As melhores informações sobre o mercado imobiliário

PLANEJAMENTO FINANCEIRO DA IMOBILIÁRIA

Planejamento Financeiro da Imobiliária

Pensar no planejamento financeiro da imobiliária agora é mesmo necessário? 

O que você deseja conquistar em 2022? Aumentar seus clientes investindo em marketing digital? Melhorar sua estrutura física? Aumentar seus parceiros e colaboradores para ter uma abrangência maior? Conquistar prêmios e reconhecimento no mercado imobiliário? Quais as suas metas para esse ano?

Os seus objetivos podem ser alcançados esse ano se, desde já, começar a desenhar o seu trajeto. Por isso, pensar em planejamento financeiro agora realmente é necessário.

Saber apenas quais serão as entradas e saídas de recursos não são suficientes para tomar decisões. Para ter uma evolução saudável do seu negócio imobiliário é necessário se dedicar à gestão financeira, ter metas financeiras bem definidas e direcionar os esforços para seus objetivos.

Veja os benefícios do planejamento financeiro:

  • Analisar a saúde financeira da empresa
  • Reconhecer o cenário atual do negócio
  • Identificar problemas e oportunidades 
  • Definir metas e estratégias para alcançá-las. 

Vamos colocar sugestões para ajudar a fazer o planejamento financeiro da imobiliária. Está pronto? Veja alguns passos:

Observar o que passou e pensar no próximo ano

Observar o que passou envolve:

  • Fazer um mapeamento de suas receitas e despesas;
  • Estruturar as contas para quitar as dívidas;
  • Cortar gastos desnecessários e diminuir riscos financeiros;
  • Determinar metas;
  • Poupar, investir e proteger o capital.

Ufa… Isso não parece fácil! Mas para facilitar, podemos fazer uma coisa de cada vez: primeiro o mapeamento, afinal não tem como mudar algo que não consegue mensurar.

Um software de gestão orçamentária ajuda a fazer esse mapeamento, facilita a análise de dados para fazer o planejamento para quitar as dívidas. 

Uma boa ajuda para organizar o financeiro é criar processos. As contas a pagar e receber podem ser organizadas em atividades sequenciais fazendo um mapeamento de processos, assim minimiza erro humano e torna o planejamento mais eficiente.

O primeiro passo para o planejamento financeiro imobiliário de 2022 é observar o que passou e mapear receitas e despesas, afinal, não entender o orçamento prejudica a capacidade de planejamentos futuros. Agora é a hora de planejar.

Criar planejamento com antecedência

Ao criar o planejamento financeiro para 2022, tenha em mente alguns objetivos importantes:

Após o mapeamento, fica mais fácil visualizar as dívidas pendentes e traçar um plano para quitá-las. Seus planos podem variar, mas o primeiro objetivo para um planejamento financeiro é a formação de uma reserva de emergência. 

Considerando a oscilação do mercado imobiliário, é importante estar preparado para situações inesperadas. Abaixo vamos considerar algumas dessas variantes que podem ser previstas.

Seus clientes também farão planejamento financeiro para 2022 e, um dos fatores que pesam no orçamento são os custos imobiliários, provavelmente eles irão avaliar possíveis mudanças. Para você se prevenir, vamos listar aqui algumas situações que eles podem considerar:

  1. Análise de ocupação

Devido à pandemia, alguns de seus clientes concluíram que a área que ocupam não é mais adequada pela adoção do trabalho híbrido. Alguns deles se viram obrigados a ajustar a metragem de ocupação de seus espaços. Esse movimento perdeu força no segundo trimestre deste ano, mas aqueles que ainda não fizeram essa análise de ocupação, provavelmente considerarão isso agora, o que pode acarretar devoluções de imóveis.

  1. Alta do IGP-M

Esse índice costuma ser usado para reajustar os contratos de locação, mas nos últimos meses ele disparou e chegou a atingir seu recorde. Isso pressionou os proprietários a renegociarem os reajustes e índices. Aos que fizeram uma negociação pontual, provavelmente tentarão negociar o índice novamente nos próximos reajustes, pois o IGP-M continua fora da normalidade.

  1. Análise mercadológica

Qual a situação da região em que você atua? Considere a demanda, vacância e outras variantes. Devido ao home office, muitos optaram por sair das grandes cidades e morar no litoral ou interior em busca de mais espaço e menor preço. Contudo, esse ano, muitas empresas estão retornando ao trabalho presencial, o que obriga alguns retornarem às cidades. Essa movimentação deve ser considerada em seu orçamento. Esses fatores compõem o preço e determinam a flexibilidade dos proprietários nas negociações.

  1. Análise de datas críticas do contrato.

Essas são as datas de vencimento do contrato, onde é possível negociar valores. Fiquem atentos às datas dos contratos de sua imobiliária, pois os seus inquilinos irão procurá-los para negociação, dessa forma você estará preparado para eles, considerando o que acabamos de apontar. 

Criar um planejamento financeiro com antecedência é fundamental para o crescimento e lucratividade de sua imobiliária. Estude, se informe, pesquise como fazer esse planejamento, e não deixe de apontar todas as variantes que for possível prever no seu segmento.

Em pouco tempo o mercado mudou muito, sua visão e posicionamento devem acompanhar essa evolução. Agora é a hora de se transformar e criar o seu planejamento financeiro mais assertivo e eficiente.

Considere as perspectivas para a economia em 2022, especialistas apontam como um ano de virada. A previsão é:

  • Recuperação – com o avanço da vacinação a economia tende a se recuperar, devido à flexibilização das medidas de isolamento e melhora do ambiente externo possibilitando o comércio exterior mais acentuado. 
  • Evolução dos negócios – a pandemia trouxe a evolução dos negócios com soluções criativas e tecnológicas e isso irá contribuir para economia em 2022.

Mas também haverá desafios: 

  • Problemas macroeconômicos – devido à pandemia, muitos negócios faliram e aumentou o desemprego, o poder de renda da população foi afetado. 
  • Crise política – 2022 é ano de eleição e as incertezas políticas geram inseguranças e comprometem a economia.

Esteja preparado para esse cenário e considere isso no seu planejamento financeiro imobiliário para 2022.

Após mapear e planejar, chegou a hora de determinar as metas.

Ter metas de ganhos e gastos definidas

Quais as suas metas e sonhos para 2022? Elas devem ser incluídas no seu planejamento financeiro. Já dizia o ditado: se não souber aonde ir, não vai chegar a lugar algum.

Suas metas precisam ser bem definidas. Saiba quanto você pretende ganhar, quanto você pode gastar, essa determinação vai garantir que o orçamento de 2022 seja assertivo e eficiente.

Crie metas variáveis e trace como alcançá-las. Com os objetivos e prioridades definidos, trace o caminho que levará até eles. Seja realista e foque no que é essencial para o momento.

Não pode faltar no seu planejamento financeiro como proteger e investir seu capital. Defina as opções de investimentos que mais se encaixam em seus objetivos. Estabeleça onde investir seus ganhos e fundo de reserva. 

Para resumir tudo que falamos aqui, abaixo tem um checklist que vai te ajudar a criar seu planejamento financeiro.

Checklist para criar seu planejamento financeiro

  • Mapear receitas e despesas;
  • Cortar gastos desnecessários e quitar as dívidas;
  • Criar uma reserva de emergência;
  • Estabelecer metas e sonhos;
  • Definir quanto precisa poupar e quanto precisa ganhar para realizar suas metas no prazo estabelecido;
  • Investir de forma certa;
  • Determinar como proteger seu capital e patrimônio (seguros essenciais).

Mas se você achou difícil e ficou preocupado em como fazer o planejamento financeiro da imobiliária, fique tranquilo. Você não precisa fazer planilhas no Excel e arriscar cometer erros. Há soluções tecnológicas que ajudam a organizar e analisar suas finanças.

Trabalhamos com um CRM que tem integração com sistemas de Gestão Financeira que facilita na alimentação de dados e minimiza erros humanos.

Conheça o Sigavi 360 e saiba como a integração com um sistema de gestão financeira pode ajudar a fazer o seu Planejamento Financeiro de forma rápida e com informações precisas. Consulte nossa equipe para mais informações.

Lista exclusiva

para corretores e imobiliárias que querem mais RESULTADOS

Faça parte da nossa lista exclusiva e receba as melhores estratégias para alavancar seus negócios. Informe seus dados para receber:

× Como podemos te ajudar?