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8 Razões para criar seu plano de negócios para imobiliárias

Sua imobiliária já tem um plano de negócios? Se não, descubra a importância dessa ferramenta neste arquivo.

Administrar sua própria imobiliária é bem diferente de apenas trabalhar para uma delas.

Quando você é um corretor, sua preocupação gira em torno da sua carreira, suas comissões e a captação de seus clientes. Mas há muito mais a se pensar na gestão imobiliária!

Para estruturar uma imobiliária que tenha saúde financeira e longevidade garantida, é necessário criar um plano de negócios imobiliários. Ele ajudará a planejar, captar recursos, iniciar as atividades e posteriormente corrigir problemas.

É possível que sua empresa esteja em pleno funcionamento e você se deu conta de que nunca fez um plano de negócios. Se esse for o caso, você poderá fazer um agora mesmo.

Analisaremos neste artigo o que é um plano de negócios e por que você deveria ter um.

O que é um plano de negócios?

Imagine que você vai construir um motor. Simplesmente reunir algumas peças e começar a encaixar não seria a forma mais adequada de fazer isso. 

O ideal seria entender o que este motor precisa fazer, mapear e reunir as peças necessárias, para depois poder montar.

Isso garantirá que seu motor funcione bem e alcance a força esperada.

O plano de negócios funciona como um mapeamento das peças necessárias para que sua empresa alcance seus objetivos. 

Ele é uma representação escrita de todas as partes do seu negócio. É como se sua empresa fosse ‘fatiada’ em partes, o que promove uma visão geral da viabilidade e dos recursos necessários para estruturar uma imobiliária à prova de crises.

Como fazer um plano de negócios 

Quanto mais profundo for seu estudo, maior a expectativa de sucesso.

No entanto, alguns corretores de imóveis acabam se perdendo em tantos detalhes e não conseguem estruturar seu plano. Neste caso, o ideal é adotar um plano de negócios simplificado – estilo Canva (acesse o site do Sebrae para saber mais).

No quadro Canva você precisará preencher os campos organizando as informações sobre fornecedores, recursos, clientes, etc. A cada etapa você precisará pensar nos detalhes e em como vai estruturar sua empresa.

Entretanto, se preferir criar um plano mais detalhado, há outra forma de fazer. O Sebrae tem um modelo de orientação bem detalhado para quem quer aprofundar seu plano de negócios imobiliários.

Você encontrará mais informações sobre como montar um plano de negócios com o Sebrae clicando aqui.

Você também poderá encontrar muitas informações para o preenchimento do seu plano no artigo do nosso blog: Como abrir uma imobiliária no Mercado Brasileiro

Mas talvez você esteja pensando: “Esse plano de negócios é muito complexo, não preciso de tudo isso.” 

Talvez você mude de opinião após ver as 8 razões para que você faça seu plano imobiliário. Ele pode ser uma ferramenta valiosa mesmo que sua empresa já esteja em funcionamento.

Razões para fazer um plano de negócios imobiliários

1) Menor chance de erro

Uma pesquisa feita pelo IBGE apontou que 60% das empresas fecham antes de completarem 5 anos

Parte deste problema acontece pela falta de planejamento adequado na abertura do negócio.

Quanto mais profundo e elaborado for seu plano, mais fácil será de encontrar os possíveis problemas e se preparar para enfrentá-los.

2) Planejamento de objetivos e metas

Se você tem um objetivo em mente, pode colocar no seu plano tudo o que precisará para alcançar esses objetivos e definir metas.

Por exemplo: A imobiliária X quer ser a melhor imobiliária da cidade no segmento de imóveis comerciais. Seu plano de negócios deve responder às seguintes perguntas:

Como se diferenciar da concorrência? O que precisarei para ser o melhor e quanto tempo levarei para alcançar este objetivo?

Este planejamento específico garante um crescimento certeiro em direção aos objetivos definidos.

3) Criação de um estudo de público 

O plano de negócios também vai garantir que você conheça bem seu público.

Essa informação é essencial para você traçar estratégias para captar os clientes certos para sua imobiliária.

4) Diferenciação no mercado

Uma grande falha das empresas que não criam um plano de negócios é a falta de diferenciação competitiva. Essas empresas chegam no mercado sendo apenas uma imobiliária qualquer, por isso, não sobrevivem por muito tempo.

Num mercado tão competitivo, é muito importante pensar num diferencial para que sua empresa seja escolhida dentre tantas outras.

O plano de negócios ajudará você a identificar o que os concorrentes estão oferecendo e como você poderá se “destacar na multidão”.

5) Reconhecimento de potenciais ameaças

A quantidade de problemas que podem surgir após abrir uma empresa é grande: variações econômicas, mudanças de comportamento, pandemias, falta de investimento, etc.

Como esses problemas poderiam impactar sua imobiliária? O que você poderia fazer para que sua empresa resista a esses problemas?

O plano de negócios identifica estes pontos e possibilita criar uma estratégia de gerenciamento de crise.

Isso vai garantir que sua empresa tenha saúde financeira, mesmo ao passar por problemas mais sérios.

6) Ajuda na captação de recursos

Seria uma tragédia descobrir no meio do caminho que você não tem dinheiro suficiente para equipar uma sala comercial, para contratar pessoas, investir em marketing, etc. 

Por isso, planejar a captação de recursos com um plano de negócios bem estruturado é essencial para conseguir bons investidores ou até mesmo um empréstimo com juros melhores.

7) Entendimento sobre o tempo de retorno do investimento

Além de entender quanto você precisa para começar, o plano de negócios imobiliários também possibilita entender por quanto tempo você precisará de recursos até que sua empresa consiga pagar as próprias contas.

8) Planejamento para o crescimento tecnológico

Hoje em dia, nenhuma empresa sobrevive sem tecnologias, os benefícios de se implantar ferramentas tecnológicas são imensos.

Alguns itens são necessários desde o começo da operação, como um website e um bom CRM imobiliário. Mas você pode decidir investir para melhorar o hardware num segundo momento.

Leia mais sobre a importância de um software para sua imobiliária em nosso artigo: Software para Imobiliária: 10 razões para investir e sair na frente da concorrência

O plano de negócios é uma ótima ferramenta para ajudar a planejar o momento certo para implantar essas tecnologias e como provisionar o valor necessário para investir nelas. 

O Sigavi 360 é um CRM Imobiliário que permite que você trabalhe como um profissional desde o princípio, pois ele permite que você entenda a gestão do seu negócio como um todo e saiba que parte do seu plano de negócios precisará de ajustes.

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Uma coisa é fato, não estruturar um plano de negócios denota amadorismo nos negócios e aumenta bastante as chances de fracasso.

O plano de negócios cria uma base sólida para sua imobiliária crescer e fazer ótimos negócios.

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