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NETWORKING IMOBILIÁRIO

Consiga boas vendas melhorando seu networking imobiliário

De uma forma geral, o networking imobiliário já é reconhecido pela maioria dos corretores devido a sua importância. Ter sua própria rede de contatos é essencial para vender.

Mas, sabia que é possível ampliar sua rede de contatos e melhorar a qualidade deles para conseguir boas vendas?

Um bom networking fará seu negócio mais competitivo no mercado. Fortalecer o vínculo com colegas de profissão, clientes e outros é uma estratégia eficaz de vendas. Quanto maior a sua rede de contato, maior a possibilidade de ter novos clientes, novas parcerias e se tornar mais competitivo.

Nesse artigo vamos considerar como o networking imobiliário irá ajudar a ter boas vendas e como ampliar sua rede de contatos.

Importância de fazer um bom networking imobiliário

Provavelmente você já ouviu falar em vendas “boca a boca”, é uma técnica de vendas muito antiga e explorada por grandes corporações justamente por ser tão eficaz. O bom exemplo disso é a Avon que se tornou gigante dos cosméticos sem investir em lojas físicas para o consumidor final.

A revista Exame publicou sobre a propaganda boca a boca como estratégia de marketing, veja essa pesquisa:

“Um estudo do Instituto Nielsen aponta que 92% dos consumidores no mundo confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar perante qualquer outra forma de propaganda, seguidos por 70% que acreditam nas opiniões de quaisquer outras pessoas no ambiente virtual. Segundo o consultor do Sebrae-SP Adriano Campos, as pessoas costumam confiar muito mais na opinião do outro – mesmo sendo um completo desconhecido – do que nas mensagens publicitárias.”

Essa pesquisa aponta que um bom networking pode ser mais eficaz que uma mensagem publicitária. 

Claro que uma campanha de marketing é indispensável em qualquer negócio, mas agregar o networking como estratégia de marketing atinge um potencial muito interessante.

Quando um comprador precisa de um imóvel, ele começa a perguntar aos conhecidos até alguém indicar um corretor. O corretor indicado provavelmente é aquele que faz um bom trabalho de networking.  O mesmo acontece com parcerias, as imobiliárias precisam ter uma boa rede de contatos e se fazer presente para ser lembrado.

As ações de networking precisam ser estratégicas, ter apenas uma lista de contatos não basta, é preciso interagir com os contatos e estar presente na vida desses profissionais, foque na qualidade ao invés da quantidade. Seja paciente, um relacionamento se constrói a longo prazo e com naturalidade.

Para tanto, o corretor deve se comunicar com o maior número de pessoas possíveis, para estabelecer relações e tornar seu trabalho conhecido. É importante que ele esteja presente em eventos onde poderá conhecer potenciais clientes. 

Uma dica é acompanhar as redes sociais de imobiliárias e outros corretores de imóveis. Pense nas pessoas no seu ciclo de convivência, desde clientes até vizinhos ou amigos de infância, pois em algum momento eles podem se transformar em clientes, parceiros e divulgadores boca a boca.

Sugestão para ampliar sua rede de contato

Ao ampliar seu networking imobiliário, você passa a ter acesso às informações privilegiadas, o que lhe possibilita encontrar o imóvel ideal para o seu cliente. 

O networking imobiliário tem como principal objetivo a troca de informações e entre pessoas, de modo a estabelecer novas parcerias e novos negócios. Para ser um networking imobiliário eficaz, é preciso estar preparado para apresentar, de forma assertiva, os seus projetos e serviços imobiliários e também ouvir com atenção e interesse.

Veja as dicas para ser estratégico ao usar networking imobiliário:

  1. Participe de eventos – Aproveite as oportunidades para melhorar seu networking imobiliário, tais como cursos, palestras, lançamentos, conferências, jantares, etc. Principalmente nos eventos específicos do ramo. 
  2. Redes Sociais – LinkedIn, Facebook, Instagram são excelentes para interagir com seu networking imobiliário, por meio delas é possível expor seus trabalhos para que outros desenvolvam confiança em suas habilidades, estabelecer vínculos e se aproximar mais de seus contatos, use-as como estratégia de marketing.
  3. Peça indicação – Seus conhecidos podem te indicar para outras pessoas, não se acanhe em pedir o apoio deles para ampliar seus contatos.
  4. Cartão de visita – Tenha cartão de visita sempre à mão, seja físico ou digital, isso facilitará que outros te indiquem.  
  5. Reciprocidade – É importante ajudar sua rede de contatos, a troca é a base do networking, ajudar outros cria um gatilho mental que induz a pessoa a retribuir o favor, ela não se esquecerá de você. 
  6. Organize seus contatos – Tenha anotado o máximo de informações possíveis: nome, endereço, e-mail, empresa, profissão, etc. Você pode colocar observações que o ajude a classificar o contato, como clientes em potencial, colegas de trabalho, etc. Desenvolva estratégias para se relacionar com eles, marketing digital, e-mail, mensagens, happy hours ou o que melhor se adequar ao seu contato.

Se organize com um CRM imobiliário

A relação entre pessoas e organizações é um processo de interação entre consumidores e prestadores de serviços, que permite a troca de informações e de conhecimentos para estabelecer uma comunicação positiva.

Vale a pena investir em um Customer Relationship Management (CRM), que é considerado a melhor ferramenta para ampliar sua rede de contatos, prospectar e fidelizar clientes

Atualmente, o SIGAVI 360 é uma das melhores opções em CRM Imobiliário disponíveis no mercado. Pois, com ele é possível integrar todas as informações dos clientes e imóveis em um lugar. Isso facilita acessar todos os dados necessários com poucos cliques, além de emitir relatórios e cruzar informações. Com o SIGAVI 360 é possível agilizar o atendimento e não perder informações importantes. 

É possível conseguir boas vendas, melhorando seu networking imobiliário. Use-o de forma estratégica, cultive relações sólidas, esteja presente para ser lembrado, use o marketing digital, redes sociais, convide-os para um café ou almoço, coloque-se à disposição. Deixe-os perceber que são importantes para você, esse esforço periódico dará bons resultados e suas vendas aumentarão.

Amplie seu networking imobiliário para se diferenciar, compareça a eventos do setor imobiliário e não esqueça os cartões de visitas. Cultive boas relações com outros profissionais dessa área. 

Nós estamos aqui para ajudá-lo, com o Sigavi 360 você irá expandir o seu networking imobiliário. Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos ajudar.

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