilizados na gestão imobiliária.

Tenha um CRM imobiliário

Muitos desses aplicativos acima podem ser substituídos por um bom CRM Imobiliário.

Se você ainda não conhece, CRM significa Customer Relationship Manager ou simplesmente Gestor de Relacionamento com o Cliente, uma solução de tecnologia que merece um destaque. 

O Sigavi 360 é um dos melhores CRM do mercado imobiliário.

Com ele você poderá cadastrar seus clientes e ter maior controle e organização na forma como eles são atendidos. Ele é fácil e intuitivo de usar e você consegue acompanhar facilmente cada passo das negociações que acontecem na imobiliária.

Além disso, o Sigavi 360 pode fornecer relatórios completos que darão todas as informações necessárias para uma gestão imobiliária eficaz, pois tudo fica minuciosamente registrado e integrado.

Que tal fazer um teste para melhorar sua gestão? Clique aqui para conhecer o Sigavi 360.

Essas são boas práticas que contribuem com uma gestão imobiliária eficaz. Aplicá-las em sua empresa vai te ajudar a alavancar vendas e alcançar os melhores resultados, afinal, em um mercado em constante desenvolvimento, é necessário estar atento às soluções e inovações.

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