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LGPD: Sua imobiliária está garantindo a segurança dos dados?

Que importância tem a LGPD no mercado imobiliário? Veja essa história:

Márcia estava procurando um apartamento para comprar. Entrou num site de uma imobiliária e fez o cadastro com todos os seus dados pessoais. Ela informou o imóvel que procura, a região de preferência, onde mora, etc. No entanto, para a sua surpresa, seu e-mail foi divulgado. Com isso, ela foi bombardeada por várias empresas oferecendo serviços: instituição financeira, consórcios, arquitetura, móveis etc.  

A história acima é fictícia, mas provavelmente você também já passou por uma situação parecida. E por causa disso existe a Lei Geral de Proteção de Dados para  proteger a privacidade e os dados das pessoas.

Você que trabalha no mercado imobiliário, está garantindo a segurança dos dados pessoais dos seus clientes?

O que é LGPD e que influência tem no mercado imobiliário?

LGPD é a sigla de Lei Geral de Proteção de Dados, a Lei nº 13.709/2018. Ela foi sancionada em 2018 e já está em vigor. 

Entretanto, só a partir de 1 de agosto de 2021 as sanções passariam a ser aplicadas. Dentre elas, a aplicação da multa, que pode chegar a R$ 50 milhões. Esse período entre a vigência e a punição é importante e tem finalidade educativa para as empresas se adaptarem às novas circunstâncias.

Quanto às informações protegidas são:

  • Dados Pessoais: identificação da pessoa inclusive documentos;
  • Informações Anonimizadas: dados protegidos e até mesmo encriptados;
  • Dados Sensíveis: define gostos e preferências, como religião, política, time esportivo, etc. 

Conforme a lei, ao coletar as informações, a pessoa deve saber para qual finalidade será usada, exemplo: cadastro, marketing e promoções, pesquisas ou outras.

O objetivo dessa lei é manter a segurança tanto do usuário como da empresa. Na verdade, ela contribui muito para aumentar a credibilidade e a confiança entre as partes: o cliente tem o respaldo da lei para se defender caso suas informações sejam usadas de maneira ilícita; para a empresa, permite demonstrar transparência e credibilidade.

Nós já falamos sobre este assunto aqui em nosso blog, você poderá ler mais informações no nosso artigo: “LGPD e o mercado imobiliário: tudo o que você precisa saber”.

Impactos das mudanças no setor imobiliário

A parceria na troca de informações entre empresas, não é uma prática recente. O cadastro de clientes entrava no patrimônio da empresa e poderia, até mesmo, ser comercializado. Agora, não é tão simples assim. 

Dependendo do caso, pode ser considerado ilegal e com uma multa tão alta, isso se torna totalmente inviável.

Outro hábito que merece atenção é a parceria com outras imobiliárias para encontrar o imóvel ideal ao cliente. Observe esse cenário:

Márcia quer comprar um apartamento, ela procura a imobiliária e passa o perfil do imóvel que ela precisa. O corretor analisa os imóveis disponíveis e não encontra nenhum que atenda a todas as exigências dela. Então ele passa as informações de Márcia para outra imobiliária parceira que tem o imóvel que ela deseja.

Esse compartilhamento de informações representa um perigo. A parceria pode continuar acontecendo, mas precisa do consentimento do cliente. 

De fato, a LGPD afeta o mercado imobiliário. Mas como utilizar com segurança as informações dos clientes? O grande segredo é a transparência. A lei permite que você use as informações do cliente desde que tenha o consentimento dele. Deve ficar muito claro para o cliente o que você vai fazer e onde utilizar as informações dele.

Como a LGPD no mercado imobiliário vai impactar na prospecção de novos clientes?

As inovações tecnológicas têm sido fundamentais no mercado imobiliário, possibilitando a captação de novos clientes e em oferecer serviços e soluções diferenciadas.

Contudo, o armazenamento dessas informações deve ser reavaliado. Visto que o uso de dados passa agora por mudanças significativas é necessário se certificar da proteção e segurança destas informações.

É muito importante que sempre seja esclarecido o que está sendo usado e como está sendo usado. Veja alguns cuidados importantes:

  • Cookies, POP-UP e coletas de dados:
    É necessário que o cliente concorde com os termos de navegação na sua página, por isso a importância daquelas abas perguntando se aceita cookies.
  • A pessoa precisa confirmar se quer receber notificações, e-mail promocional, etc.
  • Não compartilhe os dados do seu Lead (contato): 

Pergunte se o cliente aceita compartilhar as informações.

  • Use o Marketing Digital:

Evite enviar e-mails para toda sua base de dados. Em vez disso, tente personalizar a publicidade conforme de acordo com o interesse de cada cliente. Uma boa empresa de Marketing Digital te auxiliará nisso, visto que fazem uma abordagem mais assertiva e a probabilidade de fechar um negócio aumenta.

É possível ser bem eficaz em prospectar clientes e qualificar leads sem risco de infringir a lei. Para isso, você pode contar com ferramentas para qualificar seus contatos, usar funil de vendas e usar marketing de conteúdo.

Um estudo mais profundo da LGPD pode ajudá-lo a entender melhor o que pode ser feito dentro da legalidade.

Quais os perigos de desconsiderar a LGPD no mercado imobiliário?

Ignorar os procedimentos requeridos pela LGPD seria uma negligência bem cara. Vamos considerar o que aconteceu a uma Construtora:

Foi determinado pela justiça de São Paulo que a Construtora pague uma indenização de R$10 mil por danos morais devido à infração à LGPD. A Juíza Tonia Yuka Koroku da 13ª Vara Cível do Foro Central de São Paulo, relata que o cliente “foi assediado por diversas empresas pelo fato de ter firmado instrumento contratual com a ré para a aquisição de unidade autônoma em empreendimento imobiliário”.

A juíza Koroku cita especificamente a infração ao Artigo 2º da LGPD que “prescreve que são fundamentos da disciplina da proteção de dados, dentre outros, o respeito à privacidade, à autodeterminação informativa, a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem, a defesa do consumidor, os direitos humanos, o livre desenvolvimento da personalidade e a dignidade”.

A sentença determina que a empresa não repasse ou conceda dados pessoais, financeiros ou sensíveis do cliente a terceiros, sob pena de multa de R$ 300,00 por contato indevido e ao pagamento de indenização de R$ 10 mil por danos morais.

Este caso mostra que os danos em infligir a LGPD são altos. Além do prejuízo financeiro, tem o estresse de enfrentar um processo jurídico e pior ainda o impacto na credibilidade da empresa. 

Qual cliente vai confiar suas informações a uma imobiliária que não garante a segurança de seus dados? Certamente tomar agora as medidas de segurança para proteger seus clientes será benéfico para seu próprio negócio.

Como garantir a proteção dos dados para evitar punição com a LGPD no mercado imobiliário?

Os clientes expõem às imobiliárias informações como endereços, documentos, contratos e outros dados que precisam ser preservados. Como é possível proteger esses dados de ameaças digitais e ataques de cibercriminosos?

Uma boa dica é designar um funcionário para fazer auditorias e verificar como as informações estão sendo cuidadas.

Você pode otimizar ainda mais a proteção dos seus dados por trabalhar com uma plataforma de atendimento ao público que garanta segurança de dados. 

O CRM Sigavi360 é um software para a gestão de atendimento e relacionamento com os clientes. Ao centralizar todo o processo de atendimento em uma única plataforma fica mais fácil garantir a segurança dos dados de seu cliente.

Para saber como o Sigavi360 pode proteger os dados de seus clientes, entre em contato com nossa equipe de consultores.

A LGPD no mercado imobiliário é uma realidade que não pode ser desconsiderada, mas também é uma ótima oportunidade de estreitar seu relacionamento com os clientes, podendo demonstrar sua credibilidade adotando as medidas de segurança de dados, agir com transparência e respeito, garantindo assim a confiança do seu cliente.

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