As melhores informações sobre o mercado imobiliário

liderança no mercado imobiliário

Liderança no mercado imobiliário: a importância de quem conduz a equipe ao sucesso

Exercer uma boa liderança no mercado imobiliário fará total diferença na sua equipe de corretores.

No entanto, é bem complexo liderar um bom time e obter resultados positivos em meio a tantas tarefas, cumprimento de prazos, prospecção de leads, etc.

O mercado imobiliário apresentou grande resistência nos últimos meses graças às vendas motivadas pelas baixas taxas de juros durante a pandemia do novo Coronavírus.

Mas diante dos desafios que surgem, é preciso estar atento às formas de inovar e manter uma equipe de corretores bem preparada.

 Neste post veremos a importância do líder na condução da equipe, quais as características de bons líderes e como obter sucesso na liderança no mercado imobiliário.

A importância da liderança no mercado imobiliário na condução da equipe de corretores

Uma boa orquestra só toca bem se tiver um bom maestro. Da mesma forma, para ter uma boa equipe de corretores é preciso antes de tudo, ser um bom líder.

De fato, se gestão significa controle para alcançar um objetivo, a liderança, por outro lado, é a capacidade de influenciar, motivar e permitir que outros contribuam para o sucesso desse objetivo.

Tanto os modelos de gerenciamento, como as condições para o sucesso estão mudando, por isso constantemente surgem demandas de novas formas criativas de trabalhar e inspirar pessoas, sejam corretores ou clientes.

Em vista disso, uma boa liderança no mercado imobiliário envolve a motivação da equipe de forma pessoal e não apenas na obtenção de lucros ou alcance de metas.

Liderança no mercado imobiliário – estilos de liderança

Primeiramente é importante esclarecer que um líder pode ter vários estilos dependendo de personalidades e da empresa, isto porque todos os estilos têm vantagens e desvantagens.

O estilo de liderança tem um papel determinante no clima de trabalho. Por isso, é interessante avaliar se o estilo de liderança está se enquadrando na cultura organizacional da empresa.

Os estilos de liderança mais comuns são: o autocrático, o laissez-faire, o democrático, e o transformacional.

O autocrático e o laissez-faire são como a água e óleo, enquanto o primeiro controla, visa prazos e pode não estimular a criatividade, o segundo concede autonomia e delega decisões à equipe.

Os estilos democrático e transformacional, por sua vez, permitem respectivamente; comunicação e igualdade ao passo que valorizam a implementação de mudanças.

Características de boa liderança no mercado imobiliário

Vimos até agora a importância de uma boa liderança no mercado imobiliário.

Abaixo destacam-se algumas qualidades de bons líderes e algumas características de liderança ruim que todos devem evitar.

Agir como modelo, definir metas e orientar as equipes

Quem só exige e nunca entrega não é consistente em sua posição. Quando falamos em boa liderança, nos referimos aquele profissional que não apenas manda os outros fazer, mas que também faz e inspira os outros pelo seu exemplo.

Também é papel do líder o estabelecimento de pequenas metas e a revisão delas, para que todos continuem em crescimento. O líder deve certificar-se de que todos entendam o objetivo e o que pode ser feito para alcançá-lo.

Criar um ambiente inclusivo com segurança psicológica

Para citar um exemplo, um líder que critica a ausência de um funcionário doente pode deixar transparecer que não se importa com as circunstâncias de cada pessoa. Os colaboradores recebem este comportamento de forma negativa. O líder deve deixar a impressão que consegue ser sensível aos problemas e que tem interesse em resolver os problemas em conjunto com a equipe.

Neste respeito é importante que o líder esteja atento à segurança psicológica. Atualmente, este é um dos maiores fatores para compor equipes bem sucedidas. Um ambiente saudável proporciona que seus membros se sintam seguros para se expressar sem serem constrangidos, rejeitados ou punidos por se pronunciarem.

Esta segurança pode ser medida por pesquisa interna e dados os resultados, trabalha-se em práticas e no comportamento da equipe como um todo.

Capacitar a equipe, dar elogios e feedbacks

O líder deve estudar a equipe, identificar os talentos de cada membro e apresentar projetos que os desafiem a darem seu melhor. Além disso, deve treiná-los e compartilhar seus conhecimentos.

Uma boa liderança deve estar sempre pronta para dar elogios, bônus e prêmios quando necessário. Afinal, quem não gosta quando outros reconhecem seus esforços?

Acima de tudo, os feedbacks positivos ou negativos ajudam a equipe a saber se estão no caminho certo ou se precisam endireitar.

Ser bem-humorado e criativo

Pessoas bem-humoradas tendem a ser mais lembradas e recomendadas, e mesmo quando a situação fica difícil ou surgem imprevistos, elas se mantêm positivas e aproveitam para impulsionar a equipe por meio da criatividade.

Por outro lado, trabalhar com pessoas mal-humoradas ou difíceis de agradar contribui para um ambiente tenso onde dificilmente há conexões.

Capacidade de aprendizagem

Se o líder é ambicioso e estuda constantemente, ele pode transmitir o que aprende à sua equipe de corretores e isso leva ao crescimento de todos.

Caso reconheça que precisa melhorar os conhecimentos em legislação, tecnologia ou outra área, é importante que ele dedique tempo aos estudos!

É preciso estar atento para evitar a má liderança no mercado imobiliário para não prejudicar o desempenho da equipe.

Algumas características de maus líderes

Falta de comunicação e de equilíbrio emocional

Basicamente, a falta de comunicação existe quando os líderes não se preocupam em saber sobre as preferências da equipe, não dão feedbacks regulares e falham em ouvir.

Há falta de comunicação também quando os líderes não organizam reuniões periódicas e consequentemente deixam de compartilhar informações sobre metas, concorrências, mercados e mesmo os obstáculos, deixando assim a equipe sem assistência.

Muitos líderes também se mostram ausentes, não tem hora para chegar, para voltar e a equipe não pode contar com eles, gerando falta de confiança.

O dia na imobiliária pode ser bem exaustivo para o líder e os corretores, como resultado, um líder que desconta irritação nos outros, causa situações desconcertantes e geram feridas emocionais.

Esquecem de acordos e não admitem seus erros

Nada pior do que um líder que não cumpre sua palavra. Faz alardes e anúncios que dificilmente põe em prática. A equipe fica desapontada com promessas não cumpridas, isso deixa o líder desacreditado.

Há ainda aqueles líderes que não usam palavras de gratidão e nem admitem seus erros. Isso, por sua vez, culmina na perda do respeito pela equipe.

Desmotivam os corretores e são indecisos

Líderes que desmotivam os corretores são aqueles que demonstram ter medo de novas ideias, assim, eles bloqueiam a criatividade e o crescimento de toda a equipe.

Já o líder indeciso geralmente é aquele que dá vários comandos diferentes num só dia causando confusão entre todos. Se eles forem membros da mesma família a situação pode piorar ainda mais.

Obtenha sucesso na liderança no mercado imobiliário

De fato, são muitas as características que envolvem ter uma boa liderança no mercado imobiliário. Algumas devem ser refinadas e outras merecem avaliação constante para não serem um desafio para você e sua equipe.

Desenvolver habilidades de boa liderança será fundamental para aumentar o desempenho e guiar a equipe ao sucesso. Mas, você pode contar com ajuda.

O SIGAVI 360 é um sistema de gerenciamento imobiliário que permite a organização das equipes, de modo que os atendimentos sejam divididos entre os consultores, assim eles saberão suas tarefas e prazos, facilitando em muito o trabalho dos gerentes, líderes de corretores.

Além disso, ele fornece uma estrutura de relatórios que identifica se as metas foram alcançadas e se seus esforços de boa liderança no mercado imobiliário estão sendo obtidos.

Garanta o seu sucesso como líder e o de sua equipe com o SIGAVI 360, o melhor CRM Imobiliário do mercado. Quer conhecer um pouquinho mais sobre essa ferramenta?

Clique aqui e fale com um de nossos consultores.

Lista exclusiva

para corretores e imobiliárias que querem mais RESULTADOS

Faça parte da nossa lista exclusiva e receba as melhores estratégias para alavancar seus negócios. Informe seus dados para receber:

× Como podemos te ajudar?