As melhores informações sobre o mercado imobiliário

Tecnologia no Mercado Imobiliário: o que usar?

Dúvidas sobre o que usar quando o assunto é tecnologia no mercado imobiliário? Em meio a tantas mudanças e inovações, é mesmo difícil saber o que escolher ou qual a melhor opção para seu negócio.

É por isso que este artigo tem a proposta de apresentar as melhores perspectivas em termos de tecnologia para o mercado imobiliário digital.

E, para começar, você como empreendedor precisa ter em mente que a máxima “o cliente tem sempre razão” nunca foi tão verdadeira. E que, se o seu negócio fosse uma bússola, o consumidor estaria sempre na mira da agulha.

Em resumo, é o consumidor quem dita a maioria das tendências. Então, ao ler este texto, tenha sempre em mente que estamos falando em, principalmente, se adaptar aos clientes cada vez mais conectados.

Inovações no Mercado Imobiliário

Há menos de uma década o assunto tecnologia no mercado imobiliário parecia algo distante, coisa de filmes de ficção científica. Mas hoje a realidade se mostra diferente.

A internet e a “digitalização” têm mostrado que todos os setores podem automatizar suas ações e proporcionar melhores experiências ao consumidor. E acredite: sua imobiliária tem potencial para atingir muito mais pessoas no online se usar as estratégias certas.

Mas qual são então as transformações tecnológicas mais relevantes para o mercado imobiliário? Vejamos algumas que são básicas hoje:

  • Ter um site para imobiliária integrado aos principais portais de imóveis.
  • Incorporação do marketing digital no dia a dia dos corretores de imóveis.
  • Uso de aplicativos para organização e mediação dos processos de vendas.
  • Presença online (seja em mídias ou redes sociais).

Estes recursos são mais do que essenciais hoje. E diante do chamado “novo normal”, é mesmo preocupante se sua imobiliária ainda não dispor deles.

Uma recente pesquisa da Tegra Incorporadora já mostra que 95% dos clientes imobiliários começam seu processo de compra pela internet. Assim, se o seu negócio ainda não tem presença online, com certeza você está perdendo dinheiro.

Quais tecnologias são o futuro da imobiliária digital?

Com o impacto do “novo normal” em todos os mercados, grande parte das empresas tiveram que correr atrás do prejuízo e se adaptar rapidamente ao mundo digital. Mas isso é só o começo e as tecnologia por vir ainda farão muito mais pelo mercado imobiliário digital. Veja só algumas das previsões para os próximos anos:

  • Impressoras 3D: já foi feito um teste com a construção de uma casa em 24 horas no Estados Unidos. A maior parte dela foi impressa e apenas “montada”.
  • Espaços coworking: o aluguel de escritórios passa a ter outra dimensão. Principalmente devido aos trabalhos remotos e os nômades digitais, é previsto que cada vez mais os escritórios sejam pensados como ambientes coletivos. Será que sua imobiliária está preparada para trabalhar com este tipo de contrato?
  • Projeções e hologramas: a proposta é que, ao apresentar um imóvel, seus clientes consigam visualizar como seria realmente morar naquele ambiente. Ou seja, veriam hologramas de si próprios pela casa para saber se combinam com eles.

Inegavelmente, a adaptação das tecnologias é urgente. Por isso, na próxima seção vamos ver algumas com as quais sua imobiliária digital já pode trabalhar.

Quais tecnologias sua imobiliária pode incorporar?

A seguir listo as principais e mais recentes inovações do mercado. Recomendo analisar a situação atual da sua empresa em relação a cada uma delas para que possa entender o que fazer para melhorar:

1.   Redes Sociais

Embora não sejam tão inéditas assim, as redes sociais ainda merecem ser relembradas aqui. Não por causa de uma mera insistência, mas pelas novas roupagens que elas recebem a cada dia.

Atualmente, percebemos que não se trata apenas de fazer um perfil e postar com regularidade. É preciso se arriscar, ousar. Com isso, falamos de fazer lives, criar conteúdo que agreguem e conversem na linguagem do usuário.

Já prevíamos o potencial do TIKTOK muito antes dele se tornar “febre” no Brasil, por exemplo. E é bom saber que profissionais sérios o usam para postar conteúdo de qualidade.

Para o mercado imobiliário, uma ideia seria postar vídeos com dicas rápidas ao consumidor, por exemplo.

2.   Realidade Virtual

Igualmente, a realidade virtual e a aumentada tem ganhando cada vez mais destaque. Muitas construtoras conseguem imergir o cliente no futuro apartamento.

Isso faz com que ele experimente o futuro e tenha certeza que está fazendo o melhor negócio. Aqui vale apostar na criação de Tours Virtuais, tanto para usuários de óculos de realidade virtual quanto para quem não os tenha.

A adaptação ainda é trabalhosa, mas já há softwares especializados nisso. A vantagem é que o corretor faz apenas uma visita ao imóvel e pode disponibilizá-la forma online. Assim, dezenas de pessoas podem “visitar” o imóvel ao mesmo tempo, filtrando e atraindo clientes com interesse genuíno no mesmo.

3.   Fotos e Vídeos: as melhores experiências imersivas

Se o investimento em tecnologia de realidade virtual estiver ainda distante do seu bolso, as fotos e vídeos de excelente qualidade são opções ótimas e mais acessíveis:

  • Drones: dê ao seu lead a sensação de como seria morar na região em questão. Filme o entorno e mostre os mínimos detalhes da área apenas com imagens aéreas feitas com esses dispositivos.
  • Fotos e vídeos 360º: esse tipo de conteúdo pode ser feito com o smartphone mais simples. O resultado é uma espécie de “tour virtual”, mas que demanda menos ferramentas na confecção.

4.   QR Code

Se for usar placas, inclua um QRs nelas. Este tipo de interação é mais imediato, o que faz com que a pessoa só mire o celular e receba várias informações do imóvel.

Sem enrolação, ela consegue saber a quantidade de quartos, valores etc. E só entrará em contato se estiver realmente interessada.

5.   Plataforma Responsiva

A propósito, você sabe qual o dispositivo mais usado para acesso à internet hoje? Os smartphones. Isso quem diz é o Comitê Gestor da Internet no Brasil, como apresenta o site da Folha de São Paulo.

Então, concentre os esforços de seu negócio em conversar com esse tipo de aparelho. É preciso que sites, fotos, vídeos e outras mídias consigam ser facilmente acessadas pelo celular. O nome disso é plataforma responsiva.

6.   Rotinas Administrativas Virtuais

Falamos bastante sobre a relação com o consumidor. Entretanto, a própria gestão interna pode ser dinamizada. Afinal, com mais tempo disponível você pode investir no que é mais importante: o relacionamento com seu cliente.

Nesse sentido, invista em:

  • CRM Imobiliário: uma ferramenta que facilita o relacionamento com o potencial cliente. Com ele você consegue mapear a jornada do seu cliente dentro do funil de vendas, identificando o momento que ele se encontra em relação à compra.
  • Software Imobiliário: é uma ferramenta que simplifica e integra as rotinas administrativas, dinamizando os demonstrativos, relatórios e atividades internas no geral.

O quanto sua imobiliária pode inovar no mercado imobiliário digital?

Sabemos que o processo de compra de um imóvel é mais lento e burocrático. O que apenas demonstra que toda essa tecnologia no mercado imobiliário é essencial para adaptar sua empresa às novas exigências do mercado.

É por isso que nós do SIGAVI 360 estamos sempre nos atualizando para trazer o que existe de mais moderno e eficiente para nossos clientes.

Ao oferecer o melhor e mais flexível sistema de gestão imobiliário do mercado, oferecemos também uma verdadeira transformação digital para o seu negócio. O que significa “digitalizar” todos os processos da sua empresa.

Queremos que você esteja na frente da concorrência. E por esse motivo convidamos você para testar gratuitamente nossa plataforma por 15. Aproveite e inicie sua jornada no mercado imobiliário digital.

Lista exclusiva

para corretores e imobiliárias que querem mais RESULTADOS

Faça parte da nossa lista exclusiva e receba as melhores estratégias para alavancar seus negócios. Informe seus dados para receber:

Captcha obrigatório
× Como podemos te ajudar?