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7 maneiras de se diferenciar como agente imobiliário

Para se destacar no mercado de imóveis cada vez mais competitivo, o agente imobiliário precisa estar sintonizado com as tendências e ter disposição de aprender constantemente. Mas, como se destacar diante de tanta concorrência?

Entender com precisão a dinâmica da imobiliária local, os pontos fortes e fracos dos concorrentes, compreender bem a dinâmica de compra e características dos clientes são essenciais para se destacar neste mercado.

Se tratando de vendas no setor imobiliário, as estratégias para conseguir mais leads (contatos) e fidelizá-los devem acompanhar as mudanças no cenário resultantes da pandemia. O setor imobiliário ainda é um dos grandes motores do nosso país.

Segundo a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), a pandemia, o isolamento social e a necessidade do home office fez crescer o interesse por lares maiores e condomínios com área de lazer.

Diante do cenário de mudanças, as imobiliárias que se adequaram ao ‘novo normal’ e souberam oferecer sua demanda se diferenciaram da concorrência.

Saber o que os clientes precisam e oferecer com perfeição, isso pode te diferenciar dos outros. Mas o que mais é necessário?

1 – O Agente Imobiliário precisa ter paixão pelo que faz

Motivação e paixão é um diferencial para se conseguir competir num mercado imobiliário. Sim, é um clichê, mas certamente não é fácil. 

São muitas as funções de um agente imobiliário: ele identifica imóveis, os apresenta aos clientes, fica atento às tendências do mercado, analisa as estatísticas e as características da região.

Ainda, se reúne com as equipes, prepara e mostra casas, planeja e desenvolve ações de marketing para atrair novos clientes.

Não é fácil manter a paixão pelos negócios quando estamos afogados em trabalho.

No entanto, mostrar entusiasmo pelo que fazemos causa impacto nas pessoas em nossa volta. O trabalho fica mais descontraído e os clientes vão gostar da sua animação ao atendê-los. Isso se torna sua marca registrada.

Essa paixão vai balancear o entusiasmo na busca por imóveis e a paciência de ouvir e se adaptar aos clientes. Afinal, segundo os profissionais no ramo imobiliário, grande parte dos problemas que envolvem a venda de imóveis envolve a falta de comunicação.

Os clientes podem acabar procurando outros agentes se perceberem que o corretor não ouve suas necessidades. A regra é focar em consultoria e não na venda.

2 – Espiar a concorrência, mas focar no público

Sem compradores e vendedores não há comissões, assim encontrar clientes é fundamental para o sucesso da imobiliária e do corretor.

Possíveis compradores consideram a Internet o melhor lugar para começar a procurar um imóvel. Ao olhar os anúncios online eles ficam expostos a um leque gigante de opções de serviços. Por isso, as imobiliárias precisam se posicionar acima da concorrência e oferecer o melhor negócio. 

No entanto, pense nas suas próprias estratégias. Não se concentre tanto no que outros oferecem, encontre seu próprio valor distintivo.

Foque no que seu público precisa, isso poderá ajudar a formular estratégias que captem o interesse das pessoas com base no que elas procuram atualmente.

Não esqueça das pessoas que já são seus clientes. Você pode continuar se diferenciando por fazer com que elas se lembrem de você.

Uma sugestão para isso é criar oportunidades para se comunicar com eles. Você pode programar e-mails de newsletter ou providenciar brindes com seu telefone atual. Blocos de notas, canetas, calendários e outros itens serão um diferencial para o agente que não quer só vender, mas ser lembrado por muito tempo pelos clientes.

3 – Estar disponível

Além do comprometimento, o agente imobiliário deve estar sempre disponível.

É verdade que não estaremos acessíveis o tempo todo, mas ganhar a reputação de não retornar mensagens ou ligações, pode “assassinar” a reputação de um corretor. Isso faz qualquer cliente se irritar e procurar a concorrência. 

Se possível, o agente imobiliário deve estar online o tempo todo! Mesmo que seja para dizer que vai retornar com a informação em outro horário. O tempo investido em atendimento pode influenciar diretamente nas vendas. 

Assim, a forma como você dá atenção às demandas dos clientes, pode ser seu diferencial.

Quanto mais aberta a comunicação com o cliente, mais fácil será poder encaminhá-los a ofertas que atendam perfeitamente ao perfil deles. Além da satisfação pessoal, o cliente poderá recomendá-lo a terceiros.

Aliás, esse é um processo importante a ser feito. Ao perceber que seu cliente está satisfeito com seu atendimento, solicite que ele indique seu trabalho para outras pessoas.

4 – Treinar as equipes imobiliárias

Investir no treinamento da equipe de corretores vai ajudar  a manter a imobiliária à frente da concorrência. O treinamento é um investimento que melhora o nível de eficiência no atendimento.

Um treinamento de alto nível capacita corretores a se tornarem os melhores em sua área de atuação, mas é necessário se certificar que as instruções serão aplicadas diariamente. Para garantir os resultados, é preciso criar metas realísticas para produtividade e desempenho.

Ter corretores experientes e desmotivados pode prejudicar muito o atendimento da imobiliária e prejudicar as vendas. O treinamento nivela as competências da equipe e ajuda a empresa a construir uma imagem melhor no mercado.

Neste sentido, trabalhar para reter os talentos na empresa é essencial. Evitar a rotatividade de funcionários e garantir que você não vai perder os melhores para a concorrência também é crucial para o bom desempenho a longo prazo.

5 – Atenção às tendências do mercado

Estar atento às tendências do mercado e da economia também é essencial para sair na frente da concorrência. 

Esforce-se em participar de feiras, palestras, eventos relacionados ao setor e se manter atualizado quanto às previsões para os próximos meses.

Leia e procure se informar sobre as taxas básicas de juros, a alta do dólar e os grandes investimentos imobiliários. Isso pode ajudar a prever e se preparar para as novas demandas do setor.

O agente imobiliário que estuda bem os imóveis que estão à venda e sabe quais se adequam a cada tipo de cliente, sempre estará à frente dos corretores concorrentes.

6 – Aprender marketing digital

O marketing digital atrai consumidores através de ferramentas eletrônicas, para estar à frente da concorrência é necessário fazer bom uso dessas ferramentas.

Para isso é importante criar uma boa estrutura digital com um site próprio, redes sociais e anúncios personalizados. Criar conteúdos específicos que atraiam clientes também é essencial para atrair pessoas que estão procurando por imóveis na internet.

O cliente que está online precisa de uma boa estrutura de atendimento. Ele espera ver boas fotos e descrição adequada dos imóveis. Você pode pensar em disponibilizar: 

> Fotos profissionais e de alta qualidade

> Renderizações em 3D e planta baixa

> Tours Virtuais

> Vídeos com drones

Ao usar o Facebook é importante não postar apenas anúncios de imóveis. Lembre-se de criar conteúdos de educação e consultoria, dando informações úteis para os clientes. Seja sempre constante ao postar, quem não se mostra, não vende.

7 – Investir em um CRM Imobiliário

Ter tanto trabalho para captar contatos e depois não conseguir atendê-los adequadamente seria péssimo.

Para o agente imobiliário ter um controle perfeito dos imóveis, de seus contatos e compromissos, não dá para ficar usando planilhas no Excel.

O CRM imobiliário mostra de onde o cliente veio e possibilita análises para intensificar as estratégias que apresentam melhor resultado. Ele também organiza o banco de dados da empresa fornecendo todas as informações atualizadas em tempo real, para possibilitar um atendimento de excelência ao cliente.

Além disso, ter um software imobiliário fará com que você controle suas tarefas diárias, permitindo que você se dedique ao seu trabalho de prospecção.

O SIGAVI360 é a plataforma mais completa do mercado, nele é possível gerenciar todo o atendimento em apenas um só lugar. Há planos sob medidas para atender as necessidades de todos os tipos de imobiliárias e corretores.

Acompanhe as nossas dicas no Youtube e acesse o nosso artigo para conhecer os benefícios e como ganhar tempo com o Sigavi360.

De fato, a melhor forma de se diferenciar como agente imobiliário é tendo um sistema de atendimento de última geração. Faça o teste, conheça a Sigavi360 e deixe a concorrência no século passado.

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