As melhores informações sobre o mercado imobiliário

habilidades-do-corretor-de-imoveis

7 Habilidades que o corretor de imóveis deve dominar

Um bom corretor de imóveis precisa identificar exatamente o que o seu cliente quer. Por que dizemos isso? 

Não somos nós que dizemos, são os clientes.

Uma amiga recentemente mencionou a frustração que foi procurar um apartamento para comprar. Ela informou ao corretor as características do imóvel que precisava, o bairro desejado, condomínio econômico e armários.

O corretor marcou uma tarde de visitas e a levou a inúmeros apartamentos, nenhum deles atendia suas necessidades. Ele ainda insistiu que um apartamento com o bairro mais longe e sem armários seria o ideal para ela.

Moral da história: ela ficou irritada com a perda de tempo e decidiu que nunca mais procuraria aquela imobiliária. 

Percebe como atitudes amadoras de um corretor podem repercutir na imagem da imobiliária?

Corretores imobiliários precisam entender o mercado imobiliário e acompanhar sua evolução para ajudar seu cliente a encontrar o imóvel ideal.

Esse artigo vai ajudá-los a aprimorar suas habilidades para se tornarem profissionais que os clientes vão gostar e indicar. Veja a seguir 7 habilidades que o corretor de imóveis deve dominar.

1) O corretor de imóveis deve ser um bom negociador

Habilidades de negociação, argumentação e capacidade de convencimento são armas importantes que todos os corretores precisam usar. 

Veja essas dicas para melhorar a capacidade de negociação:

  • Aprenda o máximo que puder sobre o imóvel, localização, as características da região, tente prever quais as objeções que possam surgir e como vencê-las. 
  • Seja rápido em tomar decisões, quaisquer empecilhos que possam surgir devem ser resolvidos imediatamente para agilizar as negociações.
  • Seja honesto com o seu cliente, ele perceberá se algo não está transparente e recuará.
  • Tenha ética e profissionalismo. Seja pontual, vista-se de maneira adequada, tenha educação, respeito e empatia pelo seu cliente. 

Para ser um bom negociador, você precisa conhecer bem o mercado e entender as necessidades do cliente, dessa forma você se sentirá mais seguro e confiante em defender seus argumentos. 

Você pode encontrar mais dicas de negociação no artigo do nosso blog: Técnicas de Negociação para o Corretor Imobiliário.

2) O corretor de imóveis deve ter um bom Networking

Uma boa rede de relacionamentos amplia os contatos e coloca os profissionais à frente de outros corretores imobiliários. Pode ser uma fonte ilimitada de oportunidades, indicações e novos negócios para sua empresa. 

Boas sugestões para desenvolver sua rede de contatos são:

  • Procure parcerias com outras empresas;
  • Converse com vários profissionais, porteiros, síndicos, gerentes, e outras pessoas que podem te oferecer novas oportunidades;
  • Faça pós venda e aproveite para perguntar a seus clientes se conhecem alguém que possa se interessar por seu trabalho; 
  • Aproveite o contato com investidores, engenheiros, fornecedores etc.

Por meio deles você pode ficar sabendo que um imóvel supervalorizado será colocado à venda e pode trabalhar para vendê-lo antes da concorrência.

3) O corretor de imóveis deve saber se comunicar

A habilidade de se comunicar pode diferenciar qualquer corretor. Comunicar não é apenas saber usar bons argumentos, mas principalmente envolve saber ouvir. Ser um bom ouvinte é entender seu cliente e saber qual é o imóvel ideal para ele.

Veja a seguir algumas dicas para melhorar a comunicação:

  • Foco – A conversa deve ser focada nos negócios. É verdade que você deve buscar conexões com o cliente, mas o tempo usado nisso não deve ser longo, seja objetivo e direto em seus argumentos e direcione para a efetividade.
  • Educação – Seja educado e amistoso com o seu cliente sempre, seja qual for a idade dele, jovens ou idosos, trate todos com respeito e cordialidade.
  • Ouvir – Seja um bom ouvinte. É fundamental ouvir as necessidades, os desejos, as dúvidas do seu cliente. Ele precisa sentir que você se importa com ele e que os interesses dele vêm em primeiro lugar.
  • Clareza – Converse de maneira clara e não tenha medo de dar más notícias. Você precisa demonstrar honestidade se quiser que o seu cliente entre em sintonia com você.
  • Confiança – Transmita confiança ao seu cliente, ele precisa ver que você entende bem do assunto e vai dar o suporte necessário. 
  • Linguagem – Fale a língua do seu cliente, exemplo: se ele costuma usar a palavra quarto ao invés de dormitório, então fale como ele. Seu cliente ficará mais confortável para se expressar.

Suas habilidades em comunicação fará toda a diferença ao fechar um negócio. Seu cliente espera que você passe segurança para fazer este investimento. Por isso, saiba ouvir, dar sugestões, decifrar ou enxergar nas entrelinhas o que ele quer dizer, assim você vai demonstrar interesse no cliente e não somente na comissão.

Você pode encontrar mais dicas sobre atendimento em nosso blog: Como atender bem o seu Cliente? Dicas para passar segurança e autoridade.

4) O corretor de imóveis deve ter um bom Marketing

O marketing bem executado trará incríveis oportunidades, aprenda a usar com sabedoria, conheça as estratégias e métodos que atrairão o seu público-alvo. Quais as plataformas mais eficientes? Está usando as redes sociais corretamente?

Veja algumas dicas para melhorar o marketing:

  • Crie perfis profissionais nas redes sociais;
  • Cuidado com assuntos polêmicos como religião, política, futebol, orientação sexual, raça e outros. Um cliente pode deixar de fazer negócio com um corretor de imóveis se considerar uma postagem preconceituosa ou agressiva.
  • Tenha fotógrafos profissionais para fazer suas fotos. Apesar de ser tentador usar o celular, lembre-se que essas fotos vão atrair clientes, então fotos de baixa qualidade e foco inadequado podem custar leads.
  • Faça Open House para atrair compradores. É importante mostrar ao cliente a sensação de estar naquela casa e encantá-los. Faça transmissão ao vivo e promoções nas redes sociais para chamar a atenção de mais pessoas.

Um bom marketing fará toda a diferença no seu sucesso. Vale a pena investir em uma empresa de marketing, o retorno é incrível.

Você pode encontrar mais dicas sobre marketing digital em nosso blog: Guia de Marketing Digital para a sua imobiliária.

5) O corretor de imóveis precisa ser especialista

O que significa ser um corretor de imóveis especialista? Alguém que sabe muito sobre o mercado.

Os profissionais de hoje precisam estudar para realizar sonhos e não vender imóveis. Quando entendem isso, percebem que a remuneração aumenta de acordo com a capacidade. 

Portanto, para ser bem-sucedido, é importante estudar, aprender e se especializar. Veja algumas dicas:

  • Entender sobre outras áreas, tais como: finanças, tendência de mercado, localização geográfica, transporte, tecnologia, gestão etc.
  • Esteja bem-informado sobre as mudanças políticas e econômicas, participe de cursos e palestras, leia livros, leia os cadernos de economia, entenda as tendências do mercado imobiliário e transforme isso em argumentos. Fuja das “fake news”.
  • Contrate um mentor se estiver no início de carreira.
  • Aprenda os termos técnicos e jargões dos contratos financeiros, eduque-se sobre os detalhes dos contratos imobiliários, para que seus compradores se sintam seguros ao assiná-los.

Você pode encontrar mais dicas sobre cursos de especialização em nosso blog: Cursos de Aperfeiçoamento para Corretores Imobiliários.

6) O corretor de imóveis precisa ter determinação e foco nos resultados

Obviamente você deseja ser um corretor de imóveis bem-sucedido e ter vendas constantes, para isso é necessária muita determinação. Seu trabalho não é fácil devido às pressões e as incertezas do mercado imobiliário, mas a capacidade de suportar as adversidades, controlar as suas atitudes e emoções fará a diferença. Seja positivo, entenda que os contratempos podem ser superados.

Um bom corretor de imóveis não trabalha só para agradar o chefe ou bater metas, o foco dele é nos resultados. Portanto, não se acomode, se você já bateu sua meta continue focado, tente se superar cada vez mais, não há limites onde você pode chegar.

Suas conquistas devem ser diárias, crie seus próprios objetivos e estratégias para o sucesso. Estabeleça suas próprias metas e esteja determinado a alcançá-las.

7) O corretor de imóveis precisa ser proativo

Ser proativo significa identificar e resolver problemas antecipadamente, com prontidão e diligência. Profissionais que conhecem bem o cliente e o imóvel conseguem minimizar problemas que possam impedir a negociação.

Veja a seguir algumas dicas para melhorar a proatividade:

  • Entenda as necessidades dos clientes, como gostos, preferências e motivações. Identificar o perfil do seu cliente é fundamental para oferecer o imóvel ideal. Por exemplo, um cliente maduro costuma fechar contratos mais robustos, casas em condomínio, fazendas, imóveis no litoral etc. Já o cliente mais jovem costuma buscar imóveis que propiciem um estilo de vida mais dinâmico e pagamentos a longo prazo. Saber o perfil do seu cliente irá te ajudar a ser bem-sucedido nas visitas.
  • Prepare-se com antecedência antes de uma visita para poder responder com segurança as perguntas feitas. Conheça as condições de pagamento, como ele poderá financiar o imóvel e quais os custos envolvidos. Antecipe-se a todas as objeções que possam surgir. Isso fará com que o cliente tenha confiança no negócio.
  • Use a tecnologia a seu favor, não tenha medo de usar ferramentas que possam facilitar sua rotina de atendimento com o cliente.

Por falar nisso, você já conhece a plataforma de relacionamento Sigavi360?

Ele é um CRM Imobiliário que economiza seu tempo para que você possa se aperfeiçoar no que precisa aprender.

O Sigavi360 pode organizar a equipe numa mesma diretriz de atendimento e evitar que episódios desagradáveis, como o mencionado no início do artigo, venha a se repetir.

Agora que você já sabe o que um corretor de imóveis deve dominar, é hora de colocar em prática algumas sugestões. Pense em como melhorar seu atendimento, negociação e comunicação. Dedique-se, invista em sistema de relacionamento e organização para melhorar sua rotina e otimizar seu tempo.

Aliás, a equipe do Sigavi360 está à disposição para ajudá-lo a entender como este CRM pode ajudar sua equipe a melhorar as habilidades. Para falar com um de nossos consultores, basta clicar aqui.

Aprimorando as habilidades da equipe de corretores de imóveis através de treinamento ou aproveitando as oportunidades para ouvir e aprender com os mais experientes, sua imobiliária vai se destacar no mercado imobiliário.

Lista exclusiva

para corretores e imobiliárias que querem mais RESULTADOS

Faça parte da nossa lista exclusiva e receba as melhores estratégias para alavancar seus negócios. Informe seus dados para receber:

× Como podemos te ajudar?