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O mercado imobiliário e a transformação digital: como isso impacta no seu negócio?

A transformação digital do mercado imobiliário só começou. Seu negócio está pronto para isso?

Anos atrás, o cliente que procurava um imóvel tinha de caminhar até a imobiliária mais próxima ou ver os classificados de um jornal. Embora ainda existam clientes que usam esse método de procura, não é a maioria.

O que aconteceria a uma imobiliária que se recusasse em usar métodos digitais para encontrar novos clientes? Provavelmente seria “esmagada” pela concorrência das imobiliárias digitais

A transformação digital começou anos atrás e continua avançando. Para estar bem posicionadas num futuro próximo, as empresas precisam pensar em muito mais do que apenas ter um website.

Por que dizemos isso? Como a transformação digital afeta as pessoas e como afetará o mercado imobiliário no futuro?

Para chegar a essas respostas, vamos entender o que é a transformação digital e como ela impacta a sociedade que vivemos.

Conceito de transformação digital

A transformação digital não se trata apenas da criação de inovações, trata-se da forma como as pessoas usam essas tecnologias na solução de problemas tradicionais. 

Essa transformação gera uma integração entre os diversos setores da sociedade, por isso ela não pode estar presente apenas na forma como o cliente encontra sua imobiliária na internet. A transformação digital deve estar presente em todos os processos da imobiliária online.

Essa integração da tecnologia dentro da empresa exige uma mudança de cultura da organização para reinventar seus processos em todas as camadas da empresa.

Isso é mesmo necessário?

Impacto da transformação digital no cliente do mercado imobiliário

A sociedade está abraçando a transformação digital.  As pessoas estão cada vez mais exigentes e mais impacientes com relação às informações que recebem.

Elas fazem suas próprias buscas por imóveis na internet, decidem como e quando querem entrar em contato. Elas esperam receber rapidamente apenas as informações que sejam de seu interesse.

A geração de pessoas que já nasceram na era tecnológica (chamada de “Geração Z”) já está saindo das universidades e chegando ao mercado de trabalho. Em pouco tempo, essa será a geração que vai ter o maior poder aquisitivo de compra de imóveis.

O mercado imobiliário já está sentindo as necessidades de mudanças e está se adaptando a elas. No contexto geral, todas as empresas de qualquer segmento já estão se adaptando a essa nova realidade.

O site Digital Adoption informou que 51% de todos os esforços em transformação digital são alimentados pela pressão do mercado, ou seja, por exigência dos clientes. 

Ainda, segundo o site Transformação Digital, hoje em dia 67% da jornada de compra do cliente é feita online. 

Isso significa que apenas um atendimento inicial online não é mais suficiente para o cliente. É preciso que a experiência continue por todo o processo de vendas.

Vamos dar um exemplo disso:

Imagine um cliente que passou por um ótimo site, foi bem atendido. Mas na hora de fechar o negócio, o corretor pede os documentos em cópias autenticadas, entregues na imobiliária por um motoboy. 

A partir de agora, veremos cada vez mais clientes frustrados com esse tipo de burocracia. 

Embora esse procedimento seja comum, os clientes já sabem que estes processos podem ser digitalizados e esperam isso das empresas.

Por isso, o processo de transformação digital deve acontecer em todos os processos da imobiliária, não somente no atendimento.

Transformação dentro da imobiliária digital

Embora o nome seja ‘transformação’, a expressão adaptação digital se adequaria melhor à realidade do mercado imobiliário.

Pois, conforme mencionamos em nosso artigo Mercado imobiliário digital: adaptação ou transformação?, não se trata de inventar algo novo, mas de se adaptar a tecnologias já existentes no mercado imobiliário.

Por isso, ao contrário do que muitas organizações pensam, a transformação digital é um problema de Gestão Imobiliária, não é um problema do departamento de tecnologia.

Isso porque, mesmo que a imobiliária possa ter os melhores recursos tecnológicos disponíveis, eles não vão funcionar se a equipe não tiver as habilidades para usar esses recursos.

O gestor precisa implantar uma cultura tecnológica na empresa, entender os processos e usar as ferramentas certas para a integração das informações entre as equipes.

Antes que você diga que isso é somente para grandes imobiliárias, saiba que não é tão complicado quanto parece. Pequenas iniciativas na empresa podem aproximar sua imobiliária da era digital.

Veja algumas sugestões para começar a transformação digital de sua empresa:

Crie um plano de ação

A transformação digital leva tempo e consome recursos, por isso traçar um plano de ação é essencial para atingir os vários fatores que envolvem essas mudanças.

Nele, a empresa poderá planejar como otimizar os processos, adquirir os recursos necessários e como treinar as pessoas para implantar essas tecnologias no seu dia a dia.

Também pode colocar metas para alcançar gradualmente as transformações que os clientes esperam ver na sua imobiliária.

Saiba o que é possível fazer agora

Conheça as ferramentas que já estão sendo utilizadas no mercado imobiliário:

  • Atendimento digital via sistema com integração em chatbots;
  • Sistema de gestão de tratamento de cada cliente de acordo com suas necessidades;
  • Sistema integrado com portais de imóveis;
  • Dados em nuvem remota que possibilite a equipe a trabalhar de qualquer lugar com atualização em tempo real;
  • Relatórios que foquem nos resultados para analisar as melhorias;
  • Reunir toda a alimentação de dados da empresa em um único sistema;
  • Sistema de gestão de contrato com assinaturas digitais de contrato.

Todas as funcionalidades acima você encontra em um único sistema de CRM Imobiliário – o Sigavi 360, já conhece?

É uma plataforma totalmente adaptada às necessidades do mercado imobiliário, acessível a pequenas e médias empresas, fácil de implementar e de usar.

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Planeje implementar as ferramentas do futuro

A revista Forbes divulgou um artigo mencionando que a nova tecnologia 5G vai popularizar a conectividade, de forma massiva, no mundo inteiro. 

O mercado imobiliário vai acompanhar essa tendência e as inovações que estão chegando são essas:

  • Experiência cibernética do cliente com tour em realidade virtual;
  • Machine Learning – Inteligência artificial focada em analisar dados, aprender e sugerir melhorias;
  • Blockchain – sistema que permite verificações digitais seguras, ele poderá excluir o uso de cartórios e bancos no processo de compra e venda. 

Percebeu que sua empresa precisa começar a criar uma cultura tecnológica agora mesmo? Caso contrário, não conseguirá atingir as melhorias que os clientes do futuro vão exigir de sua empresa.

Não espere para ‘ver o que vai dar’, pode ser tarde demais. Prepare-se agora para atender a Geração Z.

Por isso é tão importante começar a pensar logo na transformação digital da sua empresa. Quanto menor for sua imobiliária, mais fácil será para implementar essa cultura tecnológica nos funcionários.

Saiba mais sobre como transformar sua imobiliária em uma Startup lendo nosso artigo: Startup no Mercado Imobiliário: é possível? Conheça algumas para se inspirar

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