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Marketing Digital para corretores de imóveis

O marketing digital para corretores de imóveis permite que você expanda seu número de clientes com poucos cliques. Mas é preciso fazer isso do jeito certo.

Como o próprio Neil Patel, referência internacional em Marketing explica, a internet tem colocado uma nova roupagem para diversos setores.

Além disso, o especialista lembra que não se trata de nada mágico ou avassalador. Mas de uma construção online que requer esforço e dedicação.

Então, se você deseja se tornar um Corretor Conectado e ascender no mercado imobiliário digital, é urgente que domine as técnicas de marketing digital para corretores de imóveis.

Por isso, este post reúne as principais estratégias para que você se consolide online. Vem comigo!

O que é Marketing Digital?

O marketing digital é a modalidade de propaganda e atração de consumidores por meio de ferramentas eletrônicas.

Diferente do marketing tradicional que se insere em TV, Rádio, Outdoors e cartazes, esse vai se preocupar em uma boa experiência para quem define seu consumo por meio de tablet, notebooks, computadores e smartphones.

Mas onde entra o Corretor de Imóveis? Simples, essa tendência está se propagando em todos os mercados. O que ficou muito claro depois da Pandemia, que fez com que todos os olhares se voltassem para internet.

Foram visitas online, saldão, reuniões por aplicativos e até mesmo assinatura virtual de contratos. Não dá para fugir desse novo cenário. E para continuar seu desenvolvimento como agente, você precisa agregar essas ferramentas à sua rotina.

Aproveite para ler nosso artigo sobre Tecnologias no Mercado Imobiliário e tenha um vislumbre do que esperar para os próximos anos.

Marketing Digital e Marketing de Conteúdo: são a mesma coisa?

Embora estejam relacionados, o marketing digital e o marketing de conteúdo são campos diferentes. Acontece que o segundo está preocupado em gerar conteúdo que demonstre a relevância de seu trabalho para o cliente.

Ou seja, a ideia é auxiliar o consumidor, esclarecendo as dúvidas do dia a dia e criando uma relação mais sólida. Por exemplo, explicando ao cliente quais as melhores regiões para morar em uma cidade, como conseguir os melhores financiamentos etc.

Da mesma forma, é preciso não se confundir com o Inbound Marketing, pois o objetivo deste é guiar o prospect por meio do conteúdo, fazendo com que ele conheça seu produto e compre.

Neste caso, podemos pensar em um e-book que facilita o processo de compra de um imóvel e no final convida para conhecer seu trabalho como corretor.

Inclusive, o Inbound vai se interessar pelo tipo de inserção da pessoa no processo de vendas. Veja os estágios do Inbound e como usá-lo:

  • Atração: é o primeiro passo para o prospect conhecer sua pessoa, entender sobre seu conteúdo por meio de algo que lhe interesse.
  • Conversão: aqui o relacionamento vai se tornando mais próximo. Para isso, o prospect pode cadastrar seu email, solicitar contato, baixar material educativo etc.
  • Fechamento: é o momento de levar seu contato à compra ou aluguel do imóvel.
  • Análise: nesta fase é o momento de fidelizar o seu cliente.

Agora, vamos conhecer alguns elementos relevantes tanto no marketing de conteúdo, quanto no inbound marketing.

Palavras-chaves

É por meio delas que as pessoas vão te encontrar, já que vão fazer pesquisas em mecanismos de buscas como o Google. Pense em uma pessoa que mora na cidade de Osasco, na Grande São Paulo, quando for procurar por uma casa ela pode digitar:

  • Comprar casa em Osasco.
  • Imóvel em Osasco.
  • Alugar imóvel em Osasco.

Por isso, você precisa estar alinhado com o tipo pesquisa feito pelo seu público. Já que vai te ajudar a criar material com essas palavras, alavancando sua colocação nos buscadores.

Entretanto, essa palavras-chaves não se dão ao acaso, mas são baseadas no comportamento dos usuários. Para facilitar sua organização, você pode utilizar algumas plataformas, como o Planejador de Palavras-Chaves.

Personas: sua identidade como corretor

Da mesma forma, as personas dizem respeito a como sua audiência lhe vê e como você a vê. Assim, temos:

  • Brand Persona: aquela que vende algum produto, no caso, você como corretor.
  • Buyer Persona: aquela que deseja adquirir o produto.

Saber as características de cada uma vai lhe ajudar a organizar melhor suas estratégias de marketing.

Pense por exemplo, qual a idade dos seus possíveis clientes, o poder aquisitivo, nível de escolaridade, região etc.

Marketing Digital para Corretores de Imóveis: Soft Sell

Depois de definir os itens anteriores, é muito mais fácil continuar sua produção de conteúdo. Uma das estratégias que tem trazido grandes resultados é o soft sell.

Todos os dias as pessoas são bombardeadas por anúncios. Porém, fazer uma abordagem direta pode causar repulsa por quem está recebendo a propaganda já que as pessoas gostam de comprar mas não gostam que vendam para elas.

O soft sell, então, é uma maneira de apresentar seu serviço sem ser invasivo. Lembra que falávamos sobre compartilhar conteúdos relevantes? Pois bem, por meio deles você pode convidar seu público para conhecer seu trabalho e até mesmo entregar serviços amostrais, como uma consultoria grátis, por exemplo.

Assim, você fortalece sua imagem perante o cliente e vende com mais facilidade.

Email Marketing

O email marketing também continua permeando o ambiente das vendas online. Em tempos de home office, ele tem se mostrado ainda mais promissor.

Ele é um tipo de conteúdo para pessoas com um nível de relacionamento maior, em estágio de consideração.

Portanto, a construção do email marketing deve ser bem planejada, mas, principalmente, personalizada. Ele pode ser do tipo newsletter, promocional, de chamamento etc.

No caso dele, dá para usar formatos com texto escrito, banners, artes visuais e infográficos. De forma que alguns temas abordados por corretores pode ser:

  • Oportunidades de mercado, como baixa da Taxa de Juros
  • Chamada para novos imóveis
  • Dicas mais simples

Entretanto, é importante que a frequência não seja excessiva, pois o usuário pode se sentir incomodado e bloquear o email. Por isso, dê preferência a envio semanal.

Google Adwords

Como é difícil ter um grande alcance no início da empreitada com marketing digital, você pode apostar em post pagos e alavancagem no Google.

No caso do Google Ads, você para paga para que seu site apareça nas primeiras posições das pesquisas. O melhor é que você só precisa realizar pagamento quando alguém realmente for direcionado ao seu site.

Ele também permite que você acompanhe o alcance de seu anúncio e saiba se de fato resultados estão sendo atingidos. O lado bom é que dá para configurar a sua campanha de acordo com a necessidade dos usuários.

Grupos no WhatsApp e Telegram

Além disso, não podemos esquecer que o corretor conectado precisa ter uma posição ativa para construir mais engajamento. Por isso, não basta postar conteúdo nas redes sociais.

É necessário interagir com seu público, comentar, curtir, adicionar novas pessoas e criar sua própria comunidade. Uma boa estratégia é criar grupos no WhatsApp ou pelo Telegram, por lá você pode adicionar leads com uma mesma preferência.

Isso ajuda tanto a entender mais sobre o seu nicho, quanto também permite administrar seu relacionamento, compartilhar novas residências e criar um ambiente que seja fértil para sua audiência.

Marketing Digital para Corretores: a importância de ter um site

Por último, não podemos esquecer que os sites são o ponto de partida para que um corretor se destaque no mercado imobiliário digital. Geralmente, é por meio deles que novos contatos vão te acessar e conhecer seu trabalho.

Então, é preciso ter um site para corretor de imóveis que tenha qualidade tanto no layout, quanto na distribuição de informações. Já conversamos sobre isso, neste artigo aqui.

Mas eu já adianto que você pode automatizar a maior parte do trabalho com uma plataforma para corretores de imóveis. Na verdade, dependendo da plataforma escolhida, a maior parte do que discutimos ao longo deste texto pode ser dinamizado.

Sigavi Connect: marketing digital para corretores conectados

O Sigavi Connect é uma solução para todos corretores que querem fazer parte dessa revolução que está acontecendo no mercado imobiliário digital. Pela plataforma você pode ter funções totalmente dedicadas ao marketing digital para corretores de imóveis.

Com ele você tem acesso a funil de vendas completo, site personalizado e blog que vai ter a sua identidade.

E não para por aí! Ainda temos uma versão mobile para seu Smartphone, te ajudando a nunca mais perder clientes para a concorrência.

Conheça o Sigavi Connect e tenha tudo que precisa para se destaca no marketing digital para corretores.

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