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Imobiliária Digital: O Que é e Por Que São o Futuro do Mercado Imobiliário

Sim, a transformação digital é o caminho para a imobiliária tradicional se transformar em imobiliária digital. E assim se diferenciar neste oceano vermelho que é o mercado imobiliário. Você está preparado?

Ao assistir filmes de ficção científica, as pessoas gostam de fantasiar que o futuro vai ser cheio de robôs que realizam todos os trabalhos, viagens intergalácticas e androides.

Mas a verdade é que o futuro já está acontecendo agora, diante de nossos olhos.

Há cinco anos ninguém diria que grandes frotas de taxi desapareceriam com o surgimento de aplicativos de carros compartilhados e privados como Uber e 99 pop.

De fato, o que muitas pessoas consideram como distante pode estar bem mais próximo do que imaginamos.

Até mesmo as escolas, que fazem parte do setor que menos evolui tecnologicamente, já usam tablets, computadores e redes wireless para educar.

Então não pense que o ramo imobiliário tem algum tipo de rigidez ou característica que lhe deixe alheio ao processo de revolução tecnológica.

A pergunta que você deveria de fato fazer é se a sua imobiliária vai ser como um taxi ou um Uber? Ou seja, vai desaparecer em meio a tsunami de inovações ou vai fazer parte desse novo cenário?

Se você quer abraçar a segunda opção, continue com a gente para entender como as imobiliárias digitais vão mudar os paradigmas do mercado imobiliário.

Leia também: 6 Estratégias Para Atrair Mais Clientes Para A Sua Imobiliária

Seu Cliente Já Evoluiu E Agora É Sua Vez

A diferenciação das gerações é sempre um bom começo para se entender os perfis de clientes que necessitam de acompanhamento para compra da casa própria ou aluguel.

Atualmente temos desde a geração X, que conta com os mais velhos, que possuem mais estabilidades financeiras, até os Millenials, que começam a entrar na vida adulta agora.

Contudo, do ponto de vista econômico, a geração atual tem um potencial muito maior do que as anteriores. Em 2016, Booz Allen já afirmava que eles seriam 44% da população economicamente ativa do país.

Isso acontece por essa geração compartilhar das conquistas dos babies boomers e alcançar trabalhos mais específico e rentáveis com a democratização das universidades.

E são esses os jovens que saem de casa e precisam de ter seu próprio espaço.

Para esse tipo de público, as relações estão cada vez mais se concretizando por meios digitais, a começar pelas redes sociais.

As recomendações deixaram de ser estritamente feitas no “boca a boca” e podem ser feitas em segundos ao clicar no ícone de compartilhar.

 Além disso, sua reputação pode ser facilmente consultada em ferramentas de pesquisa.

Sem falar que uma das premissas atuais é: se sua empresa não está no Google, ela não existe.

Visitar É Um Novo Conceito

Você se lembra como era feita a escolha tradicional de um imóvel?

A partir de características do cliente, o corretor separava as alternativas e assim eram feitas as visitas em cada casa ou apartamento.

O cliente do futuro tem um jeito mais ágil de encontrar o imóvel que atende suas expectativas: por meio dos filtros. Basta entrar no site e adaptar ao preço, a quantidade de quartos, localidade etc.

A imobiliária digital consegue proporcionar, por meio de fotos, com qualidade, e visitas online, maior dinâmica para essa pessoa que não tem tempo a perder.

Para tanto, vale a pena ter visualização 360º dos imóveis e vínculos com mapas online, como o Google Street View.

Desta forma, o próprio cliente pode mapear o que está de acordo com suas preferências e só então entrar em contato com o corretor ou imobiliária para agendar uma visita.

E para que isto aconteça com qualidade, é preciso fazer uso de uma plataforma imobiliária com integração aos principais portais de imóveis. Que, além de alimentar os imóveis impecavelmente cadastrados, favoreça a gestão profissional dos leads captados através delas.

O Futuro Do Mercado Imobiliário E A Realidade Virtual

As mudanças tecnológicas podem ser consideradas apenas um primeiro passo em frente ao que ainda surgirá no futuro.

Então, para que sua imobiliária digital consiga acompanhar estas transformações, o uso de realidade virtual pode ser um ponto positivo.

Algumas construtoras, por exemplo, já permitem ao comprador utilizar os óculos de realidade virtual para ter uma experiência quase real de como estará o imóvel ao ser entregue.

Mas agora você pode estar pensando que será necessário fazer um grande investimento em tecnologia para aproveitar essas tendências.

Porém é possível utilizar outras formas de realidade virtual, como disponibilizar conteúdos em vídeos simulando uma visita ao imóvel. Assim o cliente terá a experiência de visitar o imóvel sem sair de casa.

Tenha isso em mente ao planejar sua imobiliária digital.

Aluguel a Distância Já Existe

Agora se você ainda acredita que a imobiliária digital é algo distante, cuidado! Elas já existem e fazem muitas imobiliárias tradicionais comerem poeira.

Já existem imobiliárias que permitem ao locatário efetuar todo o processo de locação de maneira remota. Sem nem precisar ir no espaço físico.

Como isso é possível?

O locatário faz todo o processo de conhecimento do piso por meio eletrônico, como já citamos, por fotos, redes sociais, realidade virtual etc.

Agora você deve estar se perguntando: e quanto a documentação? Também é trocada de maneira totalmente virtual, por meio de assinatura eletrônica e documentos escaneados. E tudo isso de forma legal, já é previsto em lei.

Nesse contexto, onde está sua imobiliário? Ainda imprime toda a documentação e envia pelo moto boy?

Então está mais do que na hora de transformar sua imobiliária tradicional em imobiliária digital.

Imobiliária DigitaL É Humanizada?

Nesta altura você já deve pensar se toda essa automação pode acabar encerrando o contato entre pessoas. Falo da troca de olhares, aperto de mão e confiança.

Porém, é exatamente o contrário! Toda a automatização dessas atividades “menores” tem como objetivo dar mais tempo livre para que o corretor e os profissionais da imobiliária consigam ter disponibilidade para atender seu cliente de maneira mais que satisfatória, humanizada.

Veja, imobiliária tradicionais fazem seus corretores perderem muito tempo com a burocracia.

Por não centralizarem informações e processos através de um software de gestão imobiliário, fazem sua equipe realizar as mesmas atividades várias e várias vezes.

Com isso gastam um tempo precioso que poderia ser dedicado ao que traz resultados: fazer o acompanhamento profissional de seus leads.

Algo que as imobiliárias digitais priorizam! A maioria delas já nasce utilizando uma plataforma de gestão imobiliária.

Uma coisa que as novas gerações odeiam é perder tempo. E com o uso de um software de gestão imobiliária elas evitam o retrabalho e ajudam suas equipes a ter disponibilidade para o que é importante.

Como Posso Fazer Parte Do Futuro Mercado Imobiliário?

Como é a organização de sua imobiliária hoje? Você acha que ainda é necessário ter uma lista telefônica enorme e papelada que enche seu escritório?!

Espero que, a esta altura, resposta seja não! O futuro é digital. E sua imobiliária também precisa ser.

Mas como começar a transformação digital na sua imobiliária?

Neste artigo você descobriu que uma imobiliária digital é, antes de tudo, uma imobiliária com informações centralizadas e processos suportados por um software de gestão imobiliária.

Assim, o primeiro passo para transformar sua imobiliária tradicional em digital é escolher um sistema de gestão imobiliária para chamar se seu. E existem várias opções no mercado.

Porém, se você quer um sistema flexível e que acompanhe o crescimento da sua imobiliária digital, precisa conhecer o SIGAVI 360.

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