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Mercado imobiliário digital: adaptação ou transformação?

Atualmente, muitos falam de um cenário chamado “mercado imobiliário 4.0”, mas será que já não estamos falando de mudanças permanentes? Ou seja, de um mercado imobiliário digital, que veio para ficar?

Sabe aquela imagem padrão do corretor, de uma pessoa de terno que entrega cartões e faz visita nos imóveis? Então, ela nem se sustenta mais.

Isso porque, com as mudanças cada vez mais aceleradas na tecnologia, todos os artifícios convencionais têm sofrido alterações profundas.

Como lembra o jornal Estado de Minas, o  modelo conhecido de negócio online das  imobiliárias, normalmente marcado por sites que funcionam como uma espécie de catálogo de produtos, tende a ser  substituído por plataformas cada vez mais completas.

Dessa forma, nossa discussão hoje é sobre o mercado imobiliário digital e como ele está transformando o antigo mercado imobiliário 4.0.

Mercado imobiliário digital: Por que não 4.0?

Embora seja comum utilizar o termo mercado 4.0 para se referir a toda a transformação que tem acontecido, este não é o termo mais adequado.

Acontece que o novo comportamento dos clientes e as recentes tecnologias não são algo provisório.

Dificilmente os consumidores deixarão de acessar as fotos online dos imóveis ou contatar os agentes imobiliários pelo site, WhatsApp e outros meios.

Diante disso, falar em “Mercado Imobiliário Digital” é o jeito mais coerente de entender a permanência desse novo cenário.

Na verdade, como abordamos em tecnologias do mercado imobiliário, a tendência é que haja cada vez mais implementação de avanços tecnológicos na área.

Vamos recapitula-los?

Mudanças no mercado imobiliário digital

As principais inovações que você como corretor conectado ou imobiliária online pode encontrar são:

  •  Atendimento online.
  • Ter o próprio site.
  •  Fazer uso de CRM.
  • Apps específicos para imobiliarias.
  • Ser o consultor de seu cliente.

Adaptação X Transformação

Somado aos pontos anteriores, falar de mercado 4.0 versus mercado imobiliário digital é traçar parâmetros entre adaptação e transformação. Não entendeu?

As empresas que ditam tendências de mercado são as que conseguem melhor prosperar e escalonar seus negócios. Além disso, elas tendem a ter maior popularidade com o público.

Com o surgimento do Uber, por exemplo, o modo de se deslocar sofreu uma grande alteração. Isso forçou o surgimento de novas empresas de transporte privado, mas foi a Uber que guiou essa evolução.

Por isso que, ao falarmos em mercado imobiliário 4.0, estamos nos referindo a adaptação, a esperar que algo novo seja feito para se adequar às novas regras.

Mas, por que não ser a base da transformação? A imobiliária e o corretor que preza por um bom atendimento têm sim as ferramentas necessárias para causar impacto no mercado imobiliário digital.

E o ponto chave disso tudo é só um: o cliente.

mercado imobiliario digital 2

O cliente e o mercado imobiliário digital

Embora computadores, automação e aceleração no processo de vendas façam parte do mercado atual, o cliente ainda é o núcleo para o qual as ações são voltadas.

Podemos afirmar, sem dúvida, que o mercado imobiliário digital não começa na internet, mas no próprio atendimento. Já falamos disso ao citar o atendimento humanizado, você se lembra?

Pois bem, a experiência de quem vai comprar ou alugar casa e apartamento precisa ser impecável. O cliente já começa sua avaliação desde a pesquisa ao pós-atendimento.

Se seu site é um mero mostruário de imóveis, por exemplo, ele está em desvantagem. Todos os trabalhos da imobiliária digital e do corretor conectado precisam resolver os problemas do futuro comprador. Assim, o site precisa:

  • Ter filtros que facilitem a navegação.
  •  Apresentar resultados personalizados.
  • Ser clean e ter um bom layout.

Para saber mais, leia nosso artigo sobre o melhor site para vender imóveis.

Gestão do Negócio

Do mesmo jeito que um carro antigo não consegue participar de uma corrida da fórmula-1, uma imobiliária que use métodos arcaicos não vai conseguir competir com a concorrência.

Para ser mais claro, estou falando de abandonar as velhas planilhas, as listas telefônicas, a papelada e a desorganização.

O futuro do seu negócio como corretor ou como imobiliária pode ser muito melhor com o uso de softwares e plataformas que auxiliem no contato, relacionamento, atendimento ao cliente e venda.

Automatiza processos abre uma janela para entender o cliente em sua individualidade e um atendimento personalizado pode fazer toda a diferença.

Exemplo de plataformas de gestão

O Sigavi 360 é um exemplo de plataforma que centra todas essas ações, nela  imobiliárias e corretores gerenciam o funil de vendas, definem ações estratégicas para determinado contato, avaliam os gargalos de relacionamento e contam com recursos de uma verdadeira secretária digital.

Além disso, o Sigavi Connect, a versão do Sigavi 360 exclusiva para corretores autônomos, é desenvolvida justamente para dar liberdade e equiparar o corretor conectado às habilidades necessárias para operar no mercado imobiliário digital.  

10 características do mercado imobiliário digital

Para concluir, vamos entender 10 características que continuarão guiando todo os processos digitais que discutimos até agora:

1-  Cliente no foco

Todas as alterações e aquisições da imobiliária devem ter sempre em seu foco o cliente. É este quem conseguirá carregar seu negócio para melhores perspectivas.

Assim, vale a pena acompanhar as pesquisas de comportamento, ouvir as sugestões e reclamações e contribuir positivamente, atuando como um facilitador que soluciona o problema do cliente.

2-  Atendimento humanizado

Como disse, o atendimento humanizado veio para ficar. E no mercado imobiliário digital não seria diferente. A ideia é sempre entender seu cliente como uma pessoa que tem necessidades a serem sanadas.

Neste cenário, a palavra chave é a “empatia”, saber se colocar no lugar do outro. Isso inclusive ajuda a mapear as melhores opções de imóveis e ser certeiro ao convidar o contato para conhecer locais que podem ser seu futuro lar.

3-  Uso de métricas de performance

Falar em tecnologia é citar a alta performance. Por isso que as avaliações também precisam estar à altura.

Assim, você precisa investir em métricas que ajudem a calcular o resultado real de seu negócio.

Quantas pessoas vêm das redes sociais? Qual o resultado que suas campanhas online têm alcançado? E o número de acesso ao seu site, qual é? Perguntas como essas podem servir como norte para saber se suas ações estão realmente sendo efetivas.

4-  Presença e Autoridade Online

As indicações continuam tendo sua força, mas os consumidores conectados têm apreciado a presença online e a reputação das empresas. As avaliações no Google, por exemplo, refletem isso.

Neste contexto, o blog Marketing para Especialistas apresenta 3 características fundamentais para construir sua autoridade online com sucesso:

  • Solucionar problemas.
  •  Prezar pela autenticidade.
  • Passar confiança e experiência na sua área.

Para tanto, a próxima característica é essencial.

5-  Engajamento e geração de valor

As redes sociais apresentam alto potencial para causar o engajamento. Este elemento é uma bola de neve positiva, pois os próprios usuários geram valor para sua empresa.

Quanto maior o valor de um conteúdo, mais pessoas serão alcançadas, atraindo assim mais clientes. Por isso, aposte em:

  • Post elucidativos e leves.
  • Fotos de qualidade
  • Ebooks.
  • Blog.
  • Webinars, lives e palestras online.

Ou seja, eduque seu cliente e o emancipe no mercado imobiliário digital. Gerando valor, ele terá a certeza que sua empresa se preocupa com a transparência e qualidade do serviço oferecido.

6-  Capacidade de transformação

Bom, se o mercado imobiliário se trata de transformação, essa também precisa ser incorporada por corretores e imobiliárias. Faça uso de sua experiência no setor para inovar e criar tendências.

7-  Aquisição de ferramentas cada vez mais sofisticadas

Já virou um “mantra” dizer que o mercado imobiliário digital é regido por tecnologia, não é?

Portanto, uma das suas principais características é fazer uso de ferramentas sofisticadas para o atendimento e venda de imóveis. Por isso, é preciso encontrar uma plataforma que se mantenha atualizada a essas demandas.

8-  Consultoria no lugar de Venda

Uma diferença essencial entre o mercado convencional e o digital diz respeito à venda. Foi-se o tempo em que a comissão era o objetivo final de todos os esforços.

Claro que o lucro é necessário e precisa ser prezado, mas este, atualmente, é o resultado de uma família que está satisfeita com a conquista da casa própria.

Assim, a venda a qualquer custo deu lugar a consultoria, a entrega de um produto que atenda o perfil do lead e consiga conversar de forma personalizada.

9-  Sensibilidade na experiência proporcionada

A experiência também precisa ser priorizada, se hoje fazemos uso do tour virtual, é muito provável que em poucos anos as atualizações sejam cada vez mais rápidas.

Facilmente, podemos imaginar um cliente que use óculos de realidade virtual em sua casa e possa imergir na casa a ser comprada.

Futurístico demais? Não, isso faz parte do mercado imobiliário digital.

10- Centralização das Ações

Por último, vale relembrar que não dá para trabalhar todas as características anteriores com diversos programas e softwares. É preciso ter uma plataforma que centralize todas essas ações.

Lembra que falamos do Sigavi 360 e Sigavi Connect? Então, essas são duas opções com ótima entrega de resultados no mercado imobiliário digital.

Se você quer ser um corretor conectado, clique aqui e entenda como o Sigavi Connect pode dar uma guinada nas suas vendas.

Ou conheça o Sigavi 360 que permite que imobiliárias de qualquer porte não fiquem atrás da concorrência. Faça o teste gratuito por 15 dias e tire todas suas dúvidas.

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