As melhores informações sobre o mercado imobiliário

Use o TikTok para vender imóveis

Será possível usar o TikTok para vender imóveis com um público tão jovem?

Se você leu o tema deste artigo e pensou: “TikTok é só dancinha de adolescente”, esse artigo é exatamente para você! 

O mundo das mídias digitais é muito dinâmico. É quase impossível acompanhar todas as tendências que surgem. Entretanto, os números do TikTok dão motivos para olharmos com atenção para essa nova moda.

Segundo o site de negócios Oberlo, o TikTok já conta com mais de 2 bilhões de downloads e vem crescendo rapidamente no Brasil com mais de 7 milhões de brasileiros cadastrados.

Cerca de 90% dos usuários acessam o aplicativo diariamente e passam ao menos 60 minutos navegando nele. Sem dúvida são números muito surpreendentes.

TikTok para vender imóveis – será que o público é interessante?

A plataforma realmente tem um público mais jovem, mas aparentemente isso vem mudando.

Em 2019 as pesquisas apontavam que o TikTok no Brasil contava com 69% do público entre 16 a 24 anos. Entretanto, a pandemia juntou famílias em desafios musicais e isso “apresentou” o aplicativo a um público mais velho que busca por essa diversão.

Não há pesquisas recentes no Brasil sobre o público, mas as pesquisas nos Estados Unidos mostram que houve mudanças interessantes na faixa etária dos usuários: 

  • 32,5% pessoas entre 10-19 anos 
  • 29,5% pessoas entre 20-29 anos
  • 37,4% pessoas entre 30-50 anos 

Quando abrimos o aplicativo e navegamos por assuntos como mercado imobiliário, vemos que o público que interage com as postagens não é de adolescentes. Por isso, temos boas razões para acreditar que esses números também refletem a realidade brasileira.

O que podemos dizer sobre a nova realidade do público do TikTok?

Adultos acima dos 30 anos sempre serão um bom “alvo” para oferecer imóveis. Entretanto, o número de jovens que estão buscando seu primeiro imóvel antes dos 30 anos está crescendo cada vez mais.

Até mesmo um adolescente pode ajudar na venda do imóvel, pois eles são influenciadores que podem apresentar seu trabalho para os pais e avós que estão procurando um novo imóvel.

Atualmente, a maior vantagem do aplicativo é a baixa concorrência. Enquanto o Instagram está lotado de anúncios e corretores imobiliários para todo o lado, o TikTok viraliza vídeos com mais facilidade e pode atingir um número maior de pessoas.

Por isso é bom usar a novidade para sair na frente da concorrência e aproveitar o TikTok para vender imóveis. 

Como funciona o TikTok

Para usar o aplicativo basta fazer o download e abrir uma conta. Ele é muito simples, intuitivo e a interface é similar a do Instagram.

Não é possível postar fotos, o TikTok é para vídeos curtos de 60 segundos no mesmo formato do stories no Instagram – 1080 x 1920 px.

Para criar vídeos, entre no aplicativo e clique em ‘+’. Você poderá criar vídeos de 60 ou de 15 segundos. Ele tem recursos para aplicar filtros, alterar a velocidade e adicionar sons com músicas da moda ou com barulhos e dublagens cômicas.

Uma facilidade interessante do TikTok é o fato de poder utilizar os vídeos em outras plataformas, o que facilita aproveitar o conteúdo para stories em outros locais.

Como usar o TikTok para vender imóveis

Trabalhar usando apenas vídeos de 60 segundos requer estratégia, por isso é bom pensar bem no seu conteúdo.

Veja algumas dicas que podem ajudar:

1) Trabalhe palavras chaves

Assim como o Instagram, as palavras chaves podem ser trabalhadas com hashtags. Por isso, vale fazer uma pesquisa para encontrar as tags que atrairão mais clientes para seu negócio.

Algumas sugestões de hashtags para usar no TikTok são: #imobiliaria, #imobiliariadigital, #consultoriaimobiliaria, #imobiliariatiktok, #corretordeimoveis, #mercadoimobiliario. 

2) Chame a atenção criando desejo

Os vídeos imobiliários que fazem mais sucesso no aplicativo são os que geram desejo. Corretores que trabalham com imóveis de luxo têm se esbaldado de vender mostrando banheiros tecnológicos, decorações estilosas e espaços amplos.

Então, ao criar um vídeo mostrando um imóvel, crie um roteiro que desperte a atenção das pessoas. Ao invés de se concentrar em correr para mostrar todos os cômodos, concentre-se nos aspectos mais empolgantes e gere o desejo da audiência em morar num local como aquele.

3) Seja você mesmo e tenha bom humor

O aplicativo permite um tom informal e bem-humorado. Muitos corretores que trabalham no TikTok mencionam que gostam do fato de poderem sair do estereótipo do corretor engravatado e serem eles mesmos.

Se não quiser fazer danças e dublagens, não faça. As pessoas perceberão se você tentar ser algo diferente do que é.

Imobiliárias podem ter um perfil empresarial, mas seria bom ter um rosto por trás da empresa. Lembre-se que criar relacionamentos é o foco de todas as redes sociais.

4)  Inspire-se em cases de sucesso

Alguns corretores estão fazendo um ótimo trabalho no TikTok, separamos algumas sugestões para você se inspirar no trabalho deles:

@ricardomartinsbrk

Com 1,2 milhões de seguidores, Ricardo criou um relacionamento com a audiência por mostrar imóveis de luxo com um tom bem-humorado. É um fenômeno na rede social.

@carlinhosimobiliaria

Com mais de 35 mil seguidores, Carlinhos soube criar um relacionamento com a audiência por responder perguntas de forma bem humorada e casual.

@kleversonpassos.corretor

Esse animado corretor do Espírito Santo mostra a bela cidade além de mostrar os imóveis. Ele tem mais de 56 mil seguidores e faz o pacote completo no TikTok com relacionamento, vídeos de imóveis e também os desafios musicais.

@dlaimobiliaria

Esse é um exemplo de um perfil mais corporativo, usando vídeos de imoveis para se destacar. Eles contam com mais de 7 mil seguidores.

@rubria.mundoimobiliário

Se você quiser ‘cair de cabeça’ nas danças e desafios do TikTok, a Rubria é um ótimo exemplo a se inspirar. Com mais de 28 mil seguidores, ela responde perguntas interessantes sobre o mercado imobiliário usando os desafios musicais.

5) Trabalhe com as boas práticas das redes sociais

Não é por estar trabalhando com uma rede mais informal que vai abandonar o fato de que precisa de uma identidade visual e de uma estratégia para atingir o público ideal.

O TikTok tem algoritmos, como todas as redes sociais, e você precisa trabalhar para que eles funcionem a seu favor.

Por isso preze pela qualidade de seu conteúdo, interaja com seu público, seja regular nas suas postagens e acompanhe os resultados.

Para entender como fazer isso da melhor forma, leia o nosso artigo do blog: 10 dicas para destacar-se como imobiliária nas redes sociais.

Como cuidar dos contatos que virão através TikTok

O aplicativo servirá apenas como uma porta de entrada para sua empresa. Usar o TikTok para vender imóveis requer que a imobiliária digital esteja preparada para receber e atender bem os clientes que virão por essa mídia.

Além disso, você provavelmente tem vários canais digitais e precisará saber qual deles tem um resultado melhor para seu negócio.

Para isso sugerimos que você tenha um CRM Imobiliário – um sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente que ajuda a imobiliária digital a gerenciar todos os contatos que entram na empresa.

O melhor CRM disponível para o mercado imobiliário é o Sigavi 360. Com ele é possível identificar de que canal vem os contatos, distribuir o atendimento para a equipe e gerenciar como o cliente está sendo atendido.

O mundo do marketing digital parece complexo para quem está começando a estruturar sua imobiliária digital. No entanto, trabalhando com o TikTok para conseguir contatos e gerenciando o atendimento através do Sigavi 360, sua imobiliária vai sair na frente da concorrência e vender muito mais.

Clique aqui para saber mais sobre o Sigavi 360.

Lista exclusiva

para corretores e imobiliárias que querem mais RESULTADOS

Faça parte da nossa lista exclusiva e receba as melhores estratégias para alavancar seus negócios. Informe seus dados para receber:

× Como podemos te ajudar?