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SEO para Imobiliárias: alcance a primeira página do Google!

Qualquer corretor pode confirmar que a maioria das pessoas que ele atende, já procurou previamente informações sobre imóveis na internet.

O número de pessoas que pesquisam imóveis no Google sobe 30% por ano. Isso significa um aumento potencial de novos contatos todo ano.

Ter pessoas ligando para você, sem você ter que gastar em anúncios, é o sonho de qualquer imobiliária.

Para aproveitar esse potencial, sua imobiliária precisa estar posicionada na primeira página do Google, usando técnicas de SEO.

Mas o que é, e como funciona o SEO para imobiliárias? É o que veremos neste artigo.

O que é o SEO para imobiliárias?

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, são técnicas que podem ser aplicadas no seu website para tornar seu conteúdo mais “amigável” aos buscadores. 

Funciona assim:

Quando precisamos de algo, vamos ao Google e digitamos o que queremos. Imediatamente, o Google apresenta uma lista de sugestões de páginas onde podemos encontrar o que digitamos.

Mas o que determina quem estará nas primeiras posições?

O Google tem uma série de fatores que criam ‘autoridade’ para o site e o coloca nas primeiras posições.

Inicialmente vemos os links patrocinados, que são anúncios pagos para serem exibidos primeiro.

Logo abaixo vemos os links de tráfego orgânico, ou seja, páginas que foram consideradas relevantes pelo Google, por isso conseguiram uma colocação melhor.

A melhor forma de conseguir essa relevância é aplicando as técnicas de SEO para imobiliárias.

Vale lembrar, que estas técnicas podem ser aproveitadas para qualquer buscador, seja ele o Google, Yahoo ou Bing. No entanto, neste artigo, vamos nos concentrar no Google, pois é onde a maioria das pessoas faz pesquisas.

Vantagens de aplicar o SEO para imobiliárias

Na prática, uma pessoa vai procurar um imóvel na internet e ela poderá encontrar sua empresa na primeira página do Google.

  • As principais vantagens que isso pode proporcionar para sua empresa são:
  • Redução no valor gasto em anúncios;
  • Autoridade no mercado imobiliário;
  • Aumenta a visualização local do negócio, classificando melhor o público de interesse;
  • Aumento constante do número de novos contatos;
  • Aumento das vendas.

Até aqui, parece bom demais para ser verdade não é?

Entretanto, otimizar seu site com técnicas de SEO exige um investimento de tempo e trabalho. Vamos mostrar o que você precisa fazer para conseguir o melhor retorno possível nesta tarefa.

Técnicas para SEO Imobiliário

Todos os responsáveis pelo marketing da sua imobiliária, devem estar envolvidos na otimização das páginas do site, pois as técnicas abrangem as partes de configurações e conteúdo que envolvem a página.

Lembre-se que o Google tem o objetivo de agradar o usuário, por isso, sempre priorize uma boa experiência para quem está na sua página e não somente as técnicas.

Podemos classificar as técnicas de SEO em 3 categorias:

  • SEO On-page – são ações feitas dentro do site para conseguir melhor ranqueamento. Inclui desde os textos até mesmo as otimizações no desenvolvimento do site.
  • SEO Off-page – são ações externas que são valorizadas pelo Google e contribuem para um bom posicionamento. Dentre elas estão os links externos que apontam para seu site. 
  • SEO Local – são técnicas aplicadas com objetivo de ampliar a visualização do seu site em um local específico.

Muitas técnicas de SEO precisam ser aplicadas por profissionais que cuidam do desenvolvimento do site, por isso não vamos complicar o artigo, com essas classificações. 

Nosso foco, será apresentar técnicas que não exigem conhecimentos profundos e que podem ser aplicadas pela imobiliária sem grandes dificuldades.

Que tal começar a tentar algumas delas?

1) Pesquisa de palavras-chave

Toda a busca é guiada pelo termo que o usuário digitará no Google, então, sua página deve ser otimizada para um termo de pesquisa específico que levará você até seu cliente.

Por exemplo, você tem boas ofertas de casas na região de Campinas.

Criar uma página otimizada para a palavra-chave “casas para comprar em campinas” pode atrair pessoas que estão procurando exatamente o que você oferece. Com isso, suas chances de conseguir fechar negócios serão bem maiores.

Esse termo de pesquisa deverá aparecer em vários locais da sua página:

  • URL – endereço do site
  • Atributo Alt – Nome das imagens 
  • H1 e H2 – Títulos e subtítulos
  • No corpo do texto
  • Meta Descriptions – Descrições que serão exibidas pelo Google

Faça uma pesquisa na internet e monte uma lista das palavras-chave que são relevantes para o seu negócio, então planeje como poderá usá-las para captar mais clientes.

Uma boa sugestão para trabalhar várias palavras-chave no site, seria criar páginas com categorias de bairros ou até mesmo um blog.

2) Google Meu Negócio 

Ter um cadastro no Google Meu Negócio pode ajudar sua imobiliária a ter mais visibilidade local. É uma ferramenta gratuita do Google que pode apresentar os negócios locais nas primeiras posições para as pessoas que estão mais próximas a você.

Não esqueça de incluir seu website no cadastro e de criar uma bela descrição contendo seus principais termos de pesquisa.

3) Atenção à rede

Na internet, tudo que é interligado é valorizado. Por isso, suas páginas precisam ter links para conteúdos dentro e fora de seu próprio site.

Criar links relevantes dentro de suas páginas, pode ajudar bastante no posicionamento do seu site.

Outro tipo de link que é muito valorizado é o “backlink”, que são links de outros sites apontando para o seu site. Esses não são tão fáceis de conseguir, mas certamente aumentam muito sua relevância nas pesquisas.

4) Velocidade da página

A velocidade de carregamento do seu site é um fator de classificação muito importante para o bom posicionamento no Google.

Por isso, use compressores para garantir que as fotos dos imóveis mantenham a qualidade, mas não fiquem tão pesadas para o site. Isso pode ser um bom diferencial para melhorar sua velocidade de carregamento.

Se perceber que seu site demora muito para abrir, converse com o desenvolvedor para analisar que melhorias podem ser feitas.

5) Conteúdo é rei!

O conteúdo é uma arma poderosíssima de SEO para imobiliárias. Isso porque o Google analisa se o usuário vai ficar na página que ele clicou. 

Se uma pessoa entra no site, em seguida sai e clica no próximo item da pesquisa, o Google entende que o usuário não achou o que queria. Isso pode fazer sua classificação cair nas buscas.

Por isso o conteúdo na página deve ser completamente alinhado ao que o usuário procura. Escreva um texto envolvente com no mínimo mais de 300 palavras. Certifique-se de deixá-lo bem dividido em subtítulos, explicando todas as características do imóvel e com boas fotos. Isso pode ajudar a reter as pessoas no seu site e melhorar seu ranqueamento.

Busque a melhoria contínua

Você, provavelmente, não conseguirá colocar todas essas sugestões em prática de uma vez, pode levar um tempo para você adequar todas as suas páginas a essas técnicas.

Com o auxílio de um bom CRM Imobiliário como o Sigavi 360, você conseguirá informações para saber se seus contatos estão vindo através do seu site e filtrar informações para ampliar sua lista de termos de pesquisa.

Para saber mais sobre as informações que o Sigavi 360 pode fornecer, clique aqui e solicite uma avaliação gratuita.

Trabalhar com o SEO para imobiliárias pode colocar seu site na primeira página do Google. 

Realmente é trabalhoso otimizar seu site para buscadores, mas o resultado a longo prazo é muito bom. Esse é um trabalho que você “colher frutos” por muito tempo.

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