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qualidades essenciais para o gestor de imobiliaria

7 qualidades essenciais para o gestor de imobiliária

Não é da noite para o dia que alguém se torna um bom gestor de imobiliária. Para apoiar o sucesso da equipe e se destacar na função, o gestor deve adquirir algumas qualidades essenciais.

Mesmo que algumas pessoas tenham naturalmente qualidades de líderes, certas habilidades podem ser lapidadas ao longo do tempo.

Veremos neste post que não existe receita para ser um bom gestor de imobiliária, mas algumas características fazem com que muitos tenham ótimos resultados em sua liderança. 

Primeiro, precisamos saber qual o papel de um gestor de imobiliária, em seguida estudaremos 7 qualidades essenciais que eles precisam ter.

Qual o papel do gestor de imobiliária?

Sendo um profissional bastante cobiçado na sua área, o gestor de imobiliária tem um papel-chave onde atua, pois, além de liderar uma equipe de corretores e gerenciá-la, ele precisa lidar com as possíveis adversidades do mercado.

Seja no desenvolvimento de estratégias, se envolvendo nas negociações e acompanhando as fases das transações, o profissional precisa estar atualizado com as técnicas de vendas e condições do mercado.

Um papel de suma importância para o gestor de imobiliária é estar atento para desenvolver bem sua equipe lapidando aqueles que têm potencial. Dessa forma, ao gerenciar os corretores, o gestor deve estudar e analisar os profissionais em base individual e coletiva e por fim, traçar metas para que a equipe cumpra os objetivos e todos saiam ganhando.

Certamente, obter esses resultados requer algumas habilidades e elas trarão um diferencial quando o assunto é liderança.

Conheça as 7 qualidades essenciais do gestor de imobiliária

1 – Transmita confiança

Certos profissionais são tão confiáveis que não é preciso pensar muito quando se quer recomendá-los. Isso acontece porque o profissional transmite confiança naquilo que faz e geralmente entrega bons resultados.

O nível de confiança da equipe no gestor deve ser aquele em que os corretores não hesitam em vir até ele para obter esclarecimentos, seja para alguma meta ou dicas para melhorarem seu trabalho.

Se você trabalhar para aumentar sua autoconfiança, certamente isso vai transparecer na sua atitude e na impressão que sua equipe terá de você. Veja algumas sugestões que você pode usar para trabalhar sua autoconfiança:

  • Andar ereto;
  • Fazer exercícios;
  • Definir momento para se auto recompensar;
  • Liste os seus pontos fortes;
  • Ria de seus erros;
  • Admita suas fraquezas, você é humano;
  • Faça novos amigos;
  • Saiba dizer não;

Confiança gera confiança e ela atrai o sucesso profissional e pessoal. Lembre-se disso!

2 – Demonstre transparência 

A transparência do gestor com a equipe é uma característica que está bem ligada à honestidade e à autenticidade. Os corretores precisam entender como está sua performance, mas também precisam de um posicionamento geral sobre a situação da empresa.

Obviamente essa transparência favorece não só o engajamento com as tarefas do dia a dia, mas também comprometimento com as metas estabelecidas. Um gestor que torna os processos mais transparentes pode contribuir para a redução de custos e melhorar a produtividade da equipe, tornando-os assim, mais responsáveis.

Resumindo, os feedbacks honestos e feitos de forma regular sem esconder as realidades difíceis contribuirão para o exercício da transparência e na conquista da confiança.

3 – Comunique-se de forma eficaz

De nada adiantaria a transparência do gestor num ambiente onde ele não exerce comunicação eficaz. Seria como se dirigir a equipe só quando houvesse problemas ou quando eles precisassem de um conselho.

Um gestor de imobiliária deve ser acessível e flexível. Para isso, ele deve transmitir suas diretrizes com clareza e destreza. Neste quesito não deve haver espaços para ambiguidades, más interpretações ou mal-entendidos.

A comunicação deve ser eficaz em todos os aspectos, seja de forma pessoal ou online. Sua equipe deve se sentir confortável em conversar, qualquer feedback deve ser feito de forma respeitosa e tranquila. Sempre considere quem são e como eles podem melhorar. 

4 – Possua inteligência emocional

Vender um imóvel e não saber quando venderá outro em seguida pode deixar o corretor ou a equipe bem ansiosos e desmotivados. O gestor deve estar atento a esses sinais de esgotamento e sempre demonstrar empatia com a equipe.

A inteligência emocional é a capacidade de conhecer e avaliar seus próprios sentimentos e os dos outros e isso inclui a forma de lidar com eles. Essa qualidade deve ser praticada constantemente visto que nunca se sabe com o que iremos lidar.

Durante o processo de definição das metas ou dependendo da data de algumas tarefas é possível ficar atento a esses sinais. A dica é não levar para o lado pessoal, foque na causa do problema e trabalhe em conjunto para resolver as situações.

5 – Organize-se

Essa qualidade é fundamental para lidar com as muitas responsabilidades da função gerencial. É preciso administrar o tempo, os imprevistos, as distrações e ajustar a agenda conforme o que acontece na imobiliária, controlando assim o andamento dos projetos e mantendo-se produtivo.

O gestor precisa aprender também a delegar e a não querer fazer tudo sozinho. Confiar tarefas secundárias a outros pode ajudá-lo a conseguir tempo para se concentrar em suas missões principais.

Ele deve usar ferramentas de gerenciamento de projetos e técnicas de gerenciamento eficazes para monitorar regularmente o progresso das atividades. Além disso, os planos devem ser claros e bem estruturados e é necessária uma visão geral do andamento dos projetos.

6 – Não se contente com pouco

Geralmente quando as coisas vão indo bem é comum dar uma estagnada. Isso ocorre porque, com o tempo, são necessários investimentos e mudanças para ampliar os resultados. Se perceber que não consegue mais atingir as metas, talvez esteja na hora de arregaçar as mangas, fazer novos estudos de mercado e trabalhar para o alcance de novas metas.

Desta forma, o gestor de imobiliária consegue manter a equipe motivada sem cobrar metas inalcançáveis. Mesmo que não sejam batidas a curto prazo, pode-se criar planos para alcançar resultados melhores no futuro.

7 – Busque novos conhecimentos

O gestor de imobiliária sabe que independente de seus conhecimentos e habilidades, ele precisa estar sempre aberto a aprender mais. O mercado é competitivo, por isso as ferramentas, estratégias e tendências se renovam constantemente.

A compreensão de livros e artigos especializados permite expandir os horizontes, assim como a especialização e a valorização dos estudos. Novos conhecimentos beneficiam o gestor em liderar bem a equipe, assim como o qualifica para novas oportunidades em seu meio.

Habilidade na gestão

Por certo, obter as qualidades necessárias à gerência podem ajudar o gestor a melhorar seu empenho e angariar de sua equipe respeito e admiração. 

E como vimos a organização possibilita administrar o tempo, algo cada vez mais inestimável. Para o gestor de imobiliária que precisa estabelecer estratégias e acompanhar o que está acontecendo, um sistema de gerenciamento de imobiliárias é a resposta para garantir a organização dos processos e administrar o tempo.

Um CRM reúne todo o processo de aquisição de cliente em um sistema e gerencia o processo de forma otimizada. Assim, a equipe tem apoio para seu trabalho diário. E o gestor consegue responder melhor a seus clientes, otimizar seus custos e melhorar o desempenho.

Seja para gerenciar contatos, documentos, processos de vendas, análise de desempenho e garantir a fidelidade do cliente, o SIGAVI 360 pode ajudar o gestor de imobiliária a se concentrar em seus objetivos e alcançar as metas. 

Não importa o tamanho do seu negócio, o SIGAVI 360 tem um plano sob medida para você. Aproveite e fale com um consultor.

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