As melhores informações sobre o mercado imobiliário

Melhore sua produtividade nas vendas imobiliárias

Trabalhar de forma inteligente faz muita diferença na produtividade diária. Dizemos isso porque, todos nós temos 24 horas no dia, mas nem todos aproveitam o tempo da mesma forma.

Gerenciar a equipe de vendas imobiliárias exige saber orientar os corretores para gerar mais resultados. No entanto, o desafio é fazer isso aproveitando o mesmo tempo disponível para conseguir mais clientes. 

Todo o esforço nesse sentido é válido, porque maximiza os resultados da equipe e consequentemente da imobiliária.

Antes de mergulhar neste assunto, vamos entender um pouco mais sobre esse conceito de produtividade no mercado imobiliário.

O que é produtividade em vendas imobiliárias

De uma forma geral, a produtividade é um conceito onde uma pessoa faz mais com menos recursos. Mas este é um conceito muito genérico para ser aplicado ao mercado imobiliário.

Então, pense na produtividade como uma gangorra que precisa ficar mais ou menos desta forma:

Fechar uma venda imobiliária é um processo que exige atenção e personalização do atendimento ao cliente, não é uma ‘linha de produção’.

O desafio da equipe de vendas imobiliárias é aumentar os resultados sem perder a qualidade do atendimento.

Será possível fazer isso? Sim, vamos tratar disso mais adiante em nosso artigo.

Por que é importante melhorar a produtividade no setor de vendas imobiliárias?

Vender algo com um valor agregado tão alto não é simples. O ciclo de vendas de imóveis pode ser longo e isso afeta muito o faturamento da empresa.

Corretores imobiliários precisam lidar com uma enxurrada de ligações, e-mails, visitas externas, etc. Como se manter produtivo em meio a tantas tarefas?

Certamente não é fácil! Por isso, entenda que sua equipe precisa de orientação e de uma estrutura mínima para se manter produtiva.

Todo o investimento neste sentido terá um impacto direto nos resultados da imobiliária por que eles proporcionam:

  • Redução de custos;
  • Otimização do tempo;
  • Evita desperdícios;
  • Equilibra a capacidade produtiva da equipe de vendas;
  • Possibilita monitorar melhor as metas;
  • Aumenta os lucros da empresa. 

Percebendo isso, o gestor deve se manter em uma constante busca para melhorar a produtividade da equipe de vendas.

Veja agora como isso pode ser feito.

Por onde começar para melhorar a produtividade

A primeira coisa necessária para acelerar seus processos é entender o que é feito atualmente e onde você quer chegar. Por isso, os planos de melhorias de produtividade começam com uma boa gestão de negócios.

Organize seu plano de negócios

O plano de negócios identifica os objetivos da imobiliária e mapeia quais são os recursos necessários para atingir suas metas. 

Não tem como ser produtivo sem saber exatamente onde quer chegar. Por isso, ter um bom plano é o primeiro passo para construir metas realistas e começar a medir a produtividade da empresa.

Gestão de processos 

Entender como são feitos os processos que impactam diretamente a equipe de vendas imobiliárias é essencial para estudar melhorias.

Uma coisa que ajuda bastante a fazer esse planejamento é criar um funil de vendas. Com ele, é possível padronizar as ações que cada corretor deve tomar conforme o grau de interesse do cliente.

Gestão de pessoas

Ter bons corretores na imobiliária é essencial para ter uma equipe produtiva. 

Seria um erro sobrecarregar os bons profissionais e deixar os que apresentam menor desempenho de lado.

A equipe de vendas deve ser coesa, e se manter trabalhando em relativo equilíbrio nos resultados.

Identificar como aperfeiçoar as técnicas de seus corretores, pode ajudar a melhorar os resultados dos profissionais de menor desempenho.

Gestão imobiliária geral

Como já mencionamos, a empresa precisa ter uma estrutura disponível para garantir a máxima performance da equipe de corretores.

Todos os departamentos de apoio ao processo de vendas também precisam trabalhar com produtividade.

Oferecer estrutura de softwares, captação de cliente, envio rápido de documentos também é essencial para melhorar a gestão imobiliária e aumentar a atuação da equipe de vendas.

Depois de uma análise completa da gestão da sua empresa, trace planos e metas para melhorar o desempenho de sua equipe de vendas imobiliárias.

Entretanto, note que o time precisa ser motivado e orientado a tomar atitudes para melhorar sua produtividade pessoal.

Hábitos que afetam a produtividade diária

Você poderá aconselhar sua equipe a analisar suas tarefas e evitar os ladrões de produtividade. Mostre para eles que, isso não afeta somente a empresa, mas pode afetar diretamente o valor da comissão que eles receberão.

Veja algumas sugestões que você pode passar para a equipe para motivá-los a melhorar sua produtividade pessoal.

Atenção com os horários

Chegar atrasado contribui para o aumento do estresse. Além disso, fazer o cliente esperar pode afetar a qualidade no atendimento.

Cuidado com as multitarefas

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, trabalhar em várias coisas ao mesmo tempo não é produtivo. Manter o foco ajuda a fazer as tarefas mais rapidamente e de forma correta.

Diminuindo a lista de pendências

Antecipe problemas e resolva as pendências assim que possível. Adiar lidar com situações pode ser catastrófico para a produtividade. Os problemas aparecem e vão atrapalhar o desempenho em outras ocasiões. 

Manter a organização

Ninguém deve se dar ao luxo de perder tempo procurando informações ou documentos que poderiam ser facilmente encontrados se estivessem organizados.

Manter a organização agiliza o fluxo de informações e melhora bastante a produtividade da equipe.

Elimine processos manuais

Digitar constantemente contratos e propostas, ter contatos em vários locais diferentes, ter agendas de papel e planilhas que precisam ser alimentadas manualmente não é nada produtivo.

Esses processos manuais atrasam a performance de todos na empresa e impactam diretamente na produtividade da equipe de vendas.

A melhor forma de melhorar esses processos é utilizando a tecnologia a seu favor e automatizando os processos. 

Entretanto, fique atento, use menos plataformas possíveis para gerenciar as tarefas da sua equipe. 

Ter informações ‘espalhadas’ em plataformas e aplicativos diferentes vai dificultar que o gestor tenha uma visão geral do que acontece na empresa. Essa falta de visão, pode dificultar o líder de enxergar como anda a produtividade dos corretores.

Usando um bom CRM imobiliário, você poderá concentrar todo o processo de atendimento da equipe num único lugar. Recomendamos o Sigavi 360 para melhorar a produtividade de seus corretores imobiliários.

Como o Sigavi 360 pode ajudar? Ele conta com recursos como:

  • Distribuição dos contatos proporcionalmente à equipe;
  • Integração com atendimento via WhatsApp
  • Estrutura para envio de e-mails;
  • Histórico de atendimento;
  • Agenda eletrônica com lembretes;
  • Classificação dos clientes em um funil de vendas;
  • Geração de relatórios de desempenho da equipe.

Todos esses recursos ficam disponíveis em um único lugar e com acesso fácil da equipe através do computador na imobiliária ou através do celular para atendimento remoto.

Conheça mais recursos que o Sigavi 360 pode disponibilizar para melhorar a produtividade de sua empresa e maximizar seus resultados de vendas imobiliárias.

Para solicitar uma avaliação gratuita basta clicar aqui.

Lista exclusiva

para corretores e imobiliárias que querem mais RESULTADOS

Faça parte da nossa lista exclusiva e receba as melhores estratégias para alavancar seus negócios. Informe seus dados para receber:

× Como podemos te ajudar?