As melhores informações sobre o mercado imobiliário

mercado imobiliario 2022

Prepare-se para o mercado imobiliário 2022

Está com medo de surpresas no mercado imobiliário 2022? 

Não é para menos! Os últimos dois anos foram bastante intensos e todos querem estar preparados para o que der e vier. 

Será possível estar preparado para quaisquer cenários que vierem? Sim, vamos usar uma situação trivial para exemplificar.

Você está organizando um churrasco e chama os amigos mais próximos. Como já fez isso outras vezes, já sabe o quanto de carne precisa comprar.

É final de ano e seus amigos costumam receber parentes que vem de longe. Sabendo disso, você decide comprar alguns itens a mais para garantir que não faltará nada caso apareçam pessoas a mais para o churrasco.

Esse exemplo simples ilustra ações que podem fazer a diferença nas imobiliárias: antecipar situações e planejar como lidar com elas.

É importante analisar o momento atual e as previsões de especialistas. Assim, é possível criar um planejamento mais realista e entender se é necessário reduzir custos ou se é preciso investir.

Então, agora é hora de entender quais são as perspectivas para o mercado imobiliário 2022 e preparar-se para ele. 

O que vimos acontecer em 2021

Em um vídeo sobre o assunto, o economista Ricardo Amorim destacou um aumento recorde na demanda de financiamento de imóveis. A facilitação ao crédito e os juros baixos (a níveis históricos), proporcionaram um aquecimento sem proporções no mercado imobiliário.

Havia estoque de imóveis no período pré e inicial da pandemia, mas eles se esgotaram, o que incentivou as construtoras a trabalharem em muitos lançamentos.

Essa alta procura resultou num aumento substancial no preço dos imóveis, que provavelmente se seguirá para o próximo ano.

Impulsionado pela inflação, o aumento das taxas de juros está sendo um fator negativo agora para o final de 2021. No entanto, há boas razões para acreditar que o mercado no ano que vem continuará aquecido.

Uma boa notícia, claro! Porém, o otimismo deve vir acompanhado de cautela.

O que esperar para o mercado imobiliário 2022

Todos concordam que as coisas não voltarão a ser como eram antes da pandemia. Os hábitos das pessoas mudaram, e alguns pretendem aderir definitivamente ao “novo normal”. Passar mais tempo em casa, sanar as necessidades de forma online e trabalhar com sistemas híbridos serão tendências que se fortalecerão ainda mais no ano que vem.

E o que isso tem a ver com o mercado imobiliário de 2022? 

Isso vai afetar o tipo de imóveis que serão preferência dos clientes para o ano que vem. Então, um dos fatores é justamente a busca por casas maiores e que tenham cômodos que possam dar conforto e privacidade aos vários membros da família e também possam acomodar escritórios de qualidade. 

As áreas de lazer também passaram a ter um certo destaque na hora de escolher o imóvel adequado. Apartamentos com ambientes multifuncionais para receber amigos ou relaxar estão sendo muito valorizados.

Por essa razão, entre o que vai chamar a atenção de novos compradores no próximo ano, podemos citar áreas privativas, jardins, espaços ao ar livre e espaços abertos para quem vai passar mais tempo em casa. Casas tecnológicas e conectadas também serão bastante valorizadas no próximo ano.

Com isso em mente, sua imobiliária pode ser mais estratégica e assertiva na hora de captar imóveis para vender ou alugar.  

O mercado imobiliário digital vai estar em alta também. A pandemia tirou o medo das pessoas de fazerem negociações online e agora elas preferem essa facilidade para selecionar os imóveis mais interessantes. 

A tendência digital também está levando suas novidades e modernidade para o setor imobiliário. Plataformas imobiliárias digitais estão crescendo tanto que se tornam gigantes milionárias no meio digital.

Isso mostra que as imobiliárias precisarão se preparar para se posicionar bem no mercado digital. Falaremos mais sobre isso, mas antes vamos analisar as previsões financeiras para o mercado imobiliário 2022.

Previsões financeiras para 2022

Para o ano que vem, devido à alta inflação, às incertezas orçamentárias e às eleições, as previsões são que os juros irão subir consideravelmente no ano que vem.

Por enquanto, a Caixa Econômica promete congelar as taxas de juros imobiliários. Entretanto, os bancos pretendem aumentar encargos para novos financiamentos, o que deve dificultar um pouco mais o acesso ao crédito em relação à 2021.

Apesar disso, a maioria dos especialistas aposta que o mercado imobiliário continuará aquecido em 2022, impulsionado pelos novos hábitos e necessidade das pessoas.

Com base nisso, podemos perceber que o momento é de otimismo e cautela. Serão necessários investimentos bem calculados para continuar atendendo bem os clientes, porém com bom planejamento, as vendas vão suprir as expectativas da empresa. O segredo é ter equilíbrio e se preparar para o mercado imobiliário de 2022. 

Como se preparar para o que virá

Ao ler as tendências que mencionamos neste artigo para o ano que vem, como você estará posicionado para atender o mercado?

Cada imobiliária tem um grau de maturidade no mercado e você precisará identificar o que fazer para estar à frente da concorrência.

Para ajudar nesta autoanálise, vamos colocar algumas perguntas e sugestões de como melhorar em cada ponto, de acordo com artigos que já publicamos aqui em nosso blog.

  • A presença digital da sua empresa possibilita que o cliente encontre sua imobiliária de forma online?

Veja sugestões sobre isso no artigo:

SEO para Imobiliárias: alcance a primeira página do Google!
Anunciar imóveis na internet: o melhor caminho para atrair mais clientes
  • Já entendeu quem é seu público e o que precisa fazer para atendê-lo melhor?

Veja sugestões sobre isso no artigo:

Segmentação do público-alvo: o segredo das imobiliárias de sucesso
Marketing digital para imobiliárias: a importância de definir personas
Gerações: conheça todas para um bom atendimento
  • Tenho um plano de ação para prospectar imóveis que sejam mais interessantes para meu público?

Veja sugestões sobre isso no artigo:

Melhore suas estratégias de captação de imóveis
  • Já fiz um planejamento financeiro para o ano que vem?

Veja sugestões sobre isso no artigo:

Planejamento financeiro para blindar sua empresa contra as crises do mercado imobiliário

Finanças Imobiliárias – Organização é a chave para o sucesso
  • Já me certifiquei que minha equipe saberá como se posicionar no mercado imobiliário de 2022?

Veja sugestões sobre isso no artigo:

Boas Práticas: Organize a gestão de vendas de imóveis
8 Dicas para formar sua equipe de sucesso
Cursos de Aperfeiçoamento para Corretores Imobiliários
  • Estou preparado para prestar um bom atendimento on-line?

Veja sugestões sobre isso no artigo:

Atendimento ao cliente via chat : Decole nas suas vendas
Atendimento via WhatsApp – uma poderosa ferramenta de vendas para sua imobiliária
Atendimento Online Humanizado: 5 razões para usar na sua imobiliária

Com base na sua resposta a estas perguntas, temos certeza que você já encontrou uma direção a seguir para se certificar de estar pronto para atender o mercado do próximo ano.

Os artigos que mencionamos podem virar seu guia pessoal para planejar e alcançar as melhorias que precisará para se adaptar às demandas do mercado. 

Mas há uma ferramenta essencial para você investir no próximo ano, falaremos dela agora.

Planeje-se para o futuro

Investir em atendimento online demanda uma estrutura de segurança, organização de dados, distribuição e controle de atendimento.

O CRM Imobiliário Sigavi 360 faz essa gestão de atendimento com capacidade de estruturar todo o atendimento e controlar as vendas gerando relatórios de acompanhamento em tempo real.

Isso possibilita entender e “ajustar o curso” de suas estratégias rapidamente, caso o mercado imobiliário de 2022 traga surpresas que não estão previstas.

O ano que vem terá desafios, mas também temos boas previsões. Então, respire fundo e venha com o Sigavi 360 preparar sua empresa para o futuro.

Lista exclusiva

para corretores e imobiliárias que querem mais RESULTADOS

Faça parte da nossa lista exclusiva e receba as melhores estratégias para alavancar seus negócios. Informe seus dados para receber:

× Como podemos te ajudar?