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STORYTELLING PARA IMOBILIÁRIAS

Storytelling para imobiliárias: conheça a técnica que impacta seu cliente

Storytelling para imobiliárias é uma estratégia que pode aumentar bastante as chances de venda da sua empresa. Por quê?

Comprar uma casa é mais que comprar um imóvel. Quem compra uma casa pretende construir sua história nesse lugar e ter momentos felizes. Agora, imagine poder contar antecipadamente essa história de final feliz para seus clientes?

O resultado é que eles já poderão se imaginar lá, vivenciando o ambiente e desfrutando de tudo o que o apartamento oferece, impactando assim na escolha final do cliente.

Contar histórias tem um forte poder de persuasão é storytelling. Aplicado na imobiliária, ele o ajuda a se diferenciar entre tantos concorrentes deste setor que une pessoas e casas.

O que é storytelling para imobiliárias e como usar essa técnica para impactar seus clientes e vender casas? Acompanhe as respostas neste artigo.

O que é storytelling para imobiliárias? 

Imagine que você queira falar sobre um conteúdo algum imóvel, para isso, você decide usar um personagem (real ou fictício) e contar uma história. Os problemas do personagem são falados em detalhes e ele sai em busca da solução. Ao longo da narrativa ele descobre coisas importantes, que no final levarão para o seu imóvel (a solução).

Contando histórias assim, você consegue encantar e tornar sua solução inesquecível para o público!

Essa é a técnica do storytelling, que significa basicamente contar histórias, porém de forma persuasiva para mover o ouvinte a ação.

O storytelling faz parte do dia a dia do corretor em vários aspectos. Por exemplo, para separar opções de imóveis para seus clientes, é preciso saber detalhes sobre eles e quais são seus desafios. Isso também ajuda a criar conexão e empatia. 

O mais importante é que quando falamos em storytelling para imobiliárias deixamos de ver a propriedade como um objeto e fazemos o cliente construir sua história pessoal com aquilo que lhe oferecemos. Isso é especialmente importante em imóveis vazios, eles podem parecer propriedades frias, mas não se o corretor puder oferecer uma bela história.

Dito isso, vejamos como o storytelling pode ajudá-lo a impactar seus clientes e vender casas.

Aplicando storytelling para imobiliárias

Alguns passos são importantes para contar histórias:

  • O público deve estar envolvido na história;
  • Ser autêntico no conteúdo e na atitude;
  • Ter coerência na história;
  • Usar meios de comunicação adequados para o público específico;
  • Desenvolver habilidades narrativas.

O poder da narrativa pode ajudar sua agência a atrair clientes potenciais, criar um relacionamento com eles e aumentar as chances de um contrato de venda ou aluguel. Veja 4 estratégias.

Seja memorável

Nada como uma agência imobiliária que realmente sabe ler as necessidades de seus clientes, não é mesmo? Sua marca deve causar esse efeito na mente dos consumidores.

Neste ponto, combinar a narrativa com SEO (otimização para motores de busca), tornará os clientes mais envolvidos e diminuirá as chances de rejeição do site da agência.

Conheça a região

Não basta contar a história sobre o empreendimento, é preciso contar a história da comunidade local ao qual ele pertence. Essas informações podem fazer uma real diferença aos olhos do cliente, sendo úteis na escolha da casa.

Apresente a história de outros

Conforme já dizia, Philip Kotler, considerado pai do marketing, clientes satisfeitos são uma ótima propaganda gratuita. E as pesquisas ainda apontam que, a maioria dos compradores, confiam mais nos conselhos de outros usuários do que na publicidade. 

Dessa forma, contar histórias de outros clientes e como você os ajudou, criará um vínculo direto com seu público, permitindo que ele o conheça mais, passe a respeitá-lo e confie em você.

Tenha uma biblioteca de histórias 

Agora você vai precisar armazenar suas histórias, seja no Google Docs ou no bloco de notas, para não esquecê-las. E quando usá-las? Faça essas perguntas:

O que quero exatamente que esse cliente em potencial saiba? O que eu quero que eles sintam? O que eu quero que eles façam? Afinal, o objetivo da história é movê-los à ação.

Ferramentas para o storytelling

Histórias atraentes são tão importantes como os canais usados, por isso algumas ferramentas, como vídeos, canais sociais, blogs e sites são excelentes canais digitais para dar vida ao storytelling.

Infográficos 

Seu infográfico imobiliário deve passar uma mensagem clara para sua persona. Aqui, pode-se criar um avatar e contar uma história com imagens sobre o passo a passo do processo comercial de um imóvel. Isso facilitará o entendimento do cliente.

Site de anúncios

Nada como uma boa descrição nos anúncios da imobiliária. Você pode usá-los para falar mais do que sobre os quartos, use também para contar histórias e vantagens sobre o local e conquistar o cliente. Isso porque a localização é uma das variáveis mais importantes na busca de quem quer um lugar para morar.

Já percebeu que em toda história há uma luta entre o bem e o mal? Aproveite contrastes para destacar qualidades de seus imóveis, exemplo: poluição vs casa no campo, centro vs periferia, pequena comunidade vs metrópole e assim por diante.

Isso pode, inclusive, dar relevância nas buscas do Google.

Canais sociais

Ao usar o Instagram na venda de imóveis, use imagens e legendas que reflitam pontos importantes sobre o imóvel, dos quais você tenha falado com profundidade em seu site ou blog. Encante-os com imagens que enfatizem os aspectos característicos da propriedade e o charme dela.

Vídeos ao vivo no Facebook mostrando o imóvel e falando sobre suas funcionalidades para o dia a dia, são ótimos atrativos. Eles vão ‘tocar’ pessoalmente alguém que tenha interesse no imóvel.

Blog corporativo

O blog corporativo deve conter artigos úteis para os leitores, respondendo suas dúvidas, criando engajamento com os clientes e assim, gerando confiança na autoridade da imobiliária.

Boletins e Vídeos

O boletim informativo via e-mail é um fio que une você aos clientes. Por isso, ele não deve ser focado em vendas, mas deve ser relevante para a pessoa que está lendo. Ele pode conter histórias inspiradoras, exercícios mentais, lembretes e conselhos para o crescimento pessoal e muito mais. Desse modo, os leitores ficarão ansiosos aguardando pelo próximo.

Vídeos podem ajudar o potencial cliente por meio de um passeio virtual pelo imóvel e consequentemente podem ser o que ele precisa para se decidir na escolha.

Resumindo, o storytelling para imobiliárias deve ter como alvos:

  • Ter uma razão principal na narrativa que levará a audiência a uma conclusão e ação;
  • Trazer o cliente em potencial para a história de modo que ele participe dela;
  • Toda história tem de ter um conflito e ele pode ser esboçado em um depoimento em vídeo, por exemplo, onde o cliente consegue a solução com a ajuda da imobiliária.

Seja digital ou pessoalmente, o corretor precisa ser criativo envolvendo o cliente e colocando a mente dele em movimento para ele se ver vivendo naquele imóvel. O resultado é uma venda mais rápida.

Atualmente, alguns corretores estão utilizando de uma técnica chamada home staging como um recurso visual ao storytelling, isso está em alta no mercado imobiliário.

Quer saber mais informações sobre isso? Veja o artigo em nosso blog Home Staging: muito estilo para se destacar vendendo imóveis.

Ofereça o melhor para seus clientes

Com toda a certeza criar uma conexão emocional com seus clientes é vital, pois o mercado imobiliário é um negócio de pessoas e não de tijolos frios. É importante mostrar aos clientes as emoções que eles podem viver no imóvel. 

Mas como ter informações importantes sobre os clientes para impactá-los o melhor possível? 

Uma ferramenta de CRM como o SIGAVI 360, pode lhe fornecer dados importantes sobre os clientes, suas principais demandas e as características deles, tornando assim, seu storytelling mais convincente para eles.

Durante o processo de vendas você pode analisar no cadastro, armazenado no CRM, informações essenciais para a condução do storytelling para imobiliárias. Isso será um incrível diferencial para o seu cliente. 

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