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8 dicas para transformar sua imobiliária em negócio escalável

A imobiliária como negócio escalável é uma estratégia para aumentar o alcance e gerar novas vendas. 

Segundo o portal Terra, a possibilidade de escalar foi um dos caminhos que ajudou empreendedores a se manterem nos negócios durante a crise de 2020.

A Época Negócios noticiou que, até então, os resultados nas empresas sempre foram medidos de forma rasa, com foco apenas no “topo de funil” – aquisição. Entretanto, estratégias de escalabilidade permitem análises mais profundas.

Então, para tornar sua imobiliária um negócio escalável, anote as 8 dicas que nossa equipe do Sigavi 360 separou para você.

O que é escalabilidade?

A escalabilidade é um processo no qual a atuação da empresa é expandida enquanto os gastos permanecem os mesmos. E existem vários itens do negócio que ditam se o mesmo pode ou não ser escalável. Veja alguns deles:

  • Capacidade de crescer sem elevar os custos.
  • Possibilidade de, facilmente, replicar estratégias de vendas.
  • Gera lucro com uma estrutura enxuta.

Para fechar este tópico, vale a pena citar as palavras de Marcelo Nomura em seu livro Marketing Digital: “negócio escalável é aquele com potencial de expansão, e até mesmo sem limites.” Ou seja, descobrir o quanto um negócio pode crescer com a mesma estrutura é essencial para avaliar sua capacidade de se tornar escalável.

Negócio escalável combina com mercado imobiliário?

É comum vermos vários gestores das imobiliárias tradicionais encarando o crescimento com base nos seus limites estruturais. Como crescer sem abrir um filial ou mesmo sem aumentar a equipe atual?

Neste contexto, a imobiliária digital é uma das melhores alternativas. Ela permite que a empresa trabalhe com um catálogo muito maior de imóveis sem, necessariamente, precisar uma equipe maior ou mais espaço físico.

A cidade de São Paulo, e sua zona metropolitana, são exemplos de áreas facilmente atendidas por uma imobiliária digital. Pode ser através do uso de contratos digitais, visitas online ou teleatendimento. Como você verá neste artigo, as imobiliárias digitais são o futuro do mercado.

Imobiliária como negócio escalável: a fase da preparação

Por mais que todos desejem escalar seus negócios, isso não acontece do dia para a noite. E precisa ser visto criteriosamente desde a fase da preparação.

Isto porque sua expansão no mundo digital primeiramente vai ocorrer de modo orgânico. Por isso, a preparação é primordial. Então anote alguns aspectos a serem considerados:

  • Tenha uma visão de futuro: entenda qual estrutura vai ser necessária para que sua imobiliária permaneça no jogo;
  • Tenha clara a missão, visão, valores, objetivos da empresa: é assim que sua equipe sai da teoria para a prática;
  • Desenvolva uma cultura corporativa: assim sua empresa cria uma identidade forte que se mantém à medida que sua empresa cresce;
  • Ter criado uma equipe sinérgica: é impossível crescer se a sua equipe não está pronta para lidar com um cenário de maior demanda. E, em alguns momentos, maior pressão.

8 dicas para transformar sua imobiliária em um negócio escalável

Agora que já conversamos sobre o funcionamento dessa estratégia, você está preparado para transformar sua imobiliária em um negócio escalável?

1 – Vitrine online

A chave de todos os negócios escaláveis são as vitrines online. E não falo apenas de um site, mas da metáfora de uma vitrine.

Quando pensamos em vitrine, não temos apenas um produto exposto. Há placas chamativas, manequins, preços e organização vendável. O que vemos não é só um produto, mas identificação.

O Ifood é um bom exemplo, pois usa uma linguagem visual única em todos seus canais, o que aproxima o cliente da marca.

Assim, ter uma vitrine online é mais que ter um site. É realmente ter uma presença que aproxima sua marca do cliente. 

2 – Redução de custos

Da mesma forma, já vimos que uma das colunas do negócio escalável é a possibilidade de manter ou reduzir custos. Geralmente, essa redução é possível com o uso de softwares que vão dinamizar os processos administrativos e melhorar os controles. E alguns deles são:

3 – Qualidade na Gestão Imobiliária

A gestão imobiliária também precisa ser privilegiada desde o início. Conforme a imobiliária escalar sua atuação, maior será a demanda e responsabilidade envolvida.

Portanto, desde já, tenha processos claros e definidos para todas as atividades da empresa, bem como invista em controles melhores. Isso garantirá um bom gerenciamento à medida que a imobiliária cresce.

4 – Investir na Segurança de dados

Você já deve ter percebido que a tecnologia será uma grande parte do negócio imobiliário. Assim, para ter a escalabilidade, vale a pena investir em segurança de dados e se blindar contra hackers e ataques cibernéticos.

Busque também atender à Lei Geral de Proteção de Dados. A aderência à LGPD irá garantir uma melhor proteção das informações dos clientes e evitar problemas no futuro.

5 – Estudar a jornada de compras

O caminho que seu cliente leva desde iniciar a procura por imóveis até efetivar a compra é longo. Algo em torno de dezoito meses.

Assim, para ter sucesso ao transformar sua imobiliária em um negócio escalável, é essencial entender a jornada do seu cliente e como atuar para fazer parte dela.

6 – Atendimento online

O comprador brasileiro está cada vez mais acostumado ao atendimento online através de chats e chatbots. Se antes era preciso 10 atendentes para 10 contatos, hoje 2 pessoas conseguem fazer um atendimento que já foi filtrado pela automatização.

Aqui vale a pena um bom investimento, já que o atendimento online abrirá uma boa janela de tempo para que seus corretores e corretoras possam investir nas atividades que trarão maior retorno para a empresa.

7 – Uso de aplicativos

A Época conta que o Brasil já tem mais de 230 milhões de usuários de smartphones. 

É por isso que agregar os aplicativos na jornada de compras do seu consumidor traz grandes vantagens. Veja algumas delas:

  • Informações acessadas com mais facilidade;
  • Uso de notificações para apresentar novas opções de imóveis disponíveis;
  • Contato facilitado e dinâmico;
  • Possibilidade de alcançar leads em diferentes canais.

8 – Integração com portais de imóveis

Por último, os portais de imóveis vem investindo pesado em entregar um layout que facilite a venda. Sites como OLX, Zap Imóveis e Órulo têm cada vez mais sido consultados por quem busca alugar ou comprar uma casa.

Mas para não perder as vendas que se originam através desses canais, é importante contar com um sistema que faça a gestão desses contatos.

E isso é uma das funções do Sigavi 360. Com um dashboard intuitivo você terá todos os contatos gerados através dos portais imobiliários em um único lugar. Isso agiliza o trabalho da sua equipe e permite acompanhar de perto os resultados das suas campanhas de marketing. Veja outras vantagens da nossa plataforma:

  • Ter a ferramenta mais inovadora do mercado imobiliário.
  • Acesso ao melhor CRM imobiliário.
  • Integração com redes sociais, site e outros portais.
  • Emissão automática de boletos.
  • Gerenciamento de vendas e comissões.
  • E muito mais!

E agora que já sabe disso, saiba que você pode conhecer o Sigavi 360 sem nenhum compromisso. Liberamos 15 dias gratuitos para experimentar e descobrir todas as funcionalidades que, com certeza, farão da sua imobiliária um negócio escalável!

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