O tour virtual de imóveis tem se apresentado como uma ótima alternativa para visitas à distância. Por meio dele clientes vêem a casa ou apartamento, se ambientam, decidem se gostam e só depois procuram o corretor para continuar o processo.
Nossa equipe tem feito bastante esforço oferecendo conteúdos exclusivos para ajudar os corretores a se tornarem conectados e imobiliária tradicionais a se tornarem imobiliárias digitais. Por isso, precisamos falar das visitas online que têm se tornado parte integral da venda e locação de imóveis.
Você já utiliza essa estratégia para angariar mais clientes? Como mostra revista Época, o estudo do Goldman Sachs já prevê que o mercado de realidade virtual voltado ao setor imobiliário será de US$ 2,6 bilhões até 2025.
Pois é. Não se trata de ficção científica, mas de realidade. E quando falamos em tecnologias, podemos afirmar que cada vez mais ferramentas são incorporadas ao mercado imobiliário.
Então, não deixe o seu negócio ficar para trás. Continue a leitura para saber como funciona o tour virtual para imóveis e porque implementá-lo.
Como funciona o Tour Virtual?
O tour virtual é um tipo de visita que é realizada de maneira remota, muito utilizada já por locais turísticos famosos como o Museu do Louvre e o Parque Walt Disney.
E a alternativa perfeita para quem não tem condições de ir até o local ou quer ter uma visão geral antes disso. A sua adaptação ao mercado imobiliário começou em 2011.
Entretanto, essa modalidade de visita tem se tornado extremamente popular, não só devido à rotina cada vez mais dinâmica dos compradores e corretores, como pelas exigências do distanciamento social.
O tour virtual de imóveis é composto por uma sequência de imagens em 360º que são encaixadas na disposição da casa ou apartamento que vai ser vendido ou alugado.
Dessa forma, ao iniciar o “passeio” a pessoa tem uma experiência muito semelhante ao que seria presencialmente, na medida do possível.

Quais ferramentas são necessárias para o tour virtual de imóveis?
Nesse sentido, se você como corretor conectado ou como imobiliária digital deseja implementar o tour, não há grandes empecilhos. Contudo, é necessário pensar na qualidade do material para causar a impressão certa.
Assim, é preciso ter:
- Equipamento para registro: pode ser uma câmera de 360º, como a Theta SC, ou pode ser usado um Celular. A diferença é que a qualidade da câmera é maior. No caso do celular será preciso fazer uma compilação de imagens e gerar um arquivo 360º.
- Aplicativo para fotografar em 360º – no caso do celular: é possível usar o Bimostitch Panorama Stitcher, Photaf Panorama, Panorama 360, Lumia Panorama e outros. Veja aqui uma lista completa do Canal Tech.
- Uma plataforma de Realidade Virtual: uma indicada é a Meu Passeio Virtual que tem funções gratuitas que é fácil de manusear.
Não há muitos mistérios. Entretanto, vale a pena deixar o projeto com a sua cara. Então, coloque comentário relevantes, como o tipo de porta, a amplitude, ventilação etc. e destaque as qualidades do projeto.
5 Razões para criar o Tour Virtual
Acho que até aqui já conversamos bastante sobre o tour virtual para imóveis, mas se você ainda está em dúvidas, veja algumas razões para implementá-lo na sua imobiliária:
1- Melhorar a visualização online dos imóveis
O tour virtual de imóveis proporciona uma experiência mais significativa para o visitante. Isto porque ele se sente dentro da casa, vê como é passar nos cômodos e consegue pensar em como decoraria os ambientes.
Acrescentar um fundo sonoro a sua apresentação pode facilitar ainda mais a imersão, tornando a visualização de seu cliente totalmente diferente. Além disso, como mostra os dados da Nadar 360, os próprios consumidores gostariam de ter mais conteúdo deste tipo.
Fonte: Nadar 360
2- Otimiza o tempo do Corretor e do Comprador
Na mesma linha de raciocínio, é bom lembrar que este tipo de visita dispensa a necessidade de ter que visitar presencialmente todos os imóveis que a pessoa tem interesse.
Esta iniciativa gera uma enorme economia de tempo, tornando as visitas presenciais muito mais assertivas.
3- Maior número de pessoas visitando um mesmo imóvel
A modalidade online de visita tem um alcance muito melhor, pois você não consegue que trinta pessoas visitem a mesma casa ao mesmo tempo. Mas pela internet isso é totalmente possível.
Ou seja, maior número de visitantes é maior número de leads. Com isso basta trabalhar o funil de vendas e relacionamento para que o negócio aconteça..
4- Maior Chance de Conversão
A conversão também tem maior chance de ocorrer quando a pessoa já passou por boa parte do funil e está na consideração. Não entendeu?
Se o consumidor tem a autonomia para visitar seu portfólio pela internet, quando ele te contatar seu interesse será maior do que os outros que vão iniciar todo o processo de orientação até a venda efetiva.
5- Ser uma Imobiliária Digital Atrativa
Por último, vale lembrar que as imobiliárias digitais tem se mostrado cada vez mais como o futuro do mercado imobiliário. A tendência é que cada vez mais as pessoas procurem serviços online e deixem de lado os modos convencionais.
Aderir ao tour virtual para imóveis é mostrar a seu nicho que você está caminhando em direção à evolução, assim como ele. Isso mostra que o seu negócio se importa com as tendências de mercado e com a qualidade da experiência online de seu cliente.
Como potencializar o tour virtual de Imóveis?
Ainda assim, sabemos que não basta ter uma página em seu site com um amontoado de imóveis. Então, as seguintes dicas podem ajudar a potencializar seu tour:
- Sempre zele pela qualidade das fotos, em situação alguma mostre ambientes escuros, sujos, com ângulos ruins.
- Demonstre ao seu cliente o seu profissionalismo e peça que vocês façam a visita online juntos. Assim, você lhe apresenta a casa por uma perspectiva mais ampla do que ele faria sozinho.
- Neste caso, use uma ferramenta com compartilhamento de tela (Zoom ou Hangouts, por exemplo).
- Ouça seu cliente com atenção, faça o tour pelos ambientes que ele quer conhecer. Tenha uma boa oratória e não se atenha a apenas repetir a informação que já está aparente.
- Se preciso, faça uma pesquisa sobre seu cliente antes. Entenda seus gostos pessoais, se tem família, quais ambientes prefere etc.
- Compartilhe seus tours nas redes sociais. Não é possível postar o tour inteiro, mas você pode disponibilizar algumas fotos 360º com chamada para o tour virtual em si.
Gostou de conhecer mais sobre o tour virtual? Por que não aproveita para conhecer as 6 estratégias para atrair mais clientes para a sua imobiliária?