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Guia de Marketing Digital para a sua imobiliária

Marketing Digital para Imobiliárias é a maneira mais sólida de se destacar no mundo dos imóveis e chegar até seus clientes.

O universo da internet tem sido tão explorado por corretores e imobiliárias, que até mesmo salões online têm sido feitos. Os resultados são bastante positivos e têm apresentado uma boa perspectiva de como o digital pode ser um ambiente para concretização de vendas.

Se a sua imobiliária ainda tem dificuldades para implementar ferramentas digitais em sua rotina de negócios, essa é a hora de analisar com calma os investimentos que podem ser feitos.

Para te ajudar, nós do Sigavi 360 preparamos um Guia Completo de Marketing Digital para a sua imobiliária. A idéia é que, depois da leitura, você já esteja preparado para abraçar de vez o mercado imobiliário digital.

O que é o Marketing Digital?

Então, para começar nossa jornada por esse Guia sobre Marketing Digital, vale a pena relembrar o conceito por trás do termo. Como você deve saber, Marketing diz respeito às ações que determinada empresa toma para que sua marca seja reconhecida e seu produto consumido.

Ao falar de Marketing Digital estamos muito próximos do mesmo conceito. A diferença está na abordagem que se concentra na internet. Os meios digitais como redes sociais, aplicativos e plataformas são a base deste tipo de propaganda.

Fácil de incorporar?

Apesar do conceito pouco complexo, não se trata de uma tarefa simples. Rafael Mota, autor do livro “Transações Imobiliárias”, explica que entender a dinâmica por trás desse setor é um dos pilares do marketing imobiliário. 

Além disso, é preciso promover o planejamento da segmentação do mercado com base nas características dos consumidores, analisar as forças do micro e macro ambiente, formular estratégias de planejamento etc.

Vale lembrar que quando usamos o termo “Marketing Digital”, falamos de um enorme espectro de atividades e ferramentas que podem ser usadas. E duas das principais delas são:

1. Inbound Marketing

A frase “você quer comprar este imóvel?” dificilmente aparecerá nessa abordagem. O Inbound Marketing leva em consideração que uma relação de confiança precisa ser instituída até que o lead realmente compre seu produto.

Na verdade, o tipo de material que você oferece é responsável por cativá-lo. Um grande exemplo desse fenômeno são os Youtubers. A maioria deles cria uma popularidade por meio de vídeos e depois cria sua marca com roupas, acessórios e produtos.

O mais incrível é que o público compra o material, uma vez que já conhece o influencer e acredita na qualidade do que está sendo disponibilizado. Assim, a estratégia é atrair por meio de podcasts, posts, vídeos etc.

2. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é centrado em trazer visitantes para o seu negócio. No caso da imobiliária, você vai atrair para seu blog ou site aquela pessoa que ainda está buscando informações, e a partir dessa captação vai construir um relacionamento.

O Marketing de Conteúdo está mais preocupado em fidelizar clientes, com uma abordagem a longo prazo. Já o Inbound preza por resultados mais rápidos e, por isso, geralmente é feito em conjunto com campanhas de mídia (anúncios ou aqueles links patrocinados).

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Por que usar o Marketing Digital na sua imobiliária?

Depois de entender com clareza o que é o Marketing Digital para Imobiliária, podemos elencar alguns motivos para você incorporá-lo à sua estratégia de atração:

Conversar na linguagem do cliente: atualmente a internet é o principal meio de interação e aquisição de serviços e produtos. Sendo digital, você consegue interagir do jeito que seu cliente gosta e usa.

Maior alcance: enquanto para fazer uma abordagem por telefone você precisa discar um monte de números e aguardar a disponibilidade do outro, na internet seu post trabalha para você 24 horas por dia. Sem falar que muitas vezes o próprio prospect é que te encontra.

Autoridade: sabemos que a máxima “se não está na internet, não existe” é muito utilizada hoje em dia. Então, para que os consumidores consigam enxergar sua imobiliária com credibilidade é melhor fornecer materiais que concretizem sua autoridade.

Precisão nos resultados: dos cartões que você já entregou, quantos retornaram? E qual é a medida entre o gasto com o material e tempo versus as vendas feitas? Pois é, muita conta para ser feita. Mas com o Marketing Digital dá para descobrir tudo isso apenas com alguns cliques.

Personas: a pessoa certa no lugar certo

Ao começar suas campanhas online, você vai se deparar com a palavra “persona”, que é o consumidor ideal de um produto específico. Como estamos falando do mercado imobiliário, seria o comprador idealizado.

Ou seja, aquele público específico que você quer atender. Digamos que seu foco está em pessoas de classe A para apartamentos de alto padrão. Para traçar suas estratégias você vai precisar caracterizar um pouco mais o seu comprador ideal entendendo:

  • Qual a idade dele?
  •  Os Hobbies?
  •  Onde ele mora?
  • Quando ganha?
  • Seus objetivos de vida?

Para facilitar, você até dar nome e sobrenome e escolher uma fotografia que ilustre quem é o tipo de público, ou a persona, que quer atender.

Prospect: a pessoa que está a um passo da compra

A imobiliária recebe diversas pessoas ao longo do mês. Há algumas que já tem em mente a casa que desejam comprar, outras querem apenas conhecer as opções disponíveis. E há quem quer saber valores para se preparar para o futuro.

Diversos perfis, mas poucos com vontade de fechar uma compra, não é? Então, o “Prospect” é aquele que está mais confiante da decisão que vai tomar. E para demonstrar a certeza, ele disponibiliza alguma informação com você: email, telefone, WhatsApp.

Assim, com os dados pessoais dele, você pode manter contato e criar um relacionamento que facilite a venda .

Guia de Marketing Digital: com o que se preocupar

Como uma imobiliária digital, a presença online precisa ser impecável. Isso porque um mínimo erro pode te colocar na 5 ou 6 página dos resultados de buscas. Aquelas que ninguém vê, sabe? Por isso, mantenha atenção redobrada em:

  • SEO: técnicas para se posicionar bem em buscadores, como o Google.
  • Rede Sociais: é o principal canal para conhecer seu cliente e até mesmo disponibilizar fotos de imóveis. Mas não exagere. É preciso equilíbrio pois as redes sociais não são para serem usadas como classificados, ok?
  • Site Responsivo: a maioria das pessoas procuram informações pelo celular. E seu site profissional precisa se adaptar a ele.
  • Atendimento Online: mantenha seus dados de contato sempre a disposição e tenha um atendimento online de qualidade. Se possível, use chatbot, mensagens automáticas e secretárias virtuais para adiantar o processo.
  • Mídia e conteúdo de Qualidade: sempre poste o tipo de material que seja “precioso” ao seu cliente. Preze pela qualidade das fontes e referências do conteúdo. 

 Métricas de Análise de Desempenho

Da mesma forma, não dá para trabalhar com Marketing Digital sem saber que norte sua divulgação está tomando. Para facilitar é melhor incorporar métricas de desempenho ao seu trabalho. Algumas delas são:

  • Retorno sobre investimento: é o cálculo de quanto de retorno seus investimentos em marketing estão gerando.
  • Custo de Aquisição de Clientes: esse é uma ótima maneira de acompanhar se as campanhas de marketing estão dando um retorno financeiro significativo, segundo a Moving Imóveis.
  • Taxa de Permanência: é o quanto um visitante está ficando em seu site ou blog. Para o Google, um site é interessante e relevante se as pessoas não só clicam na chamada, mas consomem todo o conteúdo.

Como implementar o Marketing Digital em 5 passos

Maravilha! Nosso Guia está quase completo, falta apenas entender alguns passos para se destacar com o Marketing Digital para Imobiliárias.

1-  Defina quem será o alvo

Antes de tudo, tire um tempo para entender qual vai ser seu nicho. Como citei antes, a persona é ideal para te nortear. Vai atender casais sem filhos? Famílias grandes? Empreendedores em busca de salas comerciais?

2-  Descreva os objetivos de seus esforços

Já vimos, com Rafael Mota, que o planejamento não pode ser negligenciado. Então discuta com sua equipe de corretores cada meta a ser seguida e faça uma agenda de atividades que precisam ser feitas para atingi-las.

3.    Coloque em prática com máximo de qualidade

A qualidade é o ponto chave no Marketing Digital. Então, é melhor beirar o perfeccionismo. Vai fazer um vídeo? Filme em Full HD, trate o áudio, use boa luminosidade etc.

Acredite, os materiais da concorrência não cometerão erros tão iniciantes.

4.    Interaja com seu público

Não esqueça de entender o feedback que seu público está te dando. Isso pode ser fundamental para saber se sua imobiliária está fazendo marketing digital de um jeito agradável ao público. Assim:

  • Curta respostas.
  • Responda mensagens mandadas inbox.
  •  Faça discussões nos comentários.
  • Reposte elogios e marcações dos clientes.

5.    Consulte as métricas

Por último, sempre verifique suas métricas para saber se há gargalos ou se o dinheiro da sua imobiliária está sendo empregado de maneira certa. Para não ter dúvidas, você pode contratar uma agência que fique responsável pelo marketing da sua imobiliária.

CRM: uma ferramenta para facilitar seu percurso no mundo digital

Agora que já terminamos nosso Guia de Marketing Digital para a sua Imobiliária, te convido a conhecer um ótimo recurso do mercado imobiliário digital: o CRM.

CRMs são gestores digitais de relacionamento. Por meio deles, podemos ver em qual posição do funil está o potencial cliente, quando foi feito o último contato e se a condição financeira do cliente permite que ele feche o negócio.

Para sua sorte, temos um teste de 15 dias grátis com o Sigavi 360, nossa plataforma para imobiliárias que querem se digitalizar de forma profissional e completa. Por meio dela você não só tem um CRM como também várias das ferramentas que conversamos ao longo do artigo.

Mas eu não vou me delongar aqui. Você pode provar a eficácia do Sigavi 360 com suas próprias experiências. Acesse aqui para solicitar seu teste gratuito.

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