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O agente imobiliário e a cultura organizacional

Agentes imobiliários conseguem mais resultados em empresas com uma cultura organizacional bem definida.

Você concorda com a frase acima?

Ultimamente, o conceito de cultura organizacional está se tornando popular. Empresas de recrutamento estão considerando este conceito como peça chave para empresas do setor imobiliário conseguirem contratar e reter os melhores corretores do mercado.

Antes que você classifique esse assunto como “papo motivacional” ou ache que isso só funciona em empresas americanas, saiba que isso afeta diretamente os lucros de sua empresa. Como?

Vale a pena tirar alguns minutos para analisar este assunto.

O que é cultura organizacional?

A Cultura Organizacional é a personalidade de uma empresa. Através de várias características, ela mostra o que é valorizado nas empresas e como as coisas devem ser feitas.

A cultura são valores que ditam o comportamento das pessoas na empresa. Não é o que foi colocado no site institucional como “missão e valores”, vai muito além disso. Engloba as ações que a imobiliária toma diariamente e o impacto que isso gera na equipe de corretores.

Este conceito parece evasivo, é verdade, mas os efeitos negativos de uma cultura mal direcionada são sentidos intensamente na empresa.

Para esclarecer melhor, vamos falar sobre como o conceito da cultura organizacional afeta a equipe e consequentemente os resultados da sua imobiliária.

Como a cultura organizacional afeta os resultados do agente imobiliário

Imagine sua imobiliária com uma equipe desmotivada, com corretores que não batem as metas, com vagas de trabalho sempre em aberto e os clientes sumindo. 

Qual seria o resultado deste cenário? Poucas vendas, resultados ruins, um completo pesadelo!

Um ambiente de trabalho saudável e amigável, é considerado um dos principais motivadores para o recrutamento, retenção e desempenho de funcionários. No ambiente altamente competitivo de hoje, são os detalhes que fazem a diferença na motivação da equipe.

Um economista americano chamado John Graham duvidou que a cultura organizacional fosse fator determinante para os resultados econômicos da empresa, por isso resolveu fazer uma pesquisa para tirar a prova.

Em parceria com outros profissionais, ele conduziu uma pesquisa com 1.348 executivos e os resultados foram muito impressionantes:

>> 54% dos executivos disseram que abandonam metas que estejam em desacordo com a cultura da empresa.

>> 85% disseram que uma cultura mal implementada aumenta as chances de um funcionário agir de forma antiética ou mesmo ilegal.

>> 69% indicam a importância da cultura para a qualidade dos relatórios financeiros.

>> 92% acreditam que a melhoria da cultura levará ao aumento do valor de sua empresa.

>> 84% dos CEOs disseram que sabem que precisam melhorar a cultura de sua empresa.

A pesquisa mostrou que executivos de grandes empresas já perceberam que esse assunto afeta diretamente seus lucros. Ela também apontou a importância de separar a cultura da empresa das normas e dos resultados.

Se um agente imobiliário tem metas altas de vendas, mas não encontra apoio de outros departamentos da empresa e não tem à disposição ferramentas adequadas para o trabalho, certamente ficará desmotivado. A probabilidade dele abandonar a meta ou até mesmo a empresa é bem grande.

Em contrapartida, uma imobiliária que conta com gestores que sabem motivar a equipe e que tem uma cultura de colaboração entre departamentos, trazem melhores resultados. Agentes imobiliários se sentem confiantes em trazer clientes para a empresa porque sabem que poderão oferecer o melhor serviço.

O que você precisa fazer para implantar uma cultura organizacional que atraia os melhores profissionais e que motive sua equipe a vender mais?

O primeiro passo é definir que tipo de cultura mais combina com sua empresa.

Diferentes tipos de cultura organizacional

Todas as grandes empresas – seja no setor imobiliário ou em outros setores – fazem propaganda da sua cultura corporativa para atrair os melhores funcionários.

Como gestor da imobiliária você pode escolher a cultura que mais se adapta a sua forma de conduzir a empresa. O que não deve acontecer é uma cultura disfuncional, à qual seus funcionários classificariam como: ‘incoerente’, ‘confusa’ ou até mesmo ‘mercenária’.

Veja alguns tipos de cultura mais comuns nas empresas:

* Dinâmica – estilo Startup, que incentiva ideias inovadoras e é agressivo no mercado. 

* Tradicional – cultura centralizadora que respeita hierarquias.

* Colaborativa – empresa aberta, amigável e que incentiva a participação dos funcionários nos processos da empresa.

* Desempenho – a empresa é orientada pelos resultados, mas não tem foco nos números e sim nos processos, para melhorar o desempenho e alcançar as metas.

* Integridade – empresas que priorizam a confiabilidade e a precisão no que fazem.

Agora que você já escolheu como vai moldar a cultura organizacional na sua imobiliária, vamos colocar algumas sugestões para implantá-la na sua empresa.

Como criar uma cultura que atraia os melhores agentes imobiliários do mercado

Equipe de Sucesso

Comece pela liderança

O exemplo é primordial! Não adianta exigir que seus funcionários sejam honestos se o líder age com desonestidade. Da mesma forma, não adianta ter uma bela missão escrita, se o gerente só se preocupa em cobrar números.

O gestor precisa estar alinhado com os valores da empresa, ele deve transmitir a cultura da empresa nas decisões que toma e na forma como conduz a equipe. Caso contrário, a cultura organizacional ficará apenas no papel.

Ouça sua equipe

Não ouça fofocas, converse individualmente com os seus agentes imobiliários para entender suas necessidades e que melhorias eles gostariam para ter melhores condições de trabalho.

Permita que seus corretores e funcionários o orientem no processo de mudança e melhoria.

Se concentre nas pessoas

É o agente imobiliário que vai garantir os resultados da empresa, por isso, foque nas pessoas

Oriente seus agentes a se desenvolverem pessoalmente, ajude-os a melhorar sua produtividade, capacite as pessoas para elas trazerem resultados.

Valorize as pessoas com talento, boa vontade de aprender e melhorar.

Motive

A maioria dos corretores não gosta da parte burocrática da venda, mas gostam da flexibilidade em atender os clientes.

Quando seus funcionários entenderem por que precisam realizar certas tarefas, vão ficar mais motivados a agir e cumprir os prazos.

Outro ponto é que o corretor transmite muito mais segurança para negociar com o cliente quando está seguro de que poderá contar com apoio da equipe na imobiliária.

Torne o ambiente convidativo

O corretor precisa se sentir à vontade no escritório da imobiliária. É importante ter um local físico adequado, boa iluminação e com temperatura agradável. Esse conforto garante que o funcionário goste de estar na empresa e se sinta bem lá.

O clima também precisa ser amigável. Ter uma equipe integrada e que trabalha bem juntas é algo que as pessoas citam bastante quando falam de locais que querem trabalhar.

Aprenda e aplique

Implementar uma cultura organizacional não é simples, exigirá criar soluções e aplicar técnicas. Por isso pode ser necessário que o gestor da imobiliária precise de mais informações para criar um planejamento.

Ele poderá pesquisar mais ou contratar uma consultoria, mas é necessário ter a disposição de aprender coisas novas.

Aplicar o que aprende também é essencial, prometer mudanças para a equipe nas reuniões de vendas e depois não executar pode desmotivar mais ainda a equipe.

Celebre os resultados

Corretores imobiliários são sociáveis por natureza, eles gostam de eventos e de interação com outras pessoas.

Criar ocasiões em que a equipe possa celebrar os resultados ajuda a fortalecer a cultura organizacional e incentiva seus agentes a trabalharem melhor.

Dê ferramentas adequadas de trabalho

Poucas coisas são tão irritantes numa empresa quanto a falta de ferramentas de trabalho.

Não é nada motivador para um corretor de imóveis perder tempo digitando contratos, redigindo relatórios em planilhas ou trabalhando com computadores que não funcionam bem. 

Dar condições para que seus agentes imobiliários trabalhem com mais produtividade é essencial para a satisfação e os resultados da sua equipe.

Sobre este ponto, gostaríamos de aproveitar para convidar você para conhecer uma ferramenta que os agentes imobiliários gostam muito – O CRM Imobiliário.

A plataforma Sigavi360 é um CRM que ajuda o corretor a organizar seus atendimentos, visitas e pendências. Nesta ferramenta, ele poderá criar contratos e enviar emails para os clientes com poucos cliques.

Se você quiser saber como essa ferramenta pode contribuir para a cultura organizacional da sua empresa e maximizar seus resultados em vendas, clique aqui e consulte um de nossos consultores.

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