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Boas Práticas: Organize a gestão de vendas de imóveis

O mercado imobiliário está mantendo as vendas de imóveis e os números estão batendo recordes. Não acredita?

Veja esse artigo recente publicado na Invest Exame : “Apesar da alta dos preços e da taxa Selic, vendas e lançamentos estão em nível recorde, e os juros do crédito habitacional são os mais baixos da história”.

Segundo o artigo, houve avanços dos preços dos imóveis a partir de 2019, e ainda assim as vendas estão em alta. Veja uma representação dos números no gráfico abaixo.

Gráfico, Gráfico de linhas
Descrição gerada automaticamente

A incerteza do mercado financeiro propiciou o crescimento do mercado imobiliário, por ser um investimento mais seguro e não sofrer tantas oscilações como as bolsas de valores, muitos estão comprando imóveis não só para moradia própria, mas também para investimento.

E quanto a sua imobiliária? Está aproveitando esse momento para alavancar suas vendas? 

Há formas de melhorar suas vendas através de uma boa gestão de vendas de imóveis. Com o planejamento e boas estratégias você irá se destacar no mercado competitivo e aumentar seus lucros.

Nesse artigo veremos que uma boa gestão de vendas não é complicada e com algumas ações simples você pode organizar suas vendas. 

O que é gestão de vendas de imóveis?

É a coordenação dos processos envolvidos em vendas: planejar, coordenar operações, implementar novas técnicas, metas, supervisão da equipe  e todos os detalhes envolvidos nas vendas de imóveis. 

Por que é importante fazer uma boa gestão das vendas de imóveis

Com o mercado tão competitivo, é necessário um bom gerenciamento em todas as etapas das vendas de imóveis. 

Afinal de contas, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de perder um cliente por despreparo ou problemas no processo interno.

O mercado imobiliário vem se digitalizando, esse processo de modernização da informação mudou muito a forma gerenciar as vendas de imóveis. Então, as imobiliárias do futuro estão buscando uma análise bem definida do mercado e criando planos para melhorar as táticas de vendas.

A gestão de vendas consegue prospectar seus contatos de maneira mais eficiente e organizada, não correndo o risco de negligenciar algum aspecto importante do processo comercial. 

Assim, é possível criar processos humanizados que atendam melhor às necessidades dos clientes e os leve à conclusão do negócio.

A partir de agora, vamos colocar algumas sugestões para melhorar a eficiência na prospecção de leads. Uma boa sugestão são os CRMs que são softwares bem planejados de gestão de relacionamento com clientes.

Organize o processo nas vendas de imóveis

Eficiência é a palavra de ordem! Sem ela, você pode perder prazos ou arruinar uma estratégia comercial. 

Ela é conseguida naturalmente através da gestão de vendas, pois os processos padronizados possibilitam que a equipe siga um padrão de qualidade, evitando retrabalhos ou extravio de informações. Através da organização de processos você garante um atendimento personalizado e uma experiência positiva fazendo seu cliente se sentir valorizado.

Veja abaixo sugestões de processos do atendimento até a venda de imóveis que você usar para organizar sua equipe.

  • Preparar-se antes de uma venda
    • Verifique todos os detalhes do imóvel, os impostos estão em dia e a documentação está em ordem?
    • O imóvel está em boas condições? Conheça os problemas do imóvel e prepare-se para quebrar barreiras. Peça ao proprietário para organizar e limpar o imóvel, para ficar bem atrativo.
    • Você pode criar um checklist para garantir que o imóvel esteja pronto para entrar nos canais de divulgação, incluindo fotos, etc.
  • Definir o valor – Ajude o proprietário a definir o valor do imóvel com uma análise comparativa do mercado.
  • Organizar as visitas à propriedade – Após definir o preço e promover a propriedade, é hora de encontrar um comprador usando a sua lista de contatos. Se você já tiver essas informações em um software CRM, poderá rapidamente classificar seus leads e enviar um convite para visitação.
  • Negociar a venda – Ao encontrar o comprador, é hora de iniciar as negociações. Seu objetivo é chegar a um acordo sobre valores e condições de pagamento o mais rápido possível. Você deve gerenciar a venda para que não fique demorada demais, por meio do CRM é possível gerenciar seu tempo com mais eficiência. 

São muitas etapas que envolvem o processo de vendas e muitas informações circulam até a fase final. Um bom software de gerenciamento garante que nada seja esquecido e todo o processo seja mais eficiente.

Boas práticas para uma gestão de vendas de imóvel

Agora que você já entendeu sobre gestão de vendas nos processos internos de vendas, é necessário saber como colocar em prática e entender os impactos externos – no mercado imobiliário. 

As considerações a seguir te ajudarão a ter boas práticas para gerenciar suas vendas.

  1. Entender o mercado

Para uma gestão de vendas de sucesso é necessário entender o mercado e acompanhar suas inovações. Para isso tenha acesso às principais plataformas de informação, tais como portais imobiliários, jornais, blogs etc. 

  1. Entender as necessidades de seu cliente

Não seria eficiente usar as melhores práticas de gestão de vendas de imóveis sem entender as necessidades de seus clientes. O uso de tecnologia irá ajudá-lo a conhecer o que exatamente o seu cliente deseja e a definir a estratégia necessária. Pergunte ao seu cliente quais são as reais necessidades, assim é possível eliminar os imóveis que não se encaixam ao seu perfil, depois setorizar os imóveis por categoria para facilitar o gerenciamento de sua carteira de clientes.

  1. Usar o Marketing Digital

O Marketing Digital é essencial para captar novos clientes e engajar os que já existem. É possível criar conteúdos relevantes que demonstram autoridade no mercado. Esses conteúdos fazem o seu público aumentar o nível de interesse e gradativamente encaminhá-lo à compra. Por meio do Marketing Digital você consegue atrair um público de qualidade e desenvolvê-los como potenciais clientes. 

  1. Capacitar seus profissionais

Vender não é fácil, mas com um time capacitado você terá melhor performance na sua empresa. Pense em disponibilizar um programa de capacitação para sua equipe. Existem diversos cursos sobre corretagem, estratégias de vendas, técnicas de persuasão que podem ser ministrados. Fóruns especializados que ajudam a entender melhor o mercado atual. Bons livros, case de sucesso são inspiradores.

  1. Automatizar processos 

Processos automatizados são essenciais para uma boa gestão. Evite tarefas manuais, a automação permite melhor desempenho da equipe e traz modernidade à empresa. Com o CRM imobiliário é possível acompanhar sua jornada de vendas de imóveis com rapidez e precisão.

Com os processos automatizados, é possível produzir relatórios para monitoramento da equipe, sendo possível enxergar as maiores oportunidades e indicadores importantes para novas ações.

Qual a ferramenta que vai ajudar a organizar estes processos e verificar se as vendas estão fluindo ou se ainda há falhar para corrigir?

O Sigavi 360 disponibiliza relatórios gerenciais que dão um controle melhor dos resultados da equipe.  Veja nesse artigo os principais relatórios que você precisa para que sua gestão de vendas de imóveis seja um sucesso.

Agora que você entendeu o que engloba gestão de vendas de imóveis, use seus conhecimentos para dominar e se diferenciar nesse mercado tão competitivo. 

Se precisar da ajuda da equipe do Sigavi 360 para facilitar esse gerenciamento, clique para falar com um de nossos consultores.

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